segunda-feira, 23 de agosto de 2010

RIR PARA NÃO CHORAR !

O sistema eleitoral falido brasileiro prevê eleições proporcionais aos cargos de Vereador, Deputado Estadual e Federal. O fundamento é que as pessoas votem no partido; nas propostas daquele grupo; o que o partido representa filosoficamente, idelogicamente etc.

Significa que nem sempre o candidato que tiver o maior número de votos, necessariamente, será o eleito. Na prática, escolhemos o candidato "X" (Eleição proporcional), mas os seus votos serão contados com todos os outros  votos  dos candidatos do mesmo partido ou legenda. Podemos somente votar na legenda se quisermos ! O somatório daqueles votos, será divido pelo quociente eleitoral que determinará o número de cargos  a serem preenchidos pelo partido. Depois, os candidatos do partido com o maior número de votos prencheram as vagas ,ou seja, serão de fato os deputados eleitos.

O que deveria ser um sistema que aprimorasse a democracia, percebe-se que é um instrumento de enganação do povo, utilizado por "palhaços" ou pseudo "celebridades" a serviço de interesses que, definitivamnte, não representam o anseio da coletividade.

Desculpem as ilações, mas quem garante que por trás dos palhaços ou celebridades, existam empresários, bandidos ou outros que financiam as campanhas e pegam carona nos votos do povo que se deixam levar pela brincadeira - do pior melhor - ou são apaixonados pelos seus ídolos. 

Deixemos os palhaços no picadeiro e as celebridades na tevê ! A nossa vida é muito importante, pelo Amor de Deus.

Nenhum comentário: