segunda-feira, 25 de agosto de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 26/08/2008



As advertência de Jesus

Mt 23,23-26

- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras. Guias cegos! Coam um mosquito, mas engolem um camelo!
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância. Fariseu cego! Lave primeiro o copo por dentro, e então a parte de fora também ficará limpa!

Comentário do Evangelho

Ai de vós, hipócritas!

Neste texto, com mais duas increpações que são introduzidas com a advertência: "Ai de vós...", temos a continuidade da contundente denúncia de Jesus quanto à incoerência e hipocrisia dos escribas e fariseus, que integravam a cúpula religiosa de Israel. As tradições da Lei de Israel, no decorrer do tempo, foram cada vez mais acrescidas com inumeráveis detalhes de observâncias religiosas e preceitos legais não condizentes com o projeto de Deus de libertação e comunicação de vida a todos. Os chefes religiosos retinham não só o poder religioso mas também o poder político sobre o povo de Israel. Nas tradições eles tinham o fundamento de seu poder, e atinham-se às observâncias legais como meio de afirmação de seu prestígio e de opressão do povo. Estas observâncias legais, por sua vez, limitavam-se a aspectos secundários em relação aos problemas reais da vida. Estas denúncias de Jesus chamam a atenção sobre isto. Atrelados a pequenas questões de aparência os chefes religiosos abandonam o essencial, que é o direito, a misericórdia, a fidelidade e a sinceridade.

Nenhum comentário: