sábado, 31 de maio de 2008

ENCERRAMENTO DO MÊS DE MARIA

Amanhã comemoraremos o fim do mês de Maria em nossa comunidade. A mãe de Deus, durante todo este mês, foi homenageada, venerada e exaltada pelo seu papel primordial no projeto de salvação de Deus que tem no seu filho Jesus Cristo o protagonista.

Amanhã toda a comunidade se reuni para celebrar, excepcionalmente, o encerramento do mês de Maria e início do mês do Coração de Jesus. Haverá terço, reflexão da palavra com o Diácono João Manoel e a coroação da mãe de Deus.

O Grupo Luz do Mundo está convidado a se fazer presente nesta festa da comunidade em homenagem a Nossa Senhora. Segunda-feira traremos toda a cobertura deste evento !

Maria, nossa Mãe, é a fonte da nossa alegria. Ninguém aprendeu tão bem como Maria a humildade. Ela era a serva. "Ser serva", significa ser utilizada com alegria para o bem das pessoas. A alegria era a força da Virgem Santíssima.

Só a alegria lhe podia dar a força para se dirigir apressadamente para as colinas da Judéia para fazer urn trabalho de serva. Nossa Senhora caminhou pressurosa em direção à montanha e ali permaneceu três meses para fazer o trabalho de criada da sua prima.

Assim também tem de ser conosco. Nós devemos possuir antes de dar. Quem tem a missão de distribuir, deve primeiro crescer no conhecimento de Deus e encher-se desse conhecimento e dessa alegria.

Como Maria, também nós fazemos tantas coisas todos os dias: coisas pequenas, mas como Ela, com grande amor. Também Jesus quis ficar numa coisa pequena: o pão. Comendo-O a Ele nós estamos vivos. Se O reconhecemos quando se faz pão, O descobriremos também quando está nu, quando expulso e humilhado, quando Ele é alguém em necessidade (como Maria à sua prima Isabel). Ele está faminto não só de pão, mas de amor; está humilhado não só em Si mesmo, mas nos irmãos.

Maria O amou sempre: em Belém e na cruz, no céu e nos sótãos, na igreja e nos hospitais, na famflia e nas oficinas... Ela ajuda-nos a fazer o mesmo, difundindo a alegria e a esperança, dando amor e ternura, com atos mais do que com palavras, com o coração aberto a todos.

Penso, que Deus escolheu Maria, uma mulher, para manifestar melhor o Seu amor pelos homens; e Ela compreendeu isso muito bem, pois começou'logo a dar o que tinha acabado de receber. Por outras palavras, distribuiu a Eucaristia. De fato, logo depois da Anunciação do Anjo, Deus fez-se-homem n'Ela. E Ela, o que fez? Corre depressa a levá-Lo a Isabel e a João ainda escondido no seio de sua mãe. João reconhece Jesus e pula de alegria.

Este é o nosso dom de mulheres: levar a alegria, a vida. E...depressa! Por isso, Maria, nas bodas de Caná disse a Jesus: "Não têm vinho!" Obtém para todos que se mude a água (suor e lágrimas) na alegria dos brindes, com o vinho melhor que há!

Maria é a mulher corajosa que está intimamente unida ao Filho até ao fim: está ao Seu lado na Paixão e especialmente no Calvário. Assim é a verdadeira mulher.

(Da entrevista da revista vocacional "O Caminho" com a Madre Teresa de Calcutá)

HUMOR !

"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que haja estrelas na escuridão."

Arnaldo Alvaro Padovani

31 de maio - Dia mundial de Combate ao Fumo


PORQUE FUMAR NÃO É INTELIGENTE: - Só no Brasil o tabaco faz, anualmente, 200 mil vítimas.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.

As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Outro dado alarmante: 90% dos casos de câncer do pulmão têm correlação com o tabagismo.

CONHEÇA UM CIGARRO POR DENTRO:

- A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes; constituída de duas fases: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.

- O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.

- O monóxido de carbono (CO) se junta à hemoglobina (Hb) presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para todos os órgãos do corpo, dificultando a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças como a aterosclerose.

- A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença estando inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa.

Por tudo isso, vamos nos unir contra o fumo:

- Evite a primeira tragada;

- Não fume na frente de crianças;

- Evite pessoas e situações que o façam fumar. Resista aos que lhe oferecem cigarro, diga sempre "EU NÃO FUMO";

- Para quem deseja parar é bom saber que os sintomas ruins após a parada são piores na primeira semana, mas são temporários, devendo desaparecer no máximo em 3 semanas;

Caros leitores, desculpem-nos se, eventualmente, as imagens são fortes, mas o Cristão tem que com fé, oração e trabalho mudar a realidade que gera dor e sofrimento nesta vida. Quanto dinheiro é ganho pela indústria do cigarro para gerar doenças, sofrimento e vidas desperdiçadas. Segue abaixo vídeo bem esclarecedor.


sexta-feira, 30 de maio de 2008

NOVIDADES DO LUZ DO MUNDO NA INTERNET

Caros leitores:

Há pelo menos oito anos alimentamos a esperança, o propósito de entramos neste mundo da internet. Pensamos o quanto este instrumento pode ser valioso no objetivo de evangelizar pessoas, compartilhar experiências e fazer amigos por "este mundão de meu Deus."

Graças ao talento e a obstinação de alguns componentes do grupo, não vou citá-los para não dar azo a vaidade, o nosso blog foi o primeiro passo e continua sendo a materialização deste nosso sonho de estar na internet.

No próximo domingo, após a missa, a equipe de internet se reuniará com o objetivo de aperfeiçoar o nosso blog e , quem sabe, o nosso site.

Leitores, aguardem novidades !!!!!!

Movidos pela esperança e determinação nesta nossa nova empreitada, ouçamos a música "Pela Internet", deste gênio da música popular brasileira Gilberto Gil :


Pela Internet

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da Macmilícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar




O BOM DA INTERNET !

Como usar a internet para o bem?

Mais que usar a web como uma mídia para divulgar programas de responsabilidade social, que tal transformar a web em um ambiente para realizar ações positivas?

Por Cezar Calligaris


A internet tem aparecido nos últimos meses em mais páginas policiais do que deveria. Só para citar alguns exemplos, são roubos de senhas de bancos, pornografia, pirataria, contrabando, spam, notícias falsas, pedofilia, racismo e apologia a todo tipo de crime no Orkut.

O que acontece, porém, é que poucos crimes atuais são exclusivos da internet. Eles já aconteciam no mundo real e apenas encontraram na internet um ambiente propício à sua realização. Existem, é claro, aqueles crimes exclusivos online, como propagação de vírus, divulgação de informações sigilosas ou perigosas e os suicídios coletivos.

Como notícia ruim chama a atenção, é essa a imagem que as pessoas estão associando à área online: uma terra de ninguém, onde se faz o que se quer. Com certeza existem muitos pontos a melhorar para tornar a internet um lugar mais seguro, mas enquanto a solução para os problemas online não aparece, o jeito é aprender a conviver com eles. E, sendo realista, os problemas nunca serão totalmente eliminados, afinal, são praticamente os mesmos crimes que não conseguem ser combatidos no mundo real.

A internet, ainda bem, também tem muitos usos positivos. Só para citar alguns exemplos, temos compartilhamento de vagas de trabalho, capacitação à distância, desburocratização, eliminação de papel, fortalecimento de relacionamentos, transparência na administração, conteúdo colaborativo e divulgação de informações de interesse público. Os processadores do Playstation 3 serão usados em rede para colaborar na pesquisa de curas para o câncer e Alzheimer (curiosamente, esse mesmo processamento poderia ser usado para o mal na descoberta de senhas complexas).

Infelizmente a lista de usos negativos é muito maior que a de usos positivos. Mas isso também é uma oportunidade: ainda existe um campo aberto para a criação de usos dos meios digitais para o bem. Mais que usar a web como uma mídia para divulgar programas de responsabilidade social, que tal transformar a web em um ambiente para realizar ações positivas?

Poucas empresas fizeram isso até hoje e existe, no meio de tanta coisa ruim, muito espaço para se diferenciar. Assim como no mundo offline as ações sociais têm se tornado um diferencial, no mundo online existe um espaço imenso para realizar desde doações até programas de inclusão digital.

Você pode começar fazendo um exercício nesse fim de ano: que tal, ao invés de forçar um viral a se espalhar, fazer com que ele se espalhe naturalmente por meio de uma boa ação?

Padre é condenado a 24 anos de prisão por exploração sexual no MA

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha


O padre Félix Barbosa Carreiro foi condenado a 24 anos de prisão em regime fechado pelo crime de exploração sexual contra seis adolescentes no Maranhão. Cabe recurso.

O padre foi preso em novembro de 2005 ao ser flagrado em um quarto de motel em São Luís, acompanhado de dois adolescentes e dois jovens.

Durante o inquérito, a Polícia Civil localizou outras supostas vítimas do padre. Segundo a denúncia do Ministério Público, o padre conhecia os adolescentes na internet e os convidava para programas em motéis em troca de dinheiro, roupas ou entradas de shows. Segundo a acusação, o padre promovia orgias em grupos com adolescentes.

Logo após a prisão em flagrante, a Arquidiocese de São Luís suspendeu o padre por tempo indeterminado.

O juiz Itaércio Paulino da Silva, da 11ª Vara Criminal da capital, considerou na sentença que a conduta do padre era "extremamente reprovável". "A função que exercia [sacerdócio] exigia que se pautasse de maneira totalmente diversa, com retidão de caráter e comportamento, consoante os padrões morais socialmente aceitos e esperados para uma pessoa em sua posição."

O juiz determinou, contudo, que o mandado de prisão contra o padre seja expedido após o trânsito em julgado da decisão (quando não cabem mais recursos). O padre, que chegou a ficar preso durante quatro meses, pode recorrer da sentença em liberdade.

A reportagem não conseguiu falar nesta quinta-feira com o padre ou com o advogado dele. Durante o inquérito, Carreiro negou ter mantido relações sexuais com adolescentes. Afirmou que ia ao motel apenas para conversar com os garotos. Disse ainda que os adolescentes eram garotos de programa que faziam plantão perto da igreja e da casa paroquial em que morava, e que eles o constrangiam a levá-los ao motel.

No dia em que foi flagrado no motel, o padre chegou a afirmar à polícia que saía com os adolescentes. Na época, Carreiro vinha sendo monitorado pela Polícia Civil em razão de denúncia sobre aliciamento de adolescentes.

O DESABAFO DO ATOR WAGNER MOURA

CHEGA, BASTA, FORA!

Vale a pena ler o artigo que o ator Wagner Moura escreveu ontem em “O Globo”.

Quando estava saindo da cerimônia de entrega do prêmio APCA, há duas semanas em São Paulo, fui abordado por um rapaz meio abobalhado. Ele disse que me amava, chegou a me dar um beijo no rosto e pediu uma entrevista para seu programa de TV no interior.

Mesmo estando com o táxi de porta aberta me esperando, achei que seria rude sair andando e negar a entrevista, que de alguma forma poderia ajudar o cara, sei lá, eu sou da época da gentileza, do muito obrigado e do por favor, acredito no ser humano e ainda sou canceriano e baiano, ou seja, um babaca total. Ele me perguntou uma ou duas bobagens, e eu respondi, quando, de repente, apareceu outro apresentador do programa com a mão melecada de gel, passou na minha cabeça e ficou olhando para a câmera rindo.

Foi tão surreal que no começo eu não acreditei, depois fui percebendo que estava fazendo parte de um programa de TV, desses que sacaneiam as pessoas. Na hora eu pensei, como qualquer homem que sofre uma agressão, em enfiar a porrada no garoto, mas imediatamente entendi que era isso mesmo que ele queria, e aí bateu uma profunda tristeza com a condição humana, e tudo que consegui foi suspirar algo tipo “que coisa horrível” (o horror, o horror), virar as costas e entrar no carro. Mesmo assim fui perseguido por eles.

Não satisfeito, o rapaz abriu a porta do táxi depois que eu entrei, eu tentei fechar de novo, e ele colocou a perna, uma coisa horrorosa, violenta mesmo. Tive vontade de dizer: cara, cê tá louco, me respeita, eu sou um pai de família! Mas fiquei quieto, tipo assalto, em que reagir é pior.

O que vai na cabeça de um sujeito que tem como profissão jogar meleca nos outros? É a espetacularização da babaquice

O táxi foi embora. No caminho, eu pensava no fundo do poço em que chegamos. Meu Deus, será que alguém realmente acha que jogar meleca nos outros é engraçado? Qual será o próximo passo? Tacar cocô nas pessoas? Atingir os incautos com pedaços de pau para o deleite sorridente do telespectador?

Compartilho minha indignação porque sei que ela diz respeito a muitos; pessoas públicas ou anônimas, que não compactuam com esse circo de horrores que faz, por exemplo, com que uma emissora de TV passe o dia INTEIRO mostrando imagens da menina Isabella. Estamos nos bestializando, nos idiotizando.

O que vai na cabeça de um sujeito que tem como profissão jogar meleca nos outros? É a espetacularização da babaquice. Amigos, a mediocridade é amiga da barbárie! E a coisa tá feia.

Isso naturalmente não o impediu de colocar a cagada no ar. Afinal de contas, vai dar mais audiência

Digo isso com a consciência de quem nunca jogou o jogo bobo da celebridade. Não sou celebridade de nada, sou ator. Entendo que apareço na TV das pessoas e gosto quando alguém vem dizer que curte meu trabalho, assim como deve gostar o jornalista, o médico ou o carpinteiro que ouve um elogio.

Gosto de ser conhecido pelo que faço, mas não suporto falta de educação. O preço da fama? Não engulo essa. Tive pai e mãe. Tinham pais esses paparazzi que mataram a princesa Diana? É jornalismo isso?

Aliás, dá para ter respeito por um sujeito que fica escondido atrás de uma árvore para fotografar uma criança no parquinho? Dois deles perseguiram uma amiga atriz, grávida de oito meses, por dois quarteirões. Ela passou mal, e os caras continuaram fotografando. Perseguir uma grávida? Ah, mas tá reclamando de quê? Não é famoso? Então agüenta! O que que é isso, gente?

Du Moscovis e Lázaro (Ramos) também já escreveram sobre o assunto, e eu acho que tem, sim, que haver alguma reação por parte dos que não estão a fim de alimentar essa palhaçada. Existe, sim, gente inteligente que não dá a mínima para as fofocas das revistas e as baixarias dos programas de TV.

Existe, sim, gente que tem outros valores, como meus amigos do MHuD (Movimento Humanos Direitos), que estão preocupados é em combater o trabalho escravo, a prostituição infantil, a violência agrária, os grandes latifúndios, o aquecimento global e a corrupção. Fazer algo de útil com essa vida efêmera, sem nunca abrir mão do bom humor. Há, sim, gente que pensa diferente. E exigimos, no mínimo, não sermos melecados.

No dia seguinte, o rapaz do programa mandou um e-mail para o escritório que me agencia se desculpando por, segundo suas palavras, a “cagada” que havia feito. Isso naturalmente não o impediu de colocar a cagada no ar. Afinal de contas, vai dar mais audiência. E contra a audiência não há argumentos. Será?

quinta-feira, 29 de maio de 2008

STF aprova pesquisas com células-tronco embrionárias

O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou, sem restrições, a continuidade das pesquisas com células-tronco embrionárias no país. O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, foi o último a apresentar sua decisão no julgamento, que teve início em março e foi retomado ontem. Ele votou a favor das pesquisas, mas com ressalva sobre a necessidade de análise por comitê ligado ao Ministério da Saúde. O tema gerou polêmica no plenário.

Depois de um debate acalorado sobre a interpretação dos votos e as restrições sugeridas pelos ministros, o presidente do STF encerrou a sessão, anunciando um placar de seis votos pela improcedência da ação. E julgou vencidos os cinco votos que faziam ressalvas, em maior ou menor grau, às pesquisas.

Após a sessão, Mendes foi questionado se as ressalvas feitas pelos ministros poderiam estimular um debate no Congresso. "Acredito que sim. Foram coisas ditas de passagem que podem levar o Congresso a aperfeiçoar a legislação. Estamos tratando de uma questão extremamente sensível, que diz respeito à dignidade humana", respondeu.

Temporão comemora

Antes mesmo de o debate terminar no STF, o ministro da Saúde José Gomes Temporão divulgou nota à imprensa comemorando a declaração de constitucionalidade da lei que permite a pesquisa de células-tronco embrionárias no país.

"A decisão do STF é uma vitória da vida, pois atende à expectativa de milhares de pacientes que têm esperança de cura para as suas doenças. As pesquisas de células tronco abrem inúmeras possibilidades para encontramos respostas para doenças que não têm tratamento hoje. O resultado permite à ciência brasileira assumir uma nova posição no cenário internacional", afirmou Temporão, no comunicado.

Com a decisão, o Brasil é o primeiro país da América Latina a permitir as pesquisas de células-tronco e, no mundo, o 26º. Entra no rol de países como Finlândia, Grécia, Suíça, Holanda Japão, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Reino Unido e Israel.

Cláudia Andrade - Repórter
UOL Ciência e Saúde

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL


NOTA DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL SOBRE A DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
quinta: 29 de maio de 2008

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamenta a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou a validade constitucional do artigo 5o e seus parágrafos da Lei de Biossegurança, n. 11.105/2005, que permite aos pesquisadores usarem, em pesquisas científicas e terapêuticas, os embriões criados a partir da fecundação in vitro e que estão congelados há mais de três anos em clínicas de fertilização.

A decisão do STF revelou uma grande divergência sobre a questão em julgamento, o que mostra que há ministros do Supremo que, nesse caso, têm posições éticas semelhantes à da CNBB. Portanto, não se trata de uma questão religiosa, mas de promoção e defesa da vida humana, desde a fecundação, em qualquer circunstância em que esta se encontra.

Reconhecer que o embrião é um ser humano desde o início do seu ciclo vital significa também constatar a sua extrema vulnerabilidade que exige o empenho nos confrontos de quem é fraco, uma atenção que deve ser garantida pela conduta ética dos cientistas e dos médicos, e de uma oportuna legislação nacional e internacional.

Sendo uma vida humana, segundo asseguram a embriologia e a biologia, o embrião humano tem direito à proteção do Estado. A circunstância de estar in vitro ou no útero materno não diminui e nem aumenta esse direito. É lamentável que o STF não tenha confirmado esse direito cristalino, permitindo que vidas humanas em estado embrionário sejam ceifadas.

No mundo inteiro, não há até hoje nenhum protocolo médico que autorize pesquisas científicas com células-tronco obtidas de embriões humanos em pessoas, por causa do alto risco de rejeição e de geração de teratomas.

Ao contrário do que tem sido veiculado e aceito pela opinião pública, as células-tronco embrionárias não são o remédio para a cura de todos os males. A alternativa mais viável para essas pesquisas científicas é a utilização de células-tronco adultas, retiradas do próprio paciente, que já beneficiam mais de 20 mil pessoas com diversos tipos de tratamento de doenças degenerativas.

Reafirmamos que o simples fato de estar na presença de um ser humano exige o pleno respeito à sua integridade e dignidade: todo comportamento que possa constituir uma ameaça ou uma ofensa aos direitos fundamentais da pessoa humana, primeiro de todos o direito à vida, é considerado gravemente imoral.

A CNBB continuará seu trabalho em favor da vida, desde a concepção até o seu declínio natural.


Brasília, 29 de maio de 2008.

Dom Geraldo Lyrio Rocha

Arcebispo de Mariana

Presidente da CNBB

SESSÃO BOA MÚSICA !

Frank Sinatra: 10 anos sem 'a voz'

Dono dos olhos azuis mais sedutores do cenário artístico norte-americano, Frank Sinatra morreu há exatos 10 anos deixando um legado e tanto para os admiradores de música e cinema. Seu carisma e voz inconfundível fizeram com que ele conquistasse um lugar de honra na história contemporânea e ainda lhe renderam a alcunha definitiva: “The Voice”.

Nascido Francis Albert Sinatra, o cantor e ator morto em decorrência de uma parada cardíaca, aos 82 anos, desenvolveu ao longo da carreira um estilo sofisticado que acabou por se tornar sinônimo de clássico.

Com duas estrelas na Calçada da Fama, apareceu em mais de 50 filmes e foi intérprete de grandes canções, como “Fly me to the moon”, “Strangers in the night”, “My way” e “(Theme from) New York, New York”.

Entre seus amores figuram as atrizes Ava Gardner e Mia Farrow, com quem foi casado, além da socialite Barbara Marx, que esteve ao seu lado até o último dia de sua vida.





Fly Me to the Moon

Fly me to the moon,
And let me play among the stars.
Let me see what spring is like on Jupiter and Mars.
In other words, hold my hand!
In other words, darling, kiss me.

Fill my heart with song,
and let me sing forever more.
You are all I long for, all I worship and adore.
In other words, please be true!
In other words, I love you!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

CINEMA NA COMUNIDADE !


ANO INTERNACIONAL DO SANEAMENTO BÁSICO

CONVITE


Você sabia que a Assembléia Geral das Nações Unidas instituiu 2008 o Ano Internacional do Saneamento? O objetivo é chamar atenção para esse problema de saúde pública e acelerar os esforços mundiais de reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso ao saneamento básico até 2015.

FILME: “Saneamento Básico, O Filme” (100min) - COMÉDIA !

DIA: 31/05/2008 (sábado)

HORA: 19h

LOCAL: Ao lado da Igreja de São Marcos em TELA GIGANTE

ORGANIZAÇÃO: Grupo Luz do Mundo.



Os moradores de uma pequena vila planejam a realização de um vídeo, apenas para pegar a quantia oferecida pelo governo federal e usá-la na realização de uma obra. Dirigido por Jorge Furtado (O Homem que Copiava) e com Fernanda Torres, Lázaro Ramos, Wagner Moura, Camila Pitanga, Tonico Pereira e Paulo José no elenco.

COMPAREÇA !

CINEMA DE GRAÇA ! Não há melhor programa do que este no sábado à noite.


Igrejas nos EUA oferecem cursos de ginástica pra salvar corpo e alma


Aulas de ginástica na igreja, academias cristãs com música sacra, leitura da Bílblia como guia para uma alimentação saudável. No estado norte-americano do Alabama, faz cada vez mais sucesso a conexão entre atividade física e a vida religiosa, inspirada no ensinamento que toma o "corpo como templo da alma".

Em algumas paróquias dos Estados Unidos, os líderes religiosos explicam a seus fiéis que ser um bom cristão e se empanturrar de hambúger e batata frita não é um comportamento harmônico. Com o objetivo de conjugar a salvação da alma com os cuidados com o corpo, são oferecidos cursos de aeróbica, lições de boa alimentação e dicas de proteção do sistema cardiovascular.

"Devemos cuidar do nosso corpo, que é o templo de Deus", explica Kim Melchor, organizador de um curso de ginástica em uma igreja batista de Montgomery, no Alabama. "Levar uma vida saudável é um modo de crescer em Cristo e glorificá-lo continuamente".

Ao lado das atividades paroquiais, também as academia de ginástica tomaram o mote religioso. "Fit 4 Christ" (em forma para Cristo, em tradução livre) é o nome de uma academia em Montgomer que exibe mensagens bíblicas nas paredes e onde se escuta música gospel. Entre uma flexão e outra, os fiéis podem utilizar as salinhas reservadas para rezar e ler a Bíblia.

Fonte: Uol Estilo - Últimas Notícias

terça-feira, 27 de maio de 2008

ESPERANÇA !

27/05/2008 - 18h40

Câmara aprova lei que considera crime dirigir com qualquer teor de álcool no sangue.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira projeto de lei que prevê mais rigor contra o motorista que ingerir bebida alcoólica. Com o novo texto, passa a ser considerado crime conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo e a multa será considerada gravíssima punida com suspensão da carteira de habilitação por um ano e multa. Atualmente, somente motoristas com mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue são punidos.

O projeto também prevê a proibição da venda de bebidas alcoólicas em zonas rurais das rodovias federais. O texto altera a medida provisória aprovada pelo Senado, na semana passada, que liberava a venda de bebidas alcoólicas em todas as rodovias federais. Com a aprovação da matéria, o texto segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente editou a MP com a proibição da venda das bebidas alcoólicas tanto nas áreas urbanas quanto rurais das rodovias, mas o texto acabou modificado pelos parlamentares --o que resultou em uma nova votação na Câmara. Os deputados decidiram apresentar um projeto com a alteração na MP para garantir a proibição da venda de bebidas ao menos nas áreas rurais.

A Câmara manteve a liberação para a venda de bebidas alcoólicas nos perímetros urbanos das rodovias federais, mas prevê multa de R$ 1.500 para os comerciantes que venderem nas áreas rurais das estradas. Em casos de reincidência, o valor da multa será dobrado.

Os deputados se articularam para retomar o texto inicial porque consideraram uma "incoerência" do Senado ter modificado a matéria. "Seria uma incoerência liberar totalmente porque nós fizemos uma negociação aqui na Câmara para restringir a proibição", afirmou o relator da matéria, deputado Hugo Legal (PSC-RJ).

Para o deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), a alteração feita na Câmara endurece o controle sobre a venda de bebidas nas estradas. "Se fosse mantido o texto do Senado, não se teria nenhum ganho. A diferença é que o texto do Senado acabava liberando quase tudo, o da Câmara é mais restritivo", afirmou.

Caso o presidente sancione o projeto de lei, haverá mudança no Código de Trânsito Brasileiro. Atualmente, a pena para homicídio culposo na direção é de dois a quatro anos de prisão, além de suspensão da licença ou proibição para dirigir. Se for sob o efeito do álcool, o agravante prevê a pena aumentada de um terço à metade.

Fonte: Gabriela Guerreiro - Folha Online

MUNDO QUE DEVEMOS MUDAR !

O preço da dignidade

child2.jpg

O que você compra com R$ 0,50? No meu Brasil, o de classe média da zona oeste paulistana, no máximo um chiclete. No Brasil da Paraíba, contudo, uma moeda basta para adquirir poder. Seu dono pode destruir a integridade física, emocional e mental de uma pessoa.

Cinqüenta centavos é o preço cobrado para abusar sexualmente de uma criança no Vale do Mamanguape, litoral norte do Estado.

CINQÜENTA CENTAVOS!

A informação, assustadora e nauseante, é da professora de Direito Processual Penal da Universidade Federal da Paraíba Kilma Maisa Lima Gondim. Segundo ela, foram identificadas cerca de 50 rotas sexuais nas rodovias federais que cortam terras paraibanas.

"Há um mercado sexual para crianças e adolescentes que é muito forte no Brasil, vez que essa exploração é feita em rede: hotéis, motéis, restaurantes, bares, agências de modelo, taxistas", lembrou a advogada.

A promotora Ana Maria França, responsável por casos desse tipo, organizadora de marchas contra a pedofilia, acredita que "além da pobreza, desesperança, falta de estrutura familiar, analfabetismo, associados à falta de conhecimento e orientação das crianças e adolescentes, devemos também considerar que essa é uma região de passagem de BR, propício para a ocorrência desse tipo de crime."

Você conhece alguém vítima de abuso sexual na infância? Tem idéia de como a culpa, o medo, a tristeza, a vergonha afetam a vida posterior dessa pessoa? A dor de sentir que o adulto, que supostamente deveria protêge-la dos perigos, é a verdadeira ameaça? A solidão e a fuga quando ninguém acredita no que ela conta? Eu conheço e mais de uma. Por isso não sei explicar o que bate quando leio uma coisa dessas, a mistura de raiva, impotência, frustração, pena, tudo ao mesmo tempo.


Fonte: Blog Arrastão por Janaina Leite

Feliz Aniversário!



Felicidades Katiany...
Que nosso Senhor te abençõe e te guarde, te ajude em todos os seus projetos de vida e te faça a cada dia um ser humano exemplo de fé e caridade, o Glm te sauda e encena um super parabéns pra voçê.

HUMOR !!

"O homem se diferencia de todas as outras criaturas pela faculdade de rir."

( Joseph Addison )


Propaganda olímpica apela sempre para patriotismo, corpos atléticos e emoção. São raras as publicidades que usam o humor para vender o seu peixe. Acima um bom exemplo, em comercial italiano de shampoo anticaspa.

A guerra das células tronco

De o Globo Online
BRASÍLIA - Dois dias antes do julgamento que decidirá se pesquisas com células-tronco retiradas de embriões humanos poderão ser desenvolvidas no país, defensores e opositores às pesquisas entregaram aos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) documentos para ajudar a convencê-los de suas respectivas posições.

O julgamento será retomado nesta quarta-feira. Quando ele foi interrompido, em março, dois ministros já haviam se manifestado pela liberação das pesquisas com o material humano: o relator, Carlos Ayres Britto, e a então presidente do tribunal, Ellen Gracie Northfleet. Um pedido de vista do ministro Carlos Alberto Direito adiou a decisão. A expectativa é que, num voto longo, ele condene as pesquisas. Agora, está nas mãos dos integrantes da mais alta Corte do país se posicionar e, com isso, pôr um ponto final definitivo na polêmica.

Ontem, as ONGs Anis - Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, e Movitae - Movimento em Prol da Vida, que defendem as pesquisas com células-tronco embrionárias, entregaram aos ministros do STF memoriais em defesa da causa. As entidades apresentaram o resultado de um estudo, subsidiado pelo Ministério da Saúde, mostrando que esse tipo de pesquisa é permitido por lei em 24 países, dos quais 23 sem restrições. Em apenas um país consultado, a Itália, os experimentos são permitidos com uma regra específica: desde que sejam realizados com embriões importados.

O grupo que critica as pesquisas tem como líder o jurista Ives Gandra Martins, que ajudou a redigir um manifesto intitulado "Declaração de Brasília". O documento recebeu a assinatura de 18 pessoas - entre elas, Claudio Fonteles, subprocurador-geral da República, autor da ação que contesta as pesquisas com células-tronco embrionárias. Também subscreveram o texto membros da Igreja Católica de movimentos em defesa da família e contrários ao aborto.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Corpus Christi em nossa comunidade

A celebração de Corpus Christi em nossa comunidade (Paróquia Santa Maria Mãe) foi realizada na última quinta-feira (22-05-08) e teve uma forte participação popular com a estimativa de mais de duas mil pessoas que acompanharam a procissão da Santa Eucaristia pelas ruas do Panatis II, III e conjunto Santa Catarina, terminando na Matriz da Paróquia. Em virtude de uma viagem de urgência do nosso pároco Pe. Thiago, a celebração foi presidida pelo Pe. Antônio Miguel e auxiliada pelo Diácono João Manoel.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Aprendendo o bom da internet !

Lembra-se do tempo em que você fazia uma seleção de músicas em uma fita cassete para presentear a um amigo? O site MIXWIT - http://www.mizwit.com é uma nova ferramenta virtual que permite a você registrar virtualmente as suas seleções musicais em uma fita cassete! O interessante é que, uma vez feita, a seleção pode ser enviada para os amigos ou - o que servirá para nossos propósitos educativos! - publicada em um blog! Genial, não?

Usar o MIXWIT é muito simples - ele oferece uma ferramenta de busca na qual se encontram as músicas desejadas e depois, arrastando a canção para a lista, vai-se compondo a "fita cassete", que pode receber ilustrações e textos exclusivos. A fita cassete abaixo foi feita em homenagem ao Grupo Luz do Mundo, apenas com algumas canções consideradas AS DEZ MELHORES MÚSICAS DO BRASIL NO SÉCULO PASSADO em ordem decrescente:



quinta-feira, 22 de maio de 2008

Palavra do Arcebispo


Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

E-mail: dommatias@natal.digi.com.br
Tel: (84) 3615-2800


A Eucaristia - Cristo no meio de nós

Caríssimos irmãos e irmãs,
Na próxima quinta feira, dia 22, estaremos celebrando o dia de Corpus Chisti (Corpo de Cristo), festa na qual se celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. Todas as paróquias e comunidades são convidadas a dedicar, neste dia, especial atenção à Eucaristia, que é a presença de Jesus, que se faz alimento, nos comunica seu amor e se entrega por nós. “A Igreja vive da Eucaristia”, nos lembrava o Papa João Paulo II, em sua Encíclica Ecclesia de Eucharistia. É o nosso tesouro, a Eucaristia. E, como diz o Documento de Aparecida, na sua introdução, as maiores riquezas de nossos povos são a fé no Deus amor e a tradição católica na vida e na cultura, que se manifestam de diversas formas, e, principalmente, no “amor ao Senhor presente na Eucaristia”(7). Como os bispos, nossos representantes nesta 5ª Conferência, rendemos graças a Deus que nos sacia com o Pão da vida eterna, alimento substancial dos discípulos e missionários, e acolhemos a palavra do Papa Bento XVI: “Só da Eucaristia brotará a civilização do amor que transformará a América Latina e o Caribe, para que, além de ser o Continente da esperança, seja também o Continente do amor” (128). A Eucaristia edifica a Igreja, nos leva ao encontro de Jesus e nos compromete com a construção de um mundo novo. Numa sociedade marcada pela desintegração, pelo desamor e pela divisão, contrapõe-se a força da comunhão que nasce da participação na mesa do Senhor.
Há diversas formas da presença de Cristo no mundo e na Igreja. Merece destaque, contudo, sua presença sob as espécies do pão e do vinho, no Sacramento da Eucaristia que é o lugar privilegiado para encontrá-lo. Jesus nos atrai para si e nos conduz ao encontro do Pai e dos irmãos. Todas as nossas paróquias devem ser sempre comunidades eucarísticas que vivam, sacramentalmente, o encontro com Cristo e levem seus fiéis também a encontrá-lo. A solenidade que celebraremos deve nos ajudar a renovar esta presença real de Jesus em nosso meio e o nosso compromisso de comunhão com Ele e com nossos irmãos. Convoco todo o clero e fiéis leigos para que nos unamos num grande louvor a Cristo nas Celebrações Eucarísticas, nas adorações e procissões deste dia santo e, com convicção, externemos ao mundo que “Cristo está no meio de nós”.
Que Deus os abençoe agora e sempre!

Corpus Christi


Corpus Christi (latim para Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (art. 395).

História

Procissão de Corpus Christi, Moosburgo, Alemanha, 2005

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. A ‘Fête Dieu’ (Festa de Deus) começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.

O ofício foi composto por São Tomás de Aquino o qual, por amor à tradição litúrgica, serviu-se em parte de Antífonas, Lições e Responsórios já em uso em algumas Igrejas.

A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

SESSÃO BOA MÚSICA !

"Entre as graças que devemos à bondade de Deus, uma das maiores é a música. A música é tal qual como a recebemos: numa alma pura, qualquer música suscita sentimentos de pureza."
(Miguel de Unamuno)

Amanhã

Composição: Guilherme Arantes

Amanhã
Será um lindo dia
Da mais louca alegria
Que se possa imaginar
Amanhã
Redobrada a força
Pra cima que não cessa
Há de vingar
Amanhã
Mais nenhum mistério
Acima do ilusório
O astro-rei vai brilhar
Amanhã
A luminosidade
Alheia a qualquer vontade
Há de imperar

Amanhã
Está toda a esperança
Por menor que pareça
Que existe é pra vicejar
Amanhã
Apesar de hoje
Ser a estrada que surge
Pra se trilhar
Amanhã
Mesmo que uns não queiram
Será de outros que esperam
Ver o dia raiar
Amanhã
Ódios aplacados
Temores abrandados
Será pleno, será pleno.

Guilherme Arantes - Amanhã


segunda-feira, 19 de maio de 2008

HUMOR !!

"Se você não aprende a rir das dificuldades, você não terá nada para rir quando estiver velho."

( Edgar Watson Howe )




quinta-feira, 15 de maio de 2008

HUMOR !

"Nós não sorrimos porque somos felizes, nós somos felizes porque sorrimos."

( William James )



10% mais ricos no Brasil detêm 75% da riqueza !

KAREN CAMACHO

Editora-assistente de Dinheiro da Folha Online


O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) elaborou um levantamento que aponta as desigualdades no Brasil. Um dos dados mostra que os 10% mais ricos concentram 75,4% da riqueza do país.

Os dados, obtidos pela Folha Online, serão apresentados pelo presidente do Ipea, Márcio Pochmann, nesta quinta-feira ao CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). O objetivo, segundo ele, é oferecer elementos para a discussão da reforma tributária.

A pesquisa também mostra como é essa concentração em três capitais brasileiras. Em São Paulo, a concentração na mão dos 10% mais ricos é de 73,4%, em Salvador é de 67% e, no Rio, de 62,9%.

Para Pochmann, a injustiça do sistema tributário é uma das responsáveis pelas diferenças. "O dado mostra que o Brasil, a despeito das mudanças políticas, continua sem alterações nas desigualdades estruturais. O rico continua pagando pouco imposto", afirmou.

Apenas para efeito de comparação, ao final do século 18, os 10% mais ricos concentravam 68% da riqueza no Rio de Janeiro --único dado disponível.

"Mesmo com as mudanças no regime político e no padrão de desenvolvimento, a riqueza permanece pessimamente distribuída entre os brasileiros. É um absurdo uma concentração assim", afirma.

A pesquisa do Ipea também mostra o peso da carga tributária entre ricos e pobres, que chegam a pagar até 44,5% mais impostos. Para reduzir as desigualdades, o economista defende que os ricos tenham uma tributação exclusiva.

Pochmann afirmou que um dos caminhos é discutir uma reforma tributária que melhore a cobrança de impostos de acordo com a classe social.

"Nenhum país conseguiu acabar com as desigualdades sociais sem uma reforma tributária", afirmou.

A pesquisa do Ipea também mostra um dado inédito. A carga tributária do país, excluindo as transferências de renda e pagamento de juros, cai a 12%, considerada por Pochmann insuficiente para que o Estado cumpra as suas funções.


quarta-feira, 14 de maio de 2008

Holanda importa sacerdotes

A Igreja Católica holandesa está com falta de padres, mas parece ter encontrado uma solução para o problema: a importação de sacerdotes de países como Colômbia e República Democrática do Congo. O novo arcebispo de Utrecht, o monsenhor Willem Jacobus Eijk, ao contrário de seu antecessor, o padre Simonis, tem menos problemas com a idéia de importar religiosos. Sendo assim, os preparativos estão a todo vapor para a chegada de cem padres à Holanda.

Que a Holanda vá bater na porta da Colômbia e da República Democrática do Congo, onde, no passado, foram enviados missionários e bastante dinheiro para suas missões naqueles países, não deixa de ser irônico. Mas sinaliza de que a situação é grave. Com quatro milhões de fiéis na Holanda, a Igreja Católica está vendo seus templos cada vez mais vazios. No ano passado, 322 mil holandeses visitaram semanalmente as igrejas, 25% a menos que em 2000.

padres.jpgSegundo o padre Rob van Hellenberg Hubar, da Fundação Pastoral Religiosa, a falta de sacerdotes explica a ausência de fiéis. Em 1980, havia no país cerca de 43 mil padres. Hoje, o número caiu pela metade. Por isso, afirma Hellenberg, menos celebrações da Eucaristia podem ser realizadas. E acrescentou: "A celebração da Eucaristia é o ponto alto de todas as atividades da Igreja, e uma quantidade menor de fiéis representa menos arrecadação nas igrejas."

Leigos
Padres estrangeiros podem ajudar a mudar esta situação delicada. Mas também está em jogo um outro tipo de problema. Nos últimos anos, a falta de padres para celebrar a eucaristia, o ponto alto da missa, resultou em mais trabalho para leigos, principalmente mulheres, principalmente nos serviços de comunhão e trabalhos pastorais.

As autoridades da Igreja estão preocupadas com a situação na Holanda. Em alguns casos, os líderes católicos exigem o fim dos serviços de comunhão por parte dos leigos, antes de enviar padre a alguma paróquia. No entanto, muitos acreditam que os padres importados da Colômbia e do Congo não vão resolver o problema holandês. Ao contrário da situação nestes dois países, a Igreja nos Países Baixos é mais livre e segue menos à risca as ordens do Vaticano.

Choque cultural
Mas não é a primeira vez que a Holanda importa sacerdotes. O antigo arcebispo de Utrecht, padre Simonis, chegou a importar padres da Polônia e da Índia. Entretanto, muitos paroquianos deixaram de freqüentar a igreja por não se identificarem com os pontos de vista mais tradicionais dos religiosos estrangeiros. Após uma experiência com poucos resultados, Simonis desistiu da idéia.

No entanto, seu sucessor, o monsenhor Eijk, não pensa assim. Em seu trabalho anterior, no bispado de Groningen, já tinha recebido nove estudantes colombianos para o sacerdócio. Ao contrário de Simonis, Eijk é conhecido por uma linha bastante tradicional dentro da Igreja, bem ao gosto dos burocratas do Vaticano.

Experiência muçulmana
A comparação com o Islã também coloca mais lenha na fogueira da Igreja Católica holandesa. Há alguns anos, houve um acirrado debate sobre a importação de imãs de países conservadoras, enviados para a Holanda para tentar frear o liberalismo da comunidade muçulmana nos Países Baixos. Os imãs acabaram espalhando seus conceitos tradicionais sobre a sociedade em temas polêmicos como homossexualismo e o papel da mulher, o que provocou controvérsia em todo o país.

O padre Rob van Hellenberg Hubar, da Fundação Pastoral Religiosa, acredita que não haverá grandes problemas com a integração dos sacerdotes importados. "Eles já aprendem o holandês em seus países de origem e, uma vez na Holanda, vão receber do bispado um curso de integração", diz. Mas, segundo ele, os católicos holandeses também têm que se preparar para abrir o diálogo com os padres expatriados.

Dos fracassos anteriores, a Igreja Católica da Holanda aprendeu uma lição. Não fará um convite individual a padres, mas, sim, dentro de grandes ordens religiosas e congregações. "Assim, os novos padres recebem mais apoio para lidar com as problemáticas holandesas", informa Hellenberg.

Perro de Jong*

Radio Nederlands Wereldomroep

14-05-2008


*Adaptação: Luís Henrique de Freitas Pádua

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Furto de hóstias intriga igreja no interior de SP

Igreja foi interditada pelo bispo desde o furto das 150 hóstias.
Partículas já estavam consagradas; polícia civil investiga o caso.
Do G1, com informações da TV Vanguarda

Um crime inusitado está sendo investigado pela polícia de São José dos Campos, a 91 km de São Paulo: hóstias foram furtadas de uma igreja da cidade. As missas, que eram celebradas diariamente desde que a Igreja Santa Terezinha existe, há 35 anos, deixaram de acontecer desde o furto, no dia 2 de maio. O local foi interditado, por ordem do bispo diocesano.

A igreja estava aberta no dia do furto. Por volta das 19h, um pouco antes da missa, a equipe responsável pela celebração foi conferir a quantidade de hóstias disponíveis para o dia. Quando chegaram ao local, perceberam que a porta do sacrário havia sido violada e as 150 partículas que estavam dentro tinham sumido.

O padre chegou 15 minutos depois e, a princípio não suspeitou se tratar de um crime. Ele imaginou que algum ministro da eucaristia houvesse levado as hóstias para alguma comunidade. Entretanto, o furto foi confirmado no dia seguinte.

As hóstias estavam consagradas. Para os católicos, isso tem um significado especial. Os fiéis ficaram comovidos, e aguardam a resolução do caso. As investigações estão sendo feitas pela Polícia Civil.