sábado, 5 de junho de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 05/06/2010

O supérfluo ou tudo para Deus?
Mc 12,38-44


Ele dizia ao povo:
- Cuidado com os mestres da Lei! Eles gostam de andar para lá e para cá, usando capas compridas, e gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças; preferem os lugares de honra nas sinagogas e os melhores lugares nos banquetes. Exploram as viúvas e roubam os seus bens; e, para disfarçarem, fazem orações compridas. Portanto, o castigo que eles vão sofrer será pior ainda!
Jesus estava no pátio do Templo, sentado perto da caixa das ofertas, olhando com atenção as pessoas que punham dinheiro ali. Muitos ricos davam muito dinheiro. Então chegou uma viúva pobre e pôs na caixa duas moedinhas de pouco valor. Aí Jesus chamou os discípulos e disse:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque os outros deram do que estava sobrando. Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para viver. 
COMENTÁRIO

Jesus adverte sobre a exploração e o poder

Ensinando no Templo, Jesus adverte o povo sobre a sua exploração por parte dos escribas. Estes ostentam poder e piedade para humilhar o povo simples e mantê-lo sob seu domínio. Jesus senta-se em frente ao tesouro, que ocupava uma sala do Templo. Observava como a multidão punha dinheiro nos cofres externos. Os ricos, interessados em fortalecer o sistema do Templo, que os escudava, colocavam grandes quantias nos cofres. Uma pobre viúva, que representa a multidão dos fiéis empobrecidos que também depositavam suas ofertas, vem e deposita duas moedinhas. Jesus declara que a pobre viúva deu tudo o que possuía. Com isto Jesus, em continuidade à denúncia dos escribas que devoram as casas das viúvas, denuncia o próprio sistema do Templo. Com as exigências de suas leis, de seus dízimos e ofertas, os chefes do Templo exploram os pobres, acumulando riquezas nos cofres do tesouro do Templo.

Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: Paulinas.org

Nenhum comentário: