segunda-feira, 13 de outubro de 2008

VIVER BEM

CÉREBRO E APRENDIZADO

Até os anos 90 do século passado, havia um paradigma que afirmava que os dendritos, aquelas arvorezinhas em forma de arbusto que existem dentro do cérebro para promover o pensamento e a memória, morreriam com o tempo. Isto mudou. Hoje é provado que os dendritos se renovam. E o que facilita essa renovação é a aprendizagem.

Ter e manter o cérebro funcionando através do que aprendemos é o melhor caminho. A aprendizagem ocorrendo o tempo todo, com todas as pessoas, durante todo o dia. O resto de nossas vidas. Aprender e fundamental. Estudar outra língua, informática, dançar, cozinhar, primeiros socorros, ervas medicinais, arte, cultura, espiritualidade são áreas a que podemos, perfeitamente, dedicar nosso tempo livre.

Exercitar o cérebro pode torná-lo mais vivo e, pela sua plasticidade, moldá-lo mais vivo e, pela sua plasticidade, moldá-lo para podermos enfrentar, com mais segurança e atenção os combates que o futuro nos reserva.

Salientamos o valor de um cérebro saudável comandando um corpo, sobre duas pernas que caminham regularmente em exercícios diários, além de um processo de respiração profundo e completo.

Boa aprendizagem e saúde para todos nós !

Nenhum comentário: