sábado, 9 de janeiro de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 09/01/2010



"Convém que Jesus Cristo cresça e eu diminua"
Leitura Orante


Jo 3,22-30


Depois disso, Jesus e os seus discípulos foram para a região da Judéia. Ele ficou algum tempo com eles ali e batizava as pessoas. João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque lá havia muita água. João ainda não tinha sido preso.
Alguns discípulos de João tiveram uma discussão com um judeu sobre a cerimônia de purificação. Eles foram dizer a João:
- Mestre, aquele homem que estava com o senhor no outro lado do rio Jordão está batizando as pessoas. O senhor falou sobre ele, lembra? E todos estão indo atrás dele.
João respondeu:
- Ninguém pode ter alguma coisa se ela não for dada por Deus. Vocês são testemunhas de que eu disse: "Eu não sou o Messias, mas fui enviado adiante dele." Num casamento, o noivo é aquele a quem a noiva pertence. O amigo do noivo está ali, e o escuta, e se alegra quando ouve a voz dele. Assim também o que está acontecendo com Jesus me faz ficar completamente alegre. Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante. 


Comentário do Evangelho

Jesus inicia sua ação missionária

O Evangelho de João, de maneira muito original e bem diferenciada dos Evangelhos sinóticos, traça o itinerário inicial do ministério de Jesus: depois de receber o batismo de João, Jesus vai com seus novos discípulos para as bodas de Caná, em seguida vai a Jerusalém, onde expulsa os vendilhões do Templo e dialoga com Nicodemos, e, permanecendo
na Judeia com seus discípulos, passa a batizar. O Evangelho de João é o único a mencionar que Jesus batizava, embora um comentário inserido em Jo 4,2 afirme que quem batizava eram os discípulos.
Embora Jesus, com seu anúncio do Reino de Deus, superasse o anúncio de João Batista, há indícios de que o próprio Batista não o tivesse percebido de forma plena, particularmente por sua morte prematura.
Os evangelistas realçam a subalternidade de João Batista com a intenção de atraírem para o movimento de Jesus os discípulos do Batista que continuavam em um movimento próprio, paralelo ao dos discípulos de Jesus.


Direitos reservados
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.org 

Nenhum comentário: