sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Leitura, texto e sentido

Para ler, sorrir e aprender!

Fui à água doce cachaçaria e tomei uma cachaça da boa, mas tão boa que resolvi levar dez garrafas para casa, mas Dona Patroa me obrigou a jogar tudo fora.
Peguei a primeira garrafa, bebi um copo e joguei o resto na pia.
Pegue a segunda garrafa, bebi outro copo e joguei o resto na pia.
Peguei a terceira garrafa, bebi o resto e joguei o copo na pia.
Peguei a quarta garrafa, bebi na pia e joguei o resto no copo.
Peguei o quinto copo, joguei a rolha na pia e bebi a garrafa.
Peguei a sexta pia, bebi a garrafa e joguei o copo no resto.
A sétima garrafa eu peguei no resto e bebi a pia.
Peguei no copo, bebi no resto e joguei na pia na oitava garrafa.
Joguei a nona pia no copo, peguei na garrafa e bebi o resto.
O décimo copo, eu peguei a garrafa no resto e me joguei na pia.
Não me lembro do que fiz com a Patroa!

aspas1
Observemos que até a quinta linha o texto progride sem "estranhamento". Da sexta linha em diante, a disposição dos termos na oração nos chama a atenção por ser semanticamente inaceitável, segundo o nosso conhecimento de mundo. Isso é uma pista importante para a produção de sentido do texto, quanto mais o sujeito bebe, mais se embriaga; quanto mais se embriaga, mais comete "incoerências".
aspas2

separador
As produções dos sentidos dos textos são cada vez mais temas dentro e fora dos meios de comunicações e das academias. Essas preocupações não devem ser apenas dos professores como também dos jornalistas (Redatores) e profissionais da escrita.
Viviane Rodrigues

Nenhum comentário: