quarta-feira, 1 de abril de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 01/04/2009



Os escravos e os livres
Jo 8,31-42

Então Jesus disse para os que creram nele:
- Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
Eles responderam:
- Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres?
Jesus disse a eles:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. O escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família. Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres. Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; porém estão tentando me matar porque não aceitam os meus ensinamentos. Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou, mas vocês fazem o que aprenderam com o pai de vocês.
- O nosso pai é Abraão! - responderam eles.
Então Jesus disse:
- Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, fariam o que ele fez. Mas eu lhes tenho dito a verdade que ouvi de Deus, e assim mesmo vocês estão tentando me matar. Abraão nunca fez uma coisa assim! Vocês estão fazendo o que o pai de vocês fez.
Eles responderam:
- Nós não somos filhos ilegítimos; nós temos um Pai, que é Deus!
Jesus disse a eles:
- Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou.

Comentário do Evangelho

A liberdade está na adesão ao Projeto do Pai

Temos neste texto a continuação do agressivo diálogo no qual Jesus diz claramente que os judeus querem matá-lo. Jesus convida-os a acolher sua palavra, pelo que ficarão livres da escravidão do pecado. Eles julgam-se justificados por ser descendentes de Abraão e cumprir as obras da Lei. Jesus afirma que, procurando matá-lo, eles não praticam as obras de Abraão. E, se fossem filhos de Deus, certamente o amariam. Jesus diz que a libertação verdadeira é ele quem traz, como enviado deDeus. Aqueles que rejeitam o Pai de Jesus adotam um deus de poder e, tomados pela ambição e desejo de dominação, oprimem os pobres e pequeninos. Assim permanecem escravos do pecado. A verdade de Jesus está na adesão ao projeto do Pai, de libertação e restauração da vida.

Nenhum comentário: