terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ANSIEDADE FAZ MAL À VIDA


Como sou agradecido a Deus pela oportunidade de ecoar a minha voz , meus pensamentos e minhas reflexões através deste blog. Pode ser que ninguem as leia, mas estravaso o que sinto e isto me faz muito bem. Obrigado.

Há alguns meses, eu tive a oportunidade de falar de BARACK OBAMA quando ele ainda ensaiava a sua ascensão à Casa Branca. Pois bem, hoje, ele Presidente dos E.U.A, volto, de certa forma, a falar do homem mais poderoso do mundo.

Não tenho condições e nem quero falar da pessoa do Presidente ianque, afro-americano, mas quero externar a minha preocupação por um sentimento que é inevitável de não ser sentido e observado neste momento histórico em que o mundo e o povo norte americano vivem: A EXPECTATIVA.

Quantos americanos sonhadores, quantas pessoas emocionadas a esperar por dias melhores, quanta esperança depositada em uma pessoa, quantas promessas a serem cumpridas etc. Vem-me a mente a figura de uma grande bolha que se estourar...

Reza uma filosofia oriental famosa que o sofrimento faz parte da vida e lutar para amenizá-lo é buscar a felicidade. Acrescenta ainda que uma das causas do sofrimento que mais acometem as pessoas, sobretudo os ocidentais, é a ansiedade, a expectativa. É muito sábio o ensinamento popular: "É melhor não contar com o ovo antes da galinha".

Concordo! Quantas vezes a gente se decepciona nesta vida com as pessoas a quem reputamos perfeitas; Pela tentativa em vão de mudar o outro; Pelo romantismo que espera no parceiro a perfeição; Pelo dinheiro que nunca chega; Pela fé que nada se alcança; Pelo governante que não cumpre suas promessas etc.

Sejamos nesta vida um misto de esperança e "de um pé atrás", de vivacidade e de equilíbrio, de maneira que não vivamos a esperança irracional que, logo no primeiro obstáculo, vira "da água pro vinho", da esperança ao pessimismo mórbido. Lembro -me que, logo após a eleição do presidente Lula, seis meses depois de toda a festa e expectativa, ouvi de um cidadão em um churrasquinho: "O povo estava pensando que o Presidente era Cristo, o salvador do mundo que numa canetada tudo iria mudar?" Isso foi dito quando muitas pessoas já murmuravam contra o homem que outrora era a solução de todos os problemas.

O presidente Barack Obama tem muitos desafios e rezo a Deus para que ele supere todas as expectativas, senão vejamos: 3 milhões de americanos perderam os seus empregos nos últimos meses e 2 milhões perderam suas casas; O desemprego chega a 7,4%, o maior nos últimos quinze anos; O país está envolvido em duas guerras (Iraque e Afganistão); Dívida pública de US$ 20 bi e déficit público de US$ 1,2 trilhão, equivalente a 10% do PIB; Conflito no oriente médio (judeus x palestinos), aquecimento global, segurança, problemas na educação, saúde e uma profunda crise financeira. Ufa!!! Acho que mencionei 10% dos problemas do novo presidente.

Tenhamos a esperança e acreditemos em um futuro melhor para o nosso planeta, mas também não sejamos infantis de pensar que tudo será uma maravilha e que neste mundo exista salvador da pátria. Existe mudança em nossa realidade através do trabalho, dedicação, união e fé de todos.

Pensar diferente é sofrer muito mais.


Luiz Teixeira

7 comentários:

Anônimo disse...

Luiz, eu leio(rsss)! Ontem quando assistia o Jonal Nacional me veio a imagem de Lula (exatamente como vc descreve a expectativa q todos depositam em relação a Obama).Tomara q todos tenha a paciência de esperar as sonhadas mudanças!Aqui, talvez pela ignorância ,é difícil aceitar q o governo de Lula tenha contribuido de forma favorável para a melhoria de vida da população brasileira. Paciência!!!!!

Anônimo disse...

Amigos do GLM, acredito que muitos ao assistir a posse de Obama, lembraram de Lula e como eu, ficaram felizes em ver tanta gente com esperança. Esperamos que essa esperança seja a longo. Li um livro de Rubem Alves que a princípio não me agradou pelo título: Ostra feliz não faz pérola. ao passo que oli, percebi que nós só crescemos o suficiente com nossas perdas, tristezas e decepções. Temos que descer um degrau para ganhar força e subir o restante? as vezes acho que sim. Espero que o passado tenha cido esse degrau que descemos e o agora (com Obama)seja nossa esperança em um mundo melhor.
Feiquem com Deus e leiam "Ostra feliz não faz pérola"

Programa criança Petrobras disse...

Só lembrando que retornaremos a fazer nossas pérolas no dia 01/02/2009.
Até lá!
Cláudia Sena

Anônimo disse...

rsrsrsrs luiz tb leio viu....e seu lulinha tah se saindo um grande presidente...nao sei ainda se Dilma Russef vai se sair tao bem quanto0 ele, mass.... esperar pra saber.... agora luiz me tire uma duvidazinha....
- quem foi q disse aquela frase no churrasquinho mesmo?
rsrsrsrsrsrsrs...

parabens Luiz...

Anônimo disse...

Caro amigo Emerson!
O homem das FÉRIAS !!!
Certamente o homem do churrasquinho respondia a algum parente de Roberto ou Eliane (os ingratos)

Anônimo disse...

Minha querida amiga Giginha:
Só agora percebi no seu comentário a sua revelação hilária de que lê o que escrevo. Saiba que isto muito me honra.(rs rs)
Um forte abraço!

Unknown disse...

Realmente Luiz eu concordo com tudo que vc declarou.Não podemos depositar a felicidade a perfeição e solução em sua só pessoa.Sejamos realistas com tal situação que mundo esta vivendo. Mais... Tenhamos fé e esperança que tudo vai mudar. bjus pra todos!!!