sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PALAVRA DO ARCEBISPO

 

image Dom Matias Patrício de Macêdo

Arcebispo Metropolitano de Natal

E-mail: curia@arquidiocesedenatal.org.br

Tel: (84) 3615-2800

Setembro: mês da Bíblia e do Dízimo

Caríssimos irmãos e irmãs,

Estamos iniciando o mês de setembro. Mês da Bíblia e Mês do Dízimo. Hoje, vamos nos deter mais sobre a Escritura Sagrada.

A Bíblia é uma coleção de livros que retrata a história do Povo de Deus. Dividida em duas grandes partes, chamadas de Testamentos, ela nos apresenta o grande amor de Deus pela humanidade.

O Antigo Testamento, como uma prefiguração do que virá depois, narra a história da humanidade a partir de sua criação e da grande aliança que Deus realiza com o ser humano: “Façamos o homem à nossa imagem e à nossa semelhança”. Que honra para nós!

Todas as outras criaturas Deus criou apenas com a Palavra. O ser humano foi criado pelo trabalho de suas mãos. Só a nós foi dado ser a sua própria imagem, poder pensar, escolher, decidir.

Quando este ser, criado com tanto amor, se afasta de Deus pelo pecado, ele renova sua aliança através de Abraão, de Moisés e de tantos profetas que anunciam a chegada do Messias, o Salvador da humanidade.

O Novo Testamento, narrando a realização plena da bondade e do amor de Deus, nos apresenta Jesus em sua história de inserção na vida do ser humano: “Ele se fez carne e habitou no meio de nós”. Não simplesmente olhou para nós, mas se fez um de nós. Viveu todas as nossas angústias e alegrias.

Ao retornar para o Pai, nos deixou a Igreja, apresentada nos escritos apostólicos, como sinal e sacramento da salvação que ele conquistou para a humanidade na aliança eterna e definitiva da cruz.

Aproveitemos este mês para conhecermos mais a Bíblia Sagrada. Participemos dos estudos bíblicos e dos grupos de reflexão. Deixemos esta mensagem se fazer vida em nós.

Que Deus os abençoe agora e sempre.

Nenhum comentário: