quarta-feira, 30 de junho de 2010

IMAGEM É TUDO



O Rio Grande do Norte tem, no município de Santa Cruz, a maior imagem católica do mundo, a partir deste mês de junho. A imagem de 56 metros de Santa Rita de Cássia (incluindo o pedestal com 6 metros) foi inaugurada no dia 26, durante uma programação intensa de festividades. A obra teve um investimento de cerca de R$ 6 milhões, com recursos municipais, estaduais e federais.

Como comparação, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mede 38 metros, contando o seu pedestal. Considerando a medida sem os pedestais, a Santa Rita e o Cristo medem 50 e 30 metros, respectivamente. Vinte metros de diferença. 

“Esta obra vai agregar muito ao turismo religioso de nosso Estado. Para se ter uma idéia, as festas da padroeira da cidade, Santa Rita, tem atraído mais de 50 mil pessoas. Já vemos a cidade se organizando para receber os visitantes”, observa o reitor do Santuário de Santa Rita, Padre Aerton Sales.

Agência RN

QUER COMENTAR?

Sine oferece 351 vagas de emprego nesta quarta-feira no RN

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Rio Grande do Norte oferece 351 vagas em diversas áreas nesta quarta-feira (30), sendo 18 delas para deficientes.

Os interessados nas vagas devem procurar um dos 19 postos do Sine, localizados nas Centrais do Cidadão, e levar todos os documentos pessoais, além da carteira de trabalho, para realizar o cadastro do profissional.

O Sine oferece vagas de emprego em Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Macau, Santa Cruz, Nova Cruz, Apodi, Pau dos Ferros e Assú.

Continue lendo aqui.

FRASE DO DIA


“A arte de vencer se aprende nas derrotas”
Simon Bolívar

Passagem de ônibus interestadual fica 2,13% mais cara a partir de amanhã



Viajar de ônibus pelo Brasil e para o exterior fica mais caro a partir de amanhã. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou aumento de 2,13% no preço das passagens interestaduais e internacionais. Com o reajuste, o custo do transporte por terra fica menos competitivo frente à aviação. De 10 destinos pesquisados pelo Correio, em quatro o trajeto aéreo figurou como mais vantajoso. Se a compra for realizada com um mês ou mais de antecedência, na maioria dos casos é possível encontrar tarifas aéreas mais interessantes do que as oferecidas pelas empresas de ônibus.

Continue lendo aqui.

30 DE JUNHO DE 1980

você sabia

O Papa João Paulo II visitou o Brasil quatro vezes. Na primeira vez chegou 
 ao meio-dia do dia 30 de Junho de 1980 e percorreu treze cidades em apenas doze dias. A maratona teve um total de 30000 km. Entrou por Brasília e partiu por Manaus. Na segunda visita, em Junho de 1982, esteve no Rio de Janeiro. A terceira visita foi entre 12 e 21 de Outubro de 1991. O Papa não costumava beijar o solo de um país que ele já tinha visitado, mas no Brasil ele quebrou a tradição. Visitou sete cidades e fez 31 discursos e homilias. Esteve também no Brasil entre 2 e 6 de Outubro de 1997.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 30/06/2010
 



A criação leva a marca do Criador e deseja ser libertada

Mt 8,28-34

Quando Jesus chegou à região de Gadara, no lado leste do lago da Galiléia, foram se encontrar com ele dois homens que estavam dominados por demônios. Eles vinham do cemitério, onde estavam morando. Eram tão violentos e perigosos, que ninguém se arriscava a passar por aquele caminho. Eles começaram a gritar:
- Filho de Deus, o que o senhor quer de nós? O senhor veio aqui para nos castigar antes do tempo?
Acontece que perto dali estavam muitos porcos comendo. E os demônios pediram a Jesus com insistência:
- Se o senhor vai nos expulsar, nos mande entrar naqueles porcos!
- Pois vão! - disse Jesus.
Os demônios foram e entraram nos porcos, e estes se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram.
Os homens que tomavam conta dos porcos fugiram e chegaram até a cidade. Lá contaram tudo isso e também o que havia acontecido com os dois homens que estavam dominados por demônios. Então todos os moradores daquela cidade saíram para se encontrar com Jesus; e, quando o encontraram, pediram com insistência que fosse embora da terra deles. 
Comentário do Evangelho

Jesus está presente, junto aos discípulos
Esta narrativa de milagre, carregada de simbolismos, já estava no Evangelho de Marcos. Mateus a resume substancialmente, dando sentido diferente. Em Marcos a narrativa exprime o empenho de Jesus em libertar os oprimidos sob as legiões do Império Romano. Em Mateus ela gira em torno do embate entre Jesus e os demônios. Os possessos passam a um segundo plano. A narrativa fica com um sentido restrito: Jesus que dominou a tempestade (Mt 8,26) domina também os demônios violentos. O mundo é possuído por pessoas que, com injustiça, conquistaram as riquezas e armazenaram as armas às custas de muitas vidas. Para manter seu poder devem, ostentando
violência, manter também o povo submisso e explorado. Neste quadro assombroso, Jesus está presente, junto aos seus discípulos, em suas comunidades, que vivem o projeto de libertação.
Autor: José Raimundo Oliva
fonte:paulinas.org

SANTO DO DIA

Os primeiros mártires do Cristianismo


Certo dia, um pavoroso incêndio reduziu Roma a cinzas. Em 19 de julho de 64, a poderosa capital virou escombros e o imperador Nero, considerado um déspota imoral e louco por alguns historiadores, viu-se acusado de ter sido o causador do sinistro. Para defender-se, acusou os cristãos, fazendo brotar um ódio contra os seguidores da fé que se espalharia pelos anos seguintes.

Nero aproveitou-se das calúnias que já cercavam a pequena e pouco conhecida comunidade hebraica que habitava Roma, formada por pacíficos cristãos. Na cabeça do povo já havia, também, contra eles, o fato de recusarem-se a participar do culto aos deuses pagãos. Aproveitando-se do desconhecimento geral sobre a religião, Nero culpou os cristãos e ordenou o massacre de todos eles.

Há registros de um sadismo feroz e inaceitável, que fez com que o povo romano, até então liberal com relação às outras religiões, passasse a repudiar violentamente os cristãos. Houve execuções de todo tipo e forma e algumas cenas sanguinárias estimulavam os mais terríveis sentimentos humanos, provocando implacável perseguição.

Alguns adultos foram embebidos em piche e transformados em tochas humanas usadas para iluminar os jardins da colina Oppio. Em outro episódio revoltante, crianças e mulheres foram vestidas com peles de animais e jogadas no circo às feras, para serem destroçadas e devoradas por elas.

Desse modo, a crueldade se estendeu de 64 até 67, chegando a um exagero tão grande que acabou incutindo no povo um sentimento de piedade. Não havia justificativa, nem mesmo alegando razões de Estado, para tal procedimento. O ódio acabou se transformando em solidariedade.

Os apóstolos são Pedro e são Paulo foram duas das mais famosas vítimas do imperador tocador de lira, por isso a celebração dos mártires de Nero foi marcada para um dia após a data que lembra o martírio de ambos.

Porém, como bem nos lembrou o papa Clemente, o dia de hoje é a festa de todos os mártires, que com o seu sangue sedimentaram a gloriosa Igreja Católica Apostólica Romana.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Canarinho vuvuzeleiro

SANTO DO DIA

São Pedro e são Paulo

A solenidade de são Pedro e de são Paulo é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal. Já no século IV havia a tradição de, neste dia, celebrar três missas: a primeira na basílica de São Pedro, no Vaticano; a segunda na basílica de São Paulo Fora dos Muros e a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde as relíquias dos apóstolos ficaram escondidas para fugir da profanação nos tempos difíceis.

E mais: depois da Virgem Santíssima e de são João Batista, Pedro e Paulo são os santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, quando temos a festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo.

Antigamente, julgava-se que o martírio dos dois apóstolos tinha ocorrido no mesmo dia e ano e que seria a data que hoje comemoramos. Porém o martírio de ambos deve ter ocorrido em ocasiões diferentes, com são Pedro, crucificado de cabeça para baixo, na colina Vaticana e são Paulo, decapitado, nas chamadas Três Fontes. Mas não há certeza quanto ao dia, nem quanto ao ano desses martírios.

A morte de Pedro poderia ter ocorrido em 64, ano em que milhares de cristãos foram sacrificados após o incêndio de Roma, enquanto a de Paulo, no ano 67. Mas com certeza o martírio deles aconteceu em Roma, durante a perseguição de Nero.

Há outras raízes ainda envolvendo a data. A festa seria a cristianização de um culto pagão a Remo e Rômulo, os mitológicos fundadores pagãos de Roma.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 29/06/2010



Jesus acalma uma tempestade
Mt 8,23-27

Jesus subiu num barco, e os seus discípulos foram com ele. De repente, uma grande tempestade agitou o lago, de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. E Jesus estava dormindo. Os discípulos chegaram perto dele e o acordaram, dizendo:
- Socorro, Senhor! Nós vamos morrer!
- Por que é que vocês são assim tão medrosos? - respondeu Jesus. - Como é pequena a fé que vocês têm!
Ele se levantou, falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo. Então todos ficaram admirados e disseram:
- Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?! 
Comentário do Evangelho

Na sua aflição, clamaram para o Senhor
Esta narrativa do mar acalmado nos permite entender como as primeiras comunidades da Judeia guardaram a memória de Jesus como sendo aquele dotado do poder de Deus manifesto no Primeiro Testamento: "Tu dominas o orgulho do mar e amansas as ondas que se elevam" (Sl 89,10), "Na sua aflição, clamaram para o Senhor, e ele os libertou de suas angústias. Ele transformou a tempestade em leve brisa, e as ondas emudeceram. Ficaram alegres com a bonança, e ele os guiou ao porto desejado" (Sl 107,28-30). É uma visão segundo a qual se procura fortalecer a fé a partir da afirmação de poder. Contudo, na memória de Jesus podemos colocar a ênfase não no poder extraordinário, mas sim na sua compaixão e em seu empenho em promover a vida onde ela se encontra ameaçada e em extinção. Com este olhar sobre Jesus, podemos fortalecer nossa fé a partir de seu imenso amor misericordioso que atrai e seduz e nos move ao seu seguimento, em comunhão com o Deus de amor. Marcos e Mateus farão uma segunda narrativa com este mesmo tema de travessia do mar agitado, após a partilha dos pães com as multidões.
Autor: José Raimundo Oliva
fonte:paulinas.org

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Evangelho do Dia

Ano C - Dia: 28/06/2010



Pronto a seguir
Mt 8,18-22

Jesus viu a multidão em volta dele e mandou os discípulos irem para o lado leste do lago. Um mestre da Lei chegou perto dele e disse:
- Mestre, estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar aonde o senhor for!
Jesus respondeu:
- As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar.
E outro, que era seguidor de Jesus, disse:
- Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.
Jesus respondeu:
- Venha comigo e deixe que os mortos sepultem os seus mortos. 
Comentário do Evangelho
Seguir Jesus é romper com as tradições mortas
Inserido na sua coletânea de dez milagres, Mateus apresenta o tema do seguimento de Jesus. Ele elabora sua narrativa a partir da mesma fonte (Q) que Lucas (9,57-60). Em Lucas os seguidores de Jesus seriam samaritanos,
pois o episódio ocorre na Samaria, na viagem de Jesus e seus discípulos para Jerusalém (cf. 27 jun.). Em Mateus a cena se passa em Cafarnaum, e o primeiro personagem é identificado como sendo um escriba, que se mostra
disposto ao seguimento de Jesus. A resposta de Jesus é um chamado à consciência sobre a opção que está sendo feita. O escriba deve abandonar o seu repouso confortante (toca e ninho) na doutrina e nas observâncias judaicas
e aderir ao abandono total nas mãos do Pai, como o Filho do homem, que não tem onde repousar a cabeça. Um outro dos discípulos pede tempo para enterrar o pai. A simples negativa de Jesus, tomada ao pé da letra, seria um tanto imprópria, por sua rudeza. Pode-se ver aí uma simbologia, na qual "o pai" significa a tradição do Judaísmo. Assim, a resposta de Jesus completa a anterior: seguir Jesus significa uma ruptura pura e simples com as tradições mortas que não favorecem a vida. 
Autor: José Raimundo Oliva
fonte:paulinas.org

Santo do dia


Santa Vicência Gerosa
1784-1847
Catarina Gerosa nasceu em 29 de outubro de 1784, em Lovere, no norte da Itália. Reservada e tímida, viveu um período da sua infância atrás do balcão do pequeno comércio da família. De saúde muito débil, não podia estudar. Modesta e caridosa, vivia uma espiritualidade simples, desenvolvida na missa, que freqüentava todos os dias.

Os anos seguintes à invasão napoleônica da Itália mudaram sua vida. A crise econômica levou à morte primeiro seu pai, depois sua irmã Francisca e, por último, em 1814, também sua mãe. Apesar da tragédia pessoal, com ânimo e fé inabalável, Gerosa aceitou tudo com resignação. Confiante em Deus, sofreu no silêncio do seu coração, encontrando forças na oração e na penitência.

Teve o grande amparo de seu confessor e orientador espiritual, que pediu ajuda a Gerosa nas atividades religiosas desenvolvidas pela paróquia às jovens carentes. Com zelo, ela organizou um oratório feminino com encontros de orações e palestras religiosas.

Foi lá que, em 1824, conheceu Bartolomeia Capitanio. Era uma jovem professora de dezesete anos, nascida também numa família humilde, em Lovere. Desde menina, pensava em dedicar-se a praticar a caridade aos pobres e aos doentes. Por isso se diplomou professora no colégio das clarissas de sua cidade natal.

Conheceram-se por meio do pároco, porque ele queria que Gerosa criasse alguns grupos de orações para jovens. Ele sabia que Bartolomeia havia criado uma escola para instruir e dar formação religiosa às meninas pobres e abandonadas. Lá, Gerosa daria orientação nas práticas das atividades domésticas. A escola tornou-se um centro de encontro para jovens e muitos grupos de orações também foram criados.

domingo, 27 de junho de 2010

EVANGELHO DO DIA

  
Quem olha para trás não serve
   Lc 9,51-62


Como estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu, ele resolveu ir para Jerusalém. Então mandou que alguns mensageiros fossem na frente. No caminho eles entraram em um povoado da região de Samaria a fim de prepararem um lugar para ele. Mas os moradores dali não quiseram receber Jesus porque viram que ele estava indo para Jerusalém. Quando os seus discípulos Tiago e João viram isso, disseram: 
 
- O senhor quer que a gente mande descer fogo do céu para acabar com estas pessoas?
Porém Jesus, virando-se para eles, os repreendeu. Então ele e os seus discípulos foram para outro povoado.
Quando Jesus e os discípulos iam pelo caminho, um homem disse a Jesus:
- Eu estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar onde o senhor for.
Então Jesus disse:
- As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar.
Aí ele disse para outro homem:
- Venha comigo.
Mas ele respondeu:
- Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.
Jesus disse:
- Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Mas você vá e anuncie o Reino de Deus.
Outro homem disse:
- Eu seguirei o senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família.
Jesus respondeu:
- Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.

E PARA VOCÊ, QUEM SOU EU?

Jesus pergunta aos discípulos o que as multidões andam dizendo a respeito dele. Mas, logo em seguida, faz outra pergunta, mais comprometedora, aos seus seguidores: “E vocês, quem dizem que eu sou?” Pedro toma a palavra e declara que Jesus é o Messias enviado por Deus. Depois disso, recebem do mestre algumas instruções, entre as quais esta: quem quiser segui-lo deve pôr interesses pessoais em segundo plano e tomar a cruz.

Jesus nos faz, nos dias de hoje, as mesmas perguntas. “O que ou quem dizem por aí que eu sou?” é uma indagação que faz sentido, pois o nome de Jesus – sem falar nos quadros, pôsteres e crucifixos – está exposto em tantos lugares... Com certa facilidade encontrarmos adesivos, cartazes, placas, chaveiros etc. falando dele. Há um desses que traz: “Jesus: este nome tem poder”. Não é difícil, então, concluir que se fala muito de sua pessoa. 

Hoje são as mais diversas as respostas possíveis a essa pergunta. Há quem diga que Jesus é um dos grandes líderes espirituais, um espírito evoluído, um fundador de religião, um guru... No entanto, ainda que essas explicações tenham aspectos a ser valorizados, a resposta que mais interessa é aquela, bem pessoal, à pergunta que ele nos faz diretamente, como discípulos seus: “Quem sou eu em sua vida?”

Não é resposta que se dê da noite para o dia; trata-se, sim, de resposta que se constrói com a própria vida, com gestos pequenos e grandes. Fazer o bem, perdoar, amar, trabalhar com dedicação e afinco são formas excelentes de confessar: Senhor, tu és o Cristo de Deus!

Pe. Claudiano A. dos Santos, ssp 

INAUGURAÇÃO DO ALTO DE SANTA RITA


O governador Iberê Ferreira de Souza inaugurou neste sábado (26) o Complexo Turístico-Religioso Alto de Santa Rita. Uma multidão acompanhou a missa em ação de graças e, em procissão, seguiu para conhecer a maior imagem católica do mundo, que tem 50 metros de altura, além dos seis metros de pedestal.

"Além de ser um marco religioso, o Alto de Santa Rita vai estimular a geração de emprego e renda na região. Abre-se uma nova perspectiva para o turismo religioso do nosso Estado, beneficiando o artesanato local, o comércio, e os hotéis e pousadas", declarou o governador Iberê Ferreira de Souza.

O investimento total para a construção do Alto de Santa Rita foi de aproximadamente R$ 6 milhões, incluindo a estátua, os acessos, a iluminação, a praça de eventos, a capela, o estacionamento para 3.000 veículos, além de espaços para lanchonetes e lojas de artigos religiosos.

"Sou devoto de Santa Rita de Cássia e tenho certeza que ela me protegeu na minha cirurgia e nos momentos difíceis que enfrentei", lembrou o governador.

Iberê ainda revelou que o Governo do Estado está licitando novas obras de acesso ao santuário, ampliando a estrutura já oferecida.

O prefeito de Santa Cruz, Péricles Rocha, também se emocionou com a inauguração do Alto de Santa Rita. "Estamos realizando um sonho da população de Santa Cruz.

O Governo do Estado e o Governo Federal foram parceiros da prefeitura nesta obra que será um divisor de águas para a nossa cidade, nos aspectos religioso e econômico", comentou.

O ex-prefeito de Santa Cruz, Luiz Farias, o "Tomba", idealizador do projeto, lembrou que as obras iniciaram em 2008.

"Tenho certeza que Santa Cruz passará por grandes mudanças nos próximos dez anos. A economia da cidade vai crescer com o incentivo ao turismo religioso.

Os devotos de Santa Rita, como eu, estão muito felizes e agradecem o apoio fundamental do Governo do Estado e do governador Iberê Ferreira de Souza para ver este sonho concretizado", finalizou.

Fonte: Assecom/RN 

sábado, 26 de junho de 2010

FESTA DE SÃO JOÃO

Ganhar e perder

Ninguém gosta de perder nada. Ao contrário, nosso impulso instintivo corre na direção da conquista de algo bom. Mas, dependendo da natureza do bem buscado, podemos nos enganar e perder todo o esforço quando erramos o alvo. Se, por exemplo, lutamos para conquistar um prêmio e este for uma quimera ou ilusão, percebemos que não valeu a pena tanto sacrifício e esforço nessa direção. Ao invés de obtermos algo de grande valor, como o de um valioso diamante, percebemos que era apenas um material de vidro lapidado. A decepção é grande! Quantos erros de enfoque estamos sujeitos a cometer, muitas vezes levados pela propaganda enganosa!
Jesus, o Filho de Deus, nos dá verdadeira lição de busca do verdadeiro tesouro. Alcançá-lo exige renúncia, sacrifício, exercício ou contínuo treinamento, boa escolha, remar contra a correnteza dos instintos, da propaganda, espírito crítico adequado, avaliação... Nossos sentidos são continuamente aguçados, provocando apetite para termos atitudes e optarmos por aquilo que é mais cômodo e traz prazer ou bem estar sensível imediato, nem sempre coerente com a busca de valores mais consistentes da vida. Continuamente a mídia nos oferece estímulo para comprarmos ou buscarmos o que é mais atraente no momento. Se não soubermos discernir ou avaliar o que nos oferecem e agradam nossos instintos, podemos não acertar com a boa escolha. Por outro lado, o condicionamento de nossa mente para realizarmos determinadas ações ou planejamento de conduta depende muito de como o aprendemos desde a infância ou influências posteriores.

Evangelho do dia

Ano C - Dia: 26/06/2010



Jesus cura o empregado de um oficial romano

Mt 8,5-17


Quando Jesus entrou na cidade de Cafarnaum, um oficial romano foi encontrar-se com ele e pediu que curasse o seu empregado. Ele disse:
- Senhor, o meu empregado está na minha casa, tão doente, que não pode nem se mexer na cama. Ele está sofrendo demais.
- Eu vou lá curá-lo! - disse Jesus.
O oficial romano respondeu:
- Não, senhor! Eu não mereço que o senhor entre na minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: "Vá lá", e ele vai. Digo para outro: "Venha cá", e ele vem. E digo também para o meu empregado: "Faça isto", e ele faz.
Quando Jesus ouviu isso, ficou muito admirado e disse aos que o seguiam:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel! E digo a vocês que muita gente vai chegar do Leste e do Oeste e se sentar à mesa no Reino do Céu com Abraão, Isaque e Jacó. Mas as pessoas que deviam estar no Reino serão jogadas fora, na escuridão. Ali vão chorar e ranger os dentes de desespero.
E Jesus disse ao oficial:
- Vá para casa, pois será feito como você crê.
E naquele momento o empregado do oficial romano ficou curado.
Jesus foi à casa de Pedro e viu a sogra dele de cama, com febre. Jesus tocou na mão dela, e a febre saiu dela. Então ela se levantou e começou a cuidar dele.
Depois do pôr-do-sol, o povo levou até Jesus muitas pessoas que estavam dominadas por demônios. E ele, apenas com uma palavra, expulsava os espíritos maus e curava todas as pessoas que estavam doentes. Jesus fez isso para cumprir o que o profeta Isaías tinha dito:
"Ele levou as nossas doenças
e carregou as nossas enfermidades."
Algumas pessoas que queriam seguir Jesus 
 
Comentário do Evangelho

Os possessos e doentes vão a Jesus
Estes dois milagres, da cura do criado do centurião e da sogra de Pedro, integram um bloco de dez milagres coletados por Mateus, em preparação ao envio missionário que se segue no capítulo 10. O primeiro milagre destaca a fé de um gentio que supera a fé de Israel. No segundo, a casa, oprimida pelo sistema religioso, é libertada para ser o lugar de serviço e encontro das comunidades. Os possessos e doentes vão a Jesus, na casa, e não ao Templo, buscando a libertação da dominação ideológica e das privações da exclusão.
Autor: José Raimundo Oliva
fonte:paulinas.org

Santo do dia

São Sigismundo (Zygmunt) Gorazdowski
1845-1920Fundou a Congregação das
Irmãs de São José
Irmãs Josefinas

Sigismundo Gorazdowski nasceu em 1o de novembro de 1845, em Sanok, Polônia, numa família muito religiosa, tendo saúde frágil desde a infância.

Após concluir o segundo grau, entrou na faculdade de direito da Universidade de Lwow. No segundo ano de faculdade, descobriu a vocação para o sacerdócio, interrompeu o curso de direito e entrou para o Seminário Maior em Lwow. A sua ordenação sacerdotal foi suspensa por causa do seu grave estado de saúde. Os seus amigos escreveram em suas memórias: "A não admissão à ordenação sacerdotal foi para Sigismundo um golpe muito doloroso, sofreu moral e fisicamente, mas não perdeu a confiança no Senhor Deus". Dois anos depois, o seu estado de saúde melhorou tanto que pôde receber o sacramento da Ordem na catedral de Lwow, no dia 25 de julho de 1871. Seu lema: "Ser tudo para todos, para salvar pelo menos um".

Seu trabalho pastoral foi reconhecido pelo carisma excepcional de unir o trabalho sacerdotal com o trabalho caritativo. Descobrindo a grande pobreza espiritual de seus fiéis e várias dificuldades no anúncio da mensagem evangélica, elaborou e editou "Catecismo", que teve a tiragem de mais de cinqüenta mil exemplares.

Para os jovens, preparou e editou "Conselhos e admoestações". Valorizando muito os sacramentos, especialmente o da eucaristia, iniciou na arquidiocese de Lwow a prática da primeira comunhão comunitária para as crianças. Foi também o grande propagador de lembranças da primeira comunhão e do sacramento da crisma. Padre Sigismundo nunca excluiu ninguém de sua ação de caridade, dedicando-se, especialmente, aos marginalizados pela sociedade e aos doentes vítimas de cólera.

Em 1877, padre Sigismundo iniciou suas atividades sacerdotais e beneficentes em Lwow, e como vigário assumiu o trabalho de catequista em várias escolas, continuando, sempre, o seu trabalho de editor e redator. Preparou e editou "Princípios e normas de boa educação" para os pais e educadores. Publicou, também, muitos artigos, principalmente pastorais, sociais e pedagógicos. Criou a "Sociedade Bom Pastor", para auxiliar os sacerdotes, e fundou a Casa de Trabalho Benévolo, para os mendigos. Como consta nos relatórios dessa Casa, "muitos pobres abandonaram a mendicância e, recuperando a sua dignidade, voltaram à vida decente".

O abrigo para incuráveis e convalescentes foi uma obra de misericórdia cristã em resposta às necessidades de pessoas sofredoras e doentes, vítimas de uma lei do governo que obrigava os enfermos a abandonarem o hospital após seis semanas de internação, independentemente do estado de saúde. Escreveram na época: "Quando ninguém soube acolher os infelizes e doentes desenganados... ele pensou em construir um abrigo aos infelizes".

Não se pode esquecer do "Instituto Menino Jesus" para as mães solteiras e as crianças abandonadas. Atuou, ainda, na Sociedade de Santa Salomé, auxiliando as viúvas pobres com seus filhos, e também na Sociedade das Costureiras Pobres. Foi co-fundador da Associação das Sociedades Beneficentes na Galícia, que coordenava e dirigia todas as obras cristãs de misericórdia. 



sexta-feira, 25 de junho de 2010

Charge

Santo do dia

São Máximo de Turim

Máximo nasceu depois da metade do século IV, na região do Piemonte, na Itália. Não se sabe muito sobre sua vida, mas seu legado está entre os mais importantes da Igreja.

Era discípulo de dois grandes santos: Eusébio de Vercelli e Ambrósio de Milão, sob a orientação de ambos fundou a diocese de Turim, da qual foi nomeado o primeiro bispo.

Deixou obras literárias muito respeitadas, como o livro que reuniu seus numerosos "sermões e homilias", um total de oitenta e nove. Seu estilo claro, persuasivo e de uma refinada e sutil ironia, exortava os paroquianos a unirem-se para lutar contra o exército dos bárbaros pagãos que atormentavam os pacatos habitantes.

De personalidade firme e decidida, com caráter manso e benévolo, diante da invasão dos bárbaros chegou a propor aos seus fiéis, amedrontados pela aproximação do inimigo destruidor, empunhar as armas do jejum, da oração e da misericórdia para enfrentá-lo.

Aos medrosos e acovardados, que pensavam em abandonar a cidade, pregou que seriam injustos e pífios se abandonassem a mãe no perigo, pois a pátria é sempre uma doce mãe.

Entretanto, ao tratar dos temas da doutrina dogmática, a sua palavra era uma luz que aclarava imensamente os textos bíblicos, os quais interpretava com a mais perfeita ortodoxia. Venerado como um dos Padres da Igreja pela Igreja ocidental, documentos mais recentes revelam que ele teria convocado o Concílio de Turim, na condição de primeiro bispo daquela diocese, em 398.

Morreu no ano 423, na sua querida diocese. Segundo antiga tradição local, suas relíquias ficaram escondidas por muitos séculos. Depois, perderam-se durante as várias invasões dos bárbaros e pela ação dos hereges iconoclastas no início do século IX. Finalmente, alguns poucos fragmentos dessas relíquias foram encontrados no século XVII e são conservados na catedral de Turim.

O bispo Máximo tinha uma particular veneração por são João Batista, cuja devoção incutiu aos fiéis que elegeram aquele santo como padroeiro de Turim. Por esse motivo, a Igreja marcou a festa litúrgica de são Máximo de Turim para 25 de junho, um dia após a celebração da Natividade de são João Batista.



 



Evangelho do dia

Ano C - Dia: 25/06/2010



Jesus cura um leproso

Mt 8,1-4
Jesus desceu do monte, e muitas multidões o seguiram. Então um leproso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse:
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser.
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse:
- Sim, eu quero. Você está curado.
No mesmo instante ele ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse:
- Escute! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou.

Comentário do Evangelho
"Eu quero, fica purificado"
Este episódio da cura do leproso aparece nos três evangelistas sinóticos. Com ele, as comunidades cristãs oriundas do Judaísmo confirmavam a fé em Jesus como aquele que superava Moisés, o qual, por sua própria intercessão, obtivera a cura da lepra de sua irmã Miriam (Nm 12,13-14), e Eliseu que, por seu conselho, proporcionara a cura do leproso Naamã (2Rs 5,9-14). Com Jesus a cura é direta (toca com a mão) e imediata, acompanhada do pronunciamento de sua palavra libertadora: "Eu quero, fica purificado". Mateus tem seu Evangelho didaticamente
organizado em torno de cinco discursos de Jesus. Ele coloca este episódio no bloco de dez milagres que sucedem ao discurso inaugural do Sermão da Montanha e preparam o discurso missionário. É característica de Mateus a interpretação de que os milagres de Jesus têm o sentido de confirmarem o anúncio feito por sua Palavra. Jesus cura por sua palavra e seu toque. Este seu gesto, dentro da sua prática comum, tem o sentido mais amplo de libertação das
multidões, as pessoas consideradas impuras e pecadoras que eram excluídas pelo sistema religioso do Templo e das sinagogas, comunicando a todos seu amor vivificante. 
 
Autor: José Raimundo Oliveira
fonte: paulinas.org

O espírito sopra onde quer !



"Nas últimas décadas, um sopro do espírito varre a Igreja, seja do lado protestante seja do lado católico. Quando sopra o vento, nada e ninguém podem detê-lo. Ao mesmo tempo, ninguém pode-lhe permanecer neutro, indiferente. Vêem daí os prós e contras frente ao crescimento dos movimentos carismáticos ou pentecostais, tanto no catolicismo como no protestantismo"...



"Uns os batizam de espiritualismo intimista e privativo, estéril e ineficaz. Outros neles encontram a razão de ser para sua trajetória cristã, com a certeza de que, finalmente, puderam encontrar o caminho..."



"Na impossibilidade de mudar os destinos do mundo e da humanidade, o melhor é escapar para outra dimensão. Resulta que, em não poucos casos, o pentecostalismo protestante ou católico se converte numa espécie de "barquinho de salvação" diante da sociedade imutável. e o mundo está perdido, mergulhado no pecado, mas eu encontrei Jesus..." 

 Pe. Alfredo J. Gonçalves  - Assessor das Pastorais Sociais.



CIDADE DO SOL E DOS BURACOS !

Natal é a cidade dos buracos... Não, a linguagem não é figurativa, referimo-nos as cavidades que se apresentam nas vias urbanas de nossa linda cidade. Eles são de todas as magnitudes: Pequena, média e de grande profundidade. São democráticos porque se apresentam em todos os bairros e regiões da cidade espacial do Brasil.

Imaginem se as chuvas estivessem castigando a nossa cidade! Sabemos que não é fácil administrar uma cidade de quase um milhão de habitantes, mas com relação aos buracos, há uma sensação que nada ou pouca coisa estão fazendo. Falta de recursos? Falta funcionários? Falta competência? A tristeza é que estes buracos não são nada comparados com os outros (buracos) que esta administração municipal está nos levando...

P.S - O BLOG GLM  protocolará reclamação à OUVIDORIA DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN. Pelo menos intercederemos pelos buracos da Av. Abmael Florêncio e Av. Paulistana. Que Deus nos Ajude!


Av.Abmael Florêncio, Alvorada, Nossa Senhora da Apresentação -  
(Próximo ao IFRN da Zona Norte)

O mesmo buraco acima em perspectiva aérea (rir pra não chorar)

Buracos da Av. Paulistana, Conjunto Panatis I


NO TÚNEL DO TEMPO !

 

 

Há um ano morria o astro americano Michael Jackson. Personalidade excêntrica, bizarra, louca até, mas de talento inquestionável. O rei do pop é daquelas figuras que queiramos ou não, marcou uma era, uma época e uma geração. Ele é tão notável que a pergunta que todos fazem é a seguinte: Onde você estava quando Michael Jackson morreu?

O BLOG GLM, "testemunha ocular da história", fazia há um ano a seguinte publicação:

Michael Jackson morreu !  

Em 01 de abril de 1992 eu estava na Bélgica e lia no jornal local a seguinte machete: "Cantor americano Michael Jackson fará hoje show a céu aberto em Bruxelas". Os meus amigos me incentivaram a ir vê-lo, até porque, eu não podia perder esta oportunidade de ver o maior cantor do mundo !


Quando eu decide ir ao show, fui alvo das risadas e galhofas do pessoal, pois eu tinha acreditado em uma lorota de 1º de abril, dia mundial da mentira, pelo menos acho que no ocidente. Na Europa é muito comum os jornais embarcarem na brincadeira e publicarem mentiras para o deleite dos leitores.

Lembro disso agora, pois acabo de ler que site americano anuncia a morte do famoso Cantor Michael Jackson. Espero que seja mais um brincadeira de primeiro de abril fora de época. A veracidade da notícia ainda é duvidosa, mas, de toda forma, presto aqui a homenagem a este cantor de origem humilde, negro, polêmico, envolvido em tantas confusões, mas de indubitável talento. Se for verdade é uma triste notícia de um cantor que faz parte, principalmente, da minha infância e adolescência. Se for mentira, fica a a homenagem !

Quem nunca tentou imitar os passos do astro e não cantou "That this is thriller, thriller, Thriller night..."



Luiz Teixeira

quinta-feira, 24 de junho de 2010

BRASIL X PORTUGAL (Copa do Mundo de 2010)

 
Hoje a seleção brasileira entra em campo. O país para! Ninguém faz nada a não ser acompanhar o grande jogo. Fico a pensar: Será que eu encontraria alguém na praia a caminhar? Numa Igreja a rezar? Ou mesmo alguém a trabalhar? No Brasil o futebol é mais do que um esporte. Sim, não encontrarei ninguém porque também estarei de frente a tevê.

O poeta já dizia: Felizes todos aqueles "que botaram nas Letras Brasileiras o que a gente sentiu e nunca conseguiu dizer". Viva Milton Nascimento e Fernando Brant !

Luiz Teixeira




AQUI É O PAIS DO FUTEBOL

Brasil está vazio na tarde de domingo, né?
olha o sambão, aqui é o país do futebol
Brasil está vazio na tarde de domingo, né?
olha o sambão, aqui é o país do futebol

No fundo desse país
ao longo das avenidas
nos campos de terra e grama
Brasil só é futebol
nesses noventa minutos
de emoção e alegria
esqueço a casa e o trabalho
a vida fica lá fora
dinheiro fica lá fora
a cama fica lá fora
família fica lá fora
a vida fica lá fora
e tudo fica lá fora

Santo do dia

Natividade de São João Batista
A Bíblia nos diz que Isabel era prima e muito amiga de Maria, e elas tinham o costume de visitarem-se. Uma dessas ocasiões foi quando já estava grávida: "Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo" (Lc 1,41). Ainda no ventre da mãe, João faz uma reverência e reconhece a presença do Cristo Jesus. Na despedida, as primas combinam que o nascimento de João seria sinalizado com uma fogueira, para que Maria pudesse ir ajudar a prima depois do parto.

Assim os evangelistas apresentam com todo rigor a figura de João como precursor do Messias, cujo dia do nascimento é também chamado de "Aurora da Salvação". É o único santo, além de Nossa Senhora, em que se festeja o nascimento, porque a Igreja vê nele a preanunciação do Natal de Cristo.

Ele era um filho muito desejado por seus pais, Isabel e Zacarias, ela estéril e ele mudo, ambos de estirpe sacerdotal e já com idade bem avançada. Isabel haveria de dar à luz um menino, o qual deveria receber o nome de João, que significa "Deus é propício". Assim foi avisado Zacarias pelo anjo Gabriel.

Evangelho do dia

Ano C - Dia: 24/06/2010


O nascimento de João Batista 
Lc 1,57-66.80

Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. Quando o menino estava com oito dias, vieram circuncidá-lo e queriam lhe dar o nome do pai, isto é, Zacarias. Mas a sua mãe disse:
- Não. O nome dele vai ser João.
Então disseram:
- Mas você não tem nenhum parente com esse nome!
Aí fizeram sinais ao pai, perguntando que nome ele queria pôr no menino. Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e escreveu: "O nome dele é João." E todos ficaram muito admirados. Nesse momento Zacarias pôde falar novamente e começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com muito medo, e as notícias dessas coisas se espalharam por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviam essas coisas e pensavam nelas perguntavam:
- O que será que esse menino vai ser?
Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele.
O menino cresceu e ficou forte de espírito. E viveu no deserto até o dia em que apareceu diante do povo de Israel. 
Comentário do Evangelho

Os verdadeiros profetas fazem dom de sua vida
O nascimento de João Batista é apresentado, por Lucas, em paralelo com o de Jesus. Na narrativa do nascimento de João, a questão central é o seu nome. Zacarias era sacerdote no Templo e pela tradição o primeiro filho devia receber o nome do pai. Na anunciação a Zacarias, o anjo já comunicara seu nome, João, que significa "o Senhor é
misericórdia". Todos se perguntavam: "O que vai ser este menino?". O nascimento de João em idade tardia de Isabel, fora do comum, e a mudança do nome, indicando a ruptura com a tradição do Judaísmo, eram sinais de que este
menino era chamado por Deus a participar de uma missão surpreendente.

Autor: Jose Raimundo Oliveira
fonte: paulinas.org

24 de junho de 1519

 Voce sabia
Aos 39 anos de idade, Lucrécia está prestes a enfrentar outro parto. Prevendo sua morte, ela enviou uma carta ao papa Leão X pedindo a bênção especial. Cercada de amor familiar, em 24 de junho de 1519, morre Lucrécia Bórgia em Ferrara, após uma longa febre pós-parto. A bênção papal não veio a tempo, mas Leão X escreveu ao viúvo que lamentava muito a morte da "boa duquesa", de quem o "inesquecível amigo César falava com tanto carinho". Foi sepultada no convento de Corpus Domini (do qual ela foi protetora em vida), em Ferrara, em um hábito de freira.
Sua vida se situou no centro da era renascentista – grande explosão artística, literatura refinada, esplendor de festas e, ao mesmo tempo, de violência, traições e assassinatos. Um destino maldito parecia envolvê-la e sofreu calúnias dos inimigos do pai – chegando até a ser acusada de duplo incesto, como o pai e com o irmão, o que durante muito tempo horrificou as imaginações. O irmão, por razões políticas, matou seu primeiro marido e mandou estrangular o segundo . A vida de Lucrécia estimulou as lendas, por sua beleza, por sua inteligência, seu refinado sentido político e seu talento. Admirada por brilhantes espíritos, em Ferrara foi adorada e apelidada «A Mãe do Povo».
Geofredo (Jofrè) Bórgia, o menos turbulento dos filhos de Vanozza e do então Cardeal Roderigo, é encarado hoje como o melhor dos Bórgia. Sempre apagado diante de seus irmãos: João ou Giovanni, que nem tinha escrúpulos, o ambicioso César, a brilhante Lucrécia. Geofredo nunca se importou, como atesta um contemporâneo e, como tinha real vocação religiosa, foi feito cardeal após a morte de sua mulher Sanchia, em 1504. Quando desgraçadamente morreu seu irmão César três anos depois, foi obrigado a deixar a Igreja como único varão na família. Casou-se então por segunda vez com Maria de Milão, sendo pai de Francesco, Marina, e Lucrécia Bórgia, batizada em homenagem à irmã. Morto em 1517, parece ter sido o único Bórgia a levar vida correta.
Francisco ou Francesco, filho de Lucrécia, foi marquês de Massolambarda e pai de dois filhos. Morreu em 1578.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

APROVAÇÃO DO GOVERNO EM NATAL/RN




Na recente pesquisa realizada em Natal, com 1.200 questionários, foi feita a seguinte pergunta de avaliação administrativa:

De um modo geral, o (a) sr.(a) aprova ou desaprova o Governo do Presidente Lula?

APROVA   82.67
DESAPROVA 10.75
SEM OPINIÃO FORMADA 6.58


FONTE: Fator RRH

ESSE PROBLEMA NÃO É NOVIDADE POR AQUI !

Quem assistiu o telejornal local da tevê Globo (TV CABUGI), agora à noite, viu a matéria sobre a verdadeira lagoa que se forma na Av. Moema Tinôco, próximo ao cemitério do Pajuçara, entrada do Conjunto Brasil Novo. Um caos na via urbana; caminho para uma das praias mais famosas do Brasil: JENIPABU ! Uma vergonha ! parafraseando jornalista de pouca vergonha.

O BLOG GLM  foi o primeiro a divulgar o sério problema naquela avenida há três meses, inclusive, a reclamação foi feita à OUVIDORIA DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN.  Abaixo a publicação que não nos deixa mentir...




VIVA A COPA ! Enquanto isso no Brasil...

 União dos Palmares/AL


Deu no Estado de São Paulo

Dois dias após a chuva que devastou 21 cidades, Alagoas procura mais de mil desaparecidos.

O presidente Lula declarou que a situação exige "esforço de guerra" e mobilizou as Forças Armadas. Alguns locais foram destruídos pela força das águas das chuvas e da correnteza dos rios.

No limite com Pernambuco, houve o rompimento de uma represa. Nos dois Estados, o número de mortos chega a 38 e a previsão para hoje é de mais chuva.

CORRIDA PRESIDENCIAL !



O povo só pensa em bola. A gente só fala em Copa do Mundo: Dunga, Kaká ,Maradona, jabulani, goooooooooool ! Mas a vida por aqui continua e as eleições, o que realmente importa e muda a nossa vida, caminha e se aproxima. Vejam a pesquisa mais atual da corrida presidencial.


Deu na Folha de São Paulo

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada na tarde desta quarta-feira aponta Dilma Rousseff (PT) pela primeira vez liderando a disputa à Presidência, com 40% das intenções de voto.

José Serra (PSDB) tem 35% e Marina Silva (PV), 9%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. Em um eventual segundo turno, Dilma também bate Serra por 45% a 38%, de acordo com a pesquisa.

Na última CNI/Ibope, de março, Serra liderava com 38% das intenções de voto contra 33% da petista. Marina tinha 8%.

A última pesquisa do Datafolha, de 20 e 21 de maio, apontou empate entre o tucano e a petista, com 37% das intenções de voto cada um. Mais ou menos na mesma época, os institutos Sensus e Vox Populi divulgaram pesquisas em que Dilma aparecia ligeiramente à frente, mas dentro da margem de erro, ou seja, em empate técnico.

No início de junho, o Ibope também apontou empate numérico entre Dilma e Serra (37% das intenções de voto).


A VIDA CANTADA É LINDA !


A TODOS QUE AMAM A VIDA NA PLENITUDE, QUE RECONHECEM "DEUS" NA CRIAÇÃO E NO PRÓXIMO
"TOCANDO EM FRENTE"




Fonte: Blog "Se avexe não!"

Humor

tirinhas engraçadas

Santo do dia


São José Cafasso


José Cafasso nasceu em Castelnuovo d'Asti, em 1811, quatro anos antes do conterrâneo João Bosco, o Apóstolo dos Jovens e também santo da Igreja. Ambos trabalharam, na mesma época, em favor do povo e dos menos favorecidos, material e espiritualmente.

Mas enquanto João Bosco era eloqüente com os estudantes, um verdadeiro farol a iluminar os caminhos tormentosos da adolescência, Cafasso dedicava-se à contemplação e a ouvir seus fiéis em confissão, o que acabou levando-o aos cárceres e prisões.

Estava determinado a ouvir os criminosos que queriam se confessar e depois consolá-los mesmo fora da confissão. Era uma figura magra e encurvada devido a um defeito na coluna que o fazia manter-se nessa posição mesmo nas horas em que não estava no confessionário.

Padre Cafasso freqüentou o curso de teologia de Turim e ordenou-se aos vinte e dois anos. Difícil predizer que seria um grande predicador, mas com sua voz mansa e suave era muito requisitado pelos companheiros de sacerdócio, que procuravam os seus conselhos.

Formado, passou a dar aulas e acabou tendo João Bosco como aluno. Apoiou Bosco em todas as suas empreitadas, inclusive quando lotou a escola de jovens pobres de toda a região que não tinham dinheiro para a educação.
Quando Bosco retirou a criançada e a levou para sua própria casa, em Valdocco, foi a ajuda financeira de seu mestre José Cafasso que tornou isso possível. E ele fez mais: pouco antes de morrer, doou tudo o que possuía a João Bosco, para que ele continuasse sua obra no ensino e orientação dos jovens.

Morreu jovem, com apenas quarenta e nove anos, no dia 23 de junho de 1860. O título de "Padroeiro dos Encarcerados e dos Condenados à Pena Capital" esclarece bem como viveu o seu apostolado. Suas visitas aos cárceres eram o consolo dos presos e sua figura tornou-se a presença mais constante em todos os enforcamentos realizados em sua cidade, Turim. Mas sua ajuda não se limitava aos encarcerados, estendia-se às famílias, ao socorro às esposas e aos filhos para que não se desviassem do caminho de Cristo.

Padre José Cafasso era sempre o último companheiro de todos os que seriam executados no cadafalso, por isso ficou conhecido, entre o povo, como o "padre da forca". Em 1947, foi canonizado, e sua veneração litúrgica designada para o dia de seu trânsito.

Evangelho do dia

Ano C - Dia: 23/06/2010



Os falsos profetas

Mt 7,15-20


- Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo. Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem. 
Comentário do Evangelho
Os verdadeiros profetas
Mateus articula, aqui, dois temas: o dos falsos profetas e o da árvore e seus frutos. O tema dos falsos profetas pertence à tradição profética de Israel e está presente no discurso escatológico (Mt 24,5.11) e no Apocalipse
(Ap 16,13; 19,20; 20,10). Está também na narrativa de um conflito entre Jesus e os fariseus (Mt 24,4-5.24). O tema da árvore e seus frutos pode ser encontrado em Eclo 27,6, bem como a pregação de João Batista (Mt 3,10) dirigida
contra os chefes religiosos de Jerusalém. Mateus insere os dois temas neste bloco do Sermão da Montanha como atualização das palavras de Jesus dirigidas, agora, às comunidades. Percebe-se que havia, nestas, alguns problemas graves de comportamento. Não há elementos para precisar estes problemas. Seriam pessoas que mantinham uma aparência de sinceros seguidores de Jesus, mas na prática agiam em proveito próprio. Seus frutos não eram bons. A comunidade não devia deixar-se seduzir por suas palavras e por sua prática incoerente. Os verdadeiros profetas são aqueles cujos frutos são o dom de sua vida para restaurar a vida no mundo, integrando-a no amor e na vida de Deus. 
Autor: Jose Raimundo Oliveira
fonte: paulinas.org

terça-feira, 22 de junho de 2010

Essa postagem? Não sei o título.‏

 
 
Ontem à noite quando eu vinha do trabalho sentei em uma cadeira do lado de uma janela dentro do ônibus. Estava meio pensativo. Encostei a cabeça no vidro e fiquei olhando aqueles prédios altos enquanto o ônibus fazia o seu percurso normal. Dentro de mim um sonho invadia os meus pensamentos: queria ser um dos moradores de um daqueles prédios. Fiquei me imaginando morando no alto. Bem alto. Um apartamento espaçoso, arrumado, do lado da sombra e bem arejado. Pensei tanto, tanto que cheguei a fechar os olhos e sonhar acordado. Quando voltei à realidade vi que os meus pensamentos eram apenas desejos frustrados. Com o salário que ganho jamais terei a chance de morar em um lugar tão emocionante e tão chique quanto um apartamento de luxo.
Desencostei a minha cabeça do vidro da janela, ajeitei o meu corpo na cadeira e percebi que eu teria de descer na parada seguinte. Dentro do ônibus tinham muitos estudantes que estavam vindos da faculdade. Dei uma olhada rápida em todos e fiquei pensando comigo: um dia também fui um estudante igual a eles, mas não prossegui. Abandonei os livros depois de ter terminado o ensino médio e hoje estou aqui vindo do trabalho com um pacote de pão nas mãos.
Senti-me angustiado e fiquei pensando que todos já nascemos com o destino traçado. Quem veio ao mundo para conseguir e possuir alguma coisa, a tem e a possui. Quem veio para não possuir nada, por mais que tente, não conseguirá.
Lembrei do meu pai que desde jovem foi pescador e nunca conseguiu construir sua casinha de tijolo. Enquanto que pescadores mais novos, com o mesmo trabalho que o meu pai tinha, construíram casas, compraram carros... Progrediram.
Eu não tenho dúvidas que o destino existe. Lógico que, muitas vezes, a gente procura mudar algumas situações. Só, nem sempre, se consegue alcançar os objetivos. Conheço tanta gente que já ralou tanto na vida em prol dos seus planos e continuam piores do já foram. São pessoas que nas nasceram com estrelas na testa. Ou será que estou errado em pensar assim? Não sei.
Voltando a mim.
Eu puxei o cordãozinho da campanhinha do ônibus e desci. Peguei o meu celular e liguei pro taxista que me deixa em casa todas as noites. Rapidinho ele me pegou na parada e me trouxe. No caminho puxei conversa. Perguntei o que ele acha da minha pessoa. E ele me disse que se eu não fosse gente boa ele teria percebido desde o primeiro dia em que veio me deixar aqui. E isso já tem um ano. Então ele continuou falando que é fácil perceber as pessoas que têm corações bons. E que eu sou uma dessas pessoas que merece ser feliz.
Eu o interrompi dizendo-lhe que dentro de mim existe uma voz que me diz que um dia encontrarei o meu caminho. Não sei quando. Mas chegará o meu dia.
Ele é um senhor de idade que não parece ter a idade que tem: 62 anos. Uma pessoa que desde muito tempo trabalha na noite e que já foi assaltado três vezes. Mesmo assim nunca perdeu sua fé em Deus e continua seguindo seu caminho. Não somos amigos ainda, mas conversamos bastante sempre.
Ele parou de frente a minha casa como sempre faz, esperou que eu abrisse os cadeados do portão: são três. E me desejou uma boa noite. Entrei e estou aqui escrevendo como sempre faço quando chego do trabalho na madrugada.
A minha TV tá ligada aqui na minha frente sem som e estou apenas ouvindo Enya cantar suas músicas quase instrumentais. São elas que sempre ouço quando me sento para escrever. A melodia enche a minha alma de inspiração e me traz certa felicidade enquanto os meus dedos deslizam nesse teclado digitando palavras que formam as frases dos meus textos tão simples por eu não tantos conhecimentos como deveria. É por isso que esse blog é diferente de tantos que conheço. Aqui escrevo sobre mim sem medo dizer quando estou triste, quando me decepciono ou quando choro. Nunca tive vergonha dos meus sentimentos. Acho que é por isso que ainda não encontrei a pessoa que nasceu pra mim.
Às vezes tem gente que acha meloso demais ouvir alguém falar de amor com tanta sinceridade. Tenho colegas que não curtem sinceridade sentimental. Metade diz que o amor não existe e a outra metade fica em cima do muro. A metade que crer na não-existência do amor diz que é feliz porque não se apega a ninguém. E a metade que fica em cima do muro, muitas vezes ama e não sabe se deve demonstrar seu sentimento.
Eu não tenho medo de dizer que amo, se eu estiver amando. Não tenho vergonha de dizer que gosto se estiver gostando. Sou assim. Nasci assim. Vivo assim.
 
João do Amor