quarta-feira, 6 de outubro de 2010

FILMES QUE EVANGELIZAM

O Pecado de Hadewijch, é um filme que acaba de estrear no País. Dirigido pelo francês Bruno Dumont, o filme conta a história de Hadewijch, uma noviça expulsa do convento por apresenta ter uma fé cega, que beira a insanidade. Na sua justificativa, uma freira diz que a noviça rebelde é uma “caricatura de religiosa” e que a mesma não aparenta ter vocação. Celine, que faz o papel de noviça, vive com intensidade algumas regras habituais do convento como jejuar o tempo todo, ficar exposta ao frio em campo aberto, mas o fazia com um amor diferente, mais profundo, mais concreto, porém invisível aos olhos da madre. Este é um dos grandes motivos de Celine ser convidada a deixar o mosteiro para fazer uma experiência com o mundo.
No convento, Celine é Hadewijch. O nome não foi escolhido à toa. Hadewijch foi uma mística cristã do século 13 que dizia que seu amor por Deus estava acima de tudo. Um amor que transcende o religioso, quase um amor carnal.


 

Celine é assim. Seu amor por Cristo é platônico e a faz sofrer, pois nunca o terá como homem ao seu lado. Nesse cenário, entram os personagens muçulmanos: os irmãos Yassine e Davod. Celine fica amiga deles tendo o fundamentalista religioso (cristão e muçulmano) como ponto de ligação. Na busca pelo intangível, os novos amigos embarcam numa jornada que pode levar a conseqüências drásticas. Enquanto Yassine é o mais religioso, Davod está interessado em namorar Celine. A garota chega a dizer para ele que ama apenas Jesus, é virgem e pretende continuar sendo. Tudo é mostrado de forma sutil, sem muitas explicações e focando nas excelentes atuações. Exemplo disso é a seqüência em que Celine vai à igreja e presencia um ensaio do grupo musical. Trilha sonora, enquadramento e fotografia fazem da cena algo poético.

 

A tensão aumenta, até chegar a um ponto insuportável. A expulsão de Celine no início do longa dá o tom. Afinal, a madre superior só a expulsa por ficar chocada com a fé cega da moça. Apesar da temática religiosa, não há aparições divinas ou vozes do além. O que leva o espectador a crer que o único desfecho possível para a personagem seria a morte.
Julie Sokolowski, que faz o papel de Celine no filme, é estreante, tem 22 anos, e ganhou o papel após uma conversar com o diretor, Bruno Dumont. Antes de se aventurar no cinema, Julie trabalhava num restaurante e atualmente não pensa em seguir a carreira de atriz, apesar de ter sido elogiada pela crítica. Tanto é que o filme ganhou o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Toronto no ano passado.
Eu diria que este é um filme que toca na fragilidade do cristianismo, que nos faz pensar em nossa vocação e da qualidade do nosso amor a Deus. Para Celine a fé somente não a consola, ela tem sede do amor de Deus.

veja o trailer do filme:


Fica ai, está dica para que você possa assistir um filme com um conteúdo que pode nos ajudar e refletir sobre a vida.

Marcelo Pereira
fotosquefalam

Nenhum comentário: