terça-feira, 20 de outubro de 2009

Fim da TPM

Irritação, ansiedade, tensão nervosa, vontade incontrolável por doces. Estes são sintomas comuns que caracterizam a famosa tensão pré-menstrual. Até aqui nenhuma novidade para mulheres que sofrem com a TPM todo mês.

A boa notícia é que estudos revelaram determinados nutrientes que podem atenuar, ou até mesmo eliminar, os incômodos da tensão pré-menstrual. A especialista em Nutrologia e Terapia Biomolecular, Maria Elizabeth Ayoub, explica que a TPM é classificada como uma síndrome, já que é um conjunto de sintomas que aparecem na segunda fase do ciclo menstrual (próximo à menstruação) e está dividida em quatro tipos: TPM A, C H e D.Na TPM tipo A, as mulheres se sentem ansiosas, irritadas e tensas, podendo até ser agressivas. É o tipo mais freqüente. O tipo C caracteriza-se pelo aumento de apetite (com predomínio da vontade

de chocolate), fadiga, dor de cabeça e palpitações. Já o aumento de peso súbito de dois a três quilos, aumento das mamas, dor e distensão abdominal, são sintomas do tipo H. O tipo D é o menos freqüente e os sintomas predominantes são depressão, choro, sonolência ou insônia, e confusão mental.

As condições para o surgimento dos sintomas são múltiplas e variam a cada organismo. Maria Elizabeth afirma que uma mesma mulher pode apresentar os sintomas de um ou mais tipos de TPM.

O tratamento depende do tipo de tensão pré-menstrual que a mulher apresenta. O primeiro (e fundamental) passo é a desintoxicação do fígado. Isso porque as funções metabólicas deste órgão são imensas. "Ele está diretamente envolvido com o metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, além de armazenar vitaminas e minerais na produção de colesterol e hormônios", diz Maria Elizabeth.

Click aqui e continue lendo a matéria.

Nenhum comentário: