terça-feira, 27 de maio de 2008

MUNDO QUE DEVEMOS MUDAR !

O preço da dignidade

child2.jpg

O que você compra com R$ 0,50? No meu Brasil, o de classe média da zona oeste paulistana, no máximo um chiclete. No Brasil da Paraíba, contudo, uma moeda basta para adquirir poder. Seu dono pode destruir a integridade física, emocional e mental de uma pessoa.

Cinqüenta centavos é o preço cobrado para abusar sexualmente de uma criança no Vale do Mamanguape, litoral norte do Estado.

CINQÜENTA CENTAVOS!

A informação, assustadora e nauseante, é da professora de Direito Processual Penal da Universidade Federal da Paraíba Kilma Maisa Lima Gondim. Segundo ela, foram identificadas cerca de 50 rotas sexuais nas rodovias federais que cortam terras paraibanas.

"Há um mercado sexual para crianças e adolescentes que é muito forte no Brasil, vez que essa exploração é feita em rede: hotéis, motéis, restaurantes, bares, agências de modelo, taxistas", lembrou a advogada.

A promotora Ana Maria França, responsável por casos desse tipo, organizadora de marchas contra a pedofilia, acredita que "além da pobreza, desesperança, falta de estrutura familiar, analfabetismo, associados à falta de conhecimento e orientação das crianças e adolescentes, devemos também considerar que essa é uma região de passagem de BR, propício para a ocorrência desse tipo de crime."

Você conhece alguém vítima de abuso sexual na infância? Tem idéia de como a culpa, o medo, a tristeza, a vergonha afetam a vida posterior dessa pessoa? A dor de sentir que o adulto, que supostamente deveria protêge-la dos perigos, é a verdadeira ameaça? A solidão e a fuga quando ninguém acredita no que ela conta? Eu conheço e mais de uma. Por isso não sei explicar o que bate quando leio uma coisa dessas, a mistura de raiva, impotência, frustração, pena, tudo ao mesmo tempo.


Fonte: Blog Arrastão por Janaina Leite

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezados, passei para agradecer a gentileza do link e da reprodução do texto, que considero um dos mais tristes de todos os escritos por mim. Um grande abraço e muito sucesso em seu trabalho por um mundo melhor.