sábado, 9 de janeiro de 2010

Hemonorte precisa de doações de sangue com urgência


O Hemonorte, em Natal, precisa de sangue tipo “O” negativo com urgência para atender pacientes que estão hospitalizados e que vão se submeter a cirurgia. Há de forma generalizada uma baixa no estoque do tipo negativo que se agrava nesse período de férias.

Para mobilizar a população no que se refere à regularidade das doações de sangue, o Hemocentro do Rio Grande do Norte “Dalton Barbosa Cunha”, o Hemonorte, aproveitará o veraneio para realizar a campanha “Verão Vida”.

O objetivo é melhorar os estoques de sangue da instituição, num mês considerado nacionalmente crítico por causa da evasão dos doadores nos hemocentros de todo o país, em decorrência do período de férias e veraneio. A evasão chega a ser de 40% no RN, as doações que em outros meses totalizam 2.800, caem para 1.800 nesse período.

A campanha será feita com trabalho corpo a corpo, de divulgação, visitas as praias, começando por Ponta Negra (16 e 23 de janeiro), junto com o GACC falando sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea. A mobilização popular fará com que as pessoas não esqueçam esse compromisso.

O Hemonorte, funciona de segunda a sábado, das 7h até 18h20, na avenida Alexandrino de Alencar, 1.800, no bairro de Tirol, próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados.

Fonte: DN online

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Doar sangue não dói, é rápido pode salvar até quatro vidas. Os interessados em participar deste ato de solidariedade podem procurar os pontos fixos do hemocentro da sua cidade ou a Secretaria de Saúde, que fornece mais opções. Para mais dúvidas ou informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br