A Quaresma é um tempo de conversão, é um forte apelo à escuta da Palavra de Deus: "Este é o meu filho amado, em quem me comprazo, ouvi-0" (Mt 17,5). É tempo de oração, de jejum e do exercício da caridade. Sendo assim, a Igreja no Brasil, todos os anos, por meio da CNBB, realiza a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
Por este tema, somos convidados a refletir sobre a nossa responsabilidade para com a vida no planeta. Devemos tomar consciência para a discussão sobre temas como : Aquecimento global e seus impactos sobre as condições de vida no planeta; Busca de caminhos de superação dos problemas ambientais; e formação de consciência ambiental não como um problema só do governo e das grandes empresas, mas como responsabilidade de cada um, por que todos são afetados, mesm na sua individualidade.
Vejamos o objetivo geral da CF2011: "contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá -los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta."
Portanto, desejo a todos uma santa e abençoada Quaresma e que a Campanha da Fraternidade nos leve a uma verdadeira conversão acerca da realidade ambiental do nosso planeta.
Deus os abençõe!
Padre Sílvio
Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe
FONTE: Jornal SEMEANDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário