sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PALAVRA DO ARCEBISPO


Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

E-mail: curia@arquidiocesedenatal.org.br
Tel: (84) 3615-2800
   
Projeto Arquidiocesano: Setorização
 
Caríssimos irmãos e irmãs.
Continuando nossas reflexões sobre o Plano de Evangelização da nossa Arquidiocese, chegamos ao Projeto de Setorização das paróquias. Queremos lembrar que a inspiração e o fundamento para nossa assembleia foram as conclusões da Conferência de Aparecida e as Diretrizes da CNBB, que apresentam a setorização territorial das paróquias e a descentralização da ação pastoral como pressuposto para a eficácia da ação evangelizadora.
Convém recordar que nossa arquidiocese desde o ano 2003, com o projeto missionário do Pe. Luiz Mosconi, as Santas Missões Populares, está trabalhando nesta organização de setorização territorial, formando setores missionários com uma média de 2 a 3 mil habitantes. Assim, as paróquias, em sua maioria, já estão setorizadas.
O projeto que apresentamos e foi aprovado em assembleia para o biênio 2010-2011, tem como objetivo continuar investindo na setorização para uma reformulação estrutural das paróquias e, consequentemente, impulsionar as ações pastorais das comunidades para que seus membros sejam verdadeiros discípulos missionários. Para isto será necessário criar e formar equipes de animação e coordenação nos setores para promover um maior dinamismo nas pequenas comunidades e grupos, fomentando celebrações próprias, festas de padroeiros, retiros e encontros de formação, investindo na vivência dos tempos fortes sem prejuízo da comunhão. Também é necessário investir no intercâmbio e no diálogo entre as comunidades para possibilitar a vivência de uma pastoral de conjunto.
Um aspecto que não pode ser esquecido é a atenção aos desafios dos dias atuais, como as áreas de praia (turismo), os condomínios, as favelas, as pequenas comunidades rurais. Para eles, o projeto propõe a criação de setores de ação pastoral especializada. Lembra-mos, ainda, o envolvimento da comunidade no planejamento financeiro e administrativo, investindo na pastoral do dízimo para a manutenção dos trabalhos.
Com a setorização territorial e descentralização da nossa ação pastoral, com certeza, atingiremos um maior número de fiéis e seremos mais eficazes em nossa evangelização.
Que Deus os abençoe agora e sempre.

Nenhum comentário: