quarta-feira, 1 de abril de 2009

Você ainda usa um Windows pirata?



Inicialmente gostaria de explicar que Windows Pirata é qualquer cópia de qualquer Windows (98, XP, VISTA, ...) da qual você não tem um Número de Serial válido.

Também gostaria de dizer que não sou contra o uso do Windows. Estou apenas querendo refletir junto com vocês leitores sobre esse assunto tão banal mas que afeta todos nós de alguma maneira.

Quem nunca pegou um vírus de computador que atire a primeira pedra!

Semana passa estava a dar aulas em um colégio quando uma professora chegou no laboratório de informática e me pediu para copiar um programa para seu pendrive. O fiz e continuei a aula. Momentos seguintes um aluno reclama dizendo que sua máquina desligou. Peço que ligue novamente e continuo a aula.

-Professor, desligou novamente!
(Reclama o aluno)

Peço que a deixe desligada e troque de máquina. Durante o intervalo constato o problema: VÍRUS!

E qual a relação entre Windows Pirata e Vírus? - A relação é de 100%! Cópias Pirata não podem fazer TODAS as atualizações disponíveis no site do fabricante. Logo, seu pc fica vulnerável às pragas digitais.

"Tudo bem, eu me cuido! não vacilo: tenho anti-vírus fulano de tal instalado, não entro em sites perigosos, não abro e-mails de desconhecidos... eles (Microsoft, vírus) não irão me pegar!" - Com essa narrativa lembrei da palestra sobre drogas que o GLM organizou durante a campanha da fraternidade. É a mesma fala que muitos drogados usam: "Eu (fumo, bebo, ...) mas quando eu quiser parar eu paro! Eu estou no controle!" - Lembram disso? Pois é, com o Windows pirata é a mesma coisa!

Muitas vezes temos oportunidades de conhecer outros sistemas (Ubuntu, Mandriva, Curumin, ...) que PRATICAMENTE estão isentos de vírus e que suprem a necessidade de qualquer pessoa normal, mas no fim... o vício fala mais alto e você volta para as drogas!

Agora deixo a palavra com vocês!

Gercino Júnior


Um comentário:

Luiz Teixeira disse...

Parabéns Júnior pelo brilhante texto que nos faz pensar.
Eu por muito tempo, na minha ignorância, pensava que quando se comprava um computador o software era parte integrante do produto. Mais tarde descobri que eu financio mais uma prática de pirataria. A verdade é que eu e muitos estamos "viciados" com o windows e na inércia não nos abrimos a outras possibilidades.
Que tal você nos ajudar apresentando com mais detalhes outros sistemas?
Valeu !