sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 22/01/2010



Mc 3,13-19 - Jesus constitui sua equipe de apóstolos
Leitura Orante


Mc 3,13-19


Jesus subiu um monte, chamou os que ele quis, e eles foram para perto dele. Então escolheu doze homens para ficarem com ele e serem enviados para anunciar o evangelho. A esses doze ele chamou de apóstolos. Eles receberam autoridade para expulsar demônios. Os doze foram estes: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu (a estes ele deu o nome de Boanerges, que quer dizer "Filhos do Trovão"); André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus. 



Comentário do Evangelho

Discipulos são enviados


Jesus chamou seus primeiros discípulos "junto do mar", em Cafarnaum, onde se dão os primeiros conflitos com a sinagoga. Agora, sobe à "montanha" para consolidar o seu discipulado.
Conforme a tradição de Israel, foi na montanha que Deus estabeleceu sua aliança com Moisés e seu povo. Marcos identifica Jesus, agora, como o novo Moisés.
Dentre as multidões que seguem Jesus, aproximam-se dele os mais ousados, abertos para o novo. Dentre estes, ele procura identificar os mais disponíveis; deles espera maior fidelidade. Ele "chamou os que ele quis". Estes chamados "foram a ele". Afastaram-se da instituição judaica, da qual Jesus se distancia. Judas, depois, irá no caminho oposto.
Jesus "constitui" os Doze, desvinculado do Templo de Jerusalém. Jeroboão também tinha libertado os israelitas da realeza davídica, constituindo seus sacerdotes, à revelia do sacerdócio sadoquita centralizado no Templo.
Os Doze, permanecendo unidos a Jesus, são enviados para proclamar a Palavra e libertar os possuídos por qualquer tipo de opressão. Esta é a prática característica da missão.


Direitos Reservados
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.org

Nenhum comentário: