segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Palavra do Arcebispo


Dom Matias Patrício de Macêdo
 Arcebispo Metropolitano de Natal

E-mail: curia@arquidiocesedenatal.org.br
Tel: (84) 3615-2800



O ser missionário na Igreja
 


 Caríssimos irmãos e irmãs,

Celebrando o Dia Mundial das Missões, somos chamados a refletir sobre o nosso ser missionário na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Muitas vezes, quando pensamos em missionários, lembramos aqueles que partiram de sua terra para levar Jesus a lugares mais distantes, noutras culturas e realidades. São pessoas que deram um sim radical ao seguimento de Jesus.
Porém, podemos ser missionários também em nossa própria comunidade. Ser missionário é anunciar Jesus. Quem o encontra e com ele faz uma experiência, não consegue fugir desse compromisso.
O Apóstolo André e o discípulo amado, ao encontrarem Jesus, fizeram uma experiência de vida com Ele, e, ao retornar ao convívio dos seus, disseram a Pedro, por sinal, irmão de André: “Encontramos o Messias!”.
É assim que devemos agir. Primeiro encontrar-se com Jesus. Como afirmou o Santo Padre, o Papa Bento XVI, no Encontro com os Bispos da América Latina e do Caribe, em Aparecida: “não é um encontro com uma ideia, mas com uma pessoa. Um encontro com Jesus Cristo!”.
Após encontrá-Lo, é preciso fazer uma experiência profunda de vida, que se realiza na oração, na leitura da Palavra e na Eucaristia. Conversar com Jesus e ouvir o que ele tem a dizer deve fazer com que tenhamos sempre mais o desejo de voltar a estar com ele.
Quem faz esta experiência, despojado de qualquer sinal de egoísmo, sente-se tão profundamente feliz que quer anunciar a todos o motivo de sua alegria. Quer levar os que lhe cercam a também viverem esta experiência sem igual.
Isso é ser missionário. E podemos realizar esta missão em casa, na família, na escola, no trabalho, na rua que moramos. Não deixe morrer esse compromisso do seu batismo.
Anuncie Jesus com o testemunho, com o diálogo, com o serviço. Ser missionário é ajudar a Igreja de Cristo a ser forte em seu projeto de evangelização.

Que Deus nos abençoe hoje e sempre.

Nenhum comentário: