sábado, 22 de maio de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 22/05/2010



Jesus e o outro discípulo
Leitura Orante - Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos


Jo 21,20-25



Então Pedro virou para trás e viu que o discípulo que Jesus amava vinha atrás dele. Este era o mesmo que estava ao lado de Jesus durante o jantar da Páscoa e que havia chegado para mais perto dele e perguntado: "Senhor, quem é o traidor?" Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus:
- O que diz, Senhor, a respeito deste aqui?
Jesus respondeu:
- Se eu quiser que ele viva até que eu volte, o que é que você tem com isso? Venha comigo!
Então se espalhou entre os seguidores de Jesus a notícia de que aquele discípulo não ia morrer. Mas Jesus não disse isso. Ele apenas disse: "Se eu quiser que ele viva até que eu volte, o que é que você tem com isso?"
Este é o discípulo que falou destas coisas e as escreveu. E nós sabemos que o que ele disse é verdade.
Ainda há muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem escritas, uma por uma, acho que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos. 


COMENTÁRIO

O essencial é o testemunho do amor
Nesta conclusão do capítulo 21, e do Evangelho de João, Pedro é seguido pelo discípulo que Jesus mais amava. Indica-se, assim, a subalternidade deste discípulo em relação ao primado de Pedro. O discípulo que Jesus mais amava aparece no início do Evangelho como discípulo incógnito junto com André (Jo 1,35.40) e se identifica nesta conclusão, como autor do Evangelho. O diálogo entre Pedro e Jesus sobre a permanência do discípulo amado é cercado de certo mistério, que deu margem a mal-entendidos na própria comunidade de João. Pode-se interpretar que, enquanto Pedro terminaria sua missão com o martírio (Jo 21,19), o discípulo amado permaneceria para o encontro com Jesus, terminando sua missão por morte natural. O essencial do testemunho é o amor, mesmo que não tenha o martírio
como desfecho.
Autor: José Raimundo Oliva

Nenhum comentário: