sexta-feira, 11 de junho de 2010

HOMENAGEM A PADRE THIAGO

Por Tribuna do Norte

O Brasil passava pela ditadura militar quando padre Tiago Theisen se mudou para Natal, em março de 1968. Ele se fixou no bairro de Bom Pastor, na casa próxima ao antigo leprosário, e até hoje se encontra no local que é a base da sua missão. As quatro décadas de dedicação ao povo menos “abastecido”, como ele costuma se referir à camada mais pobre da população, rendem ao religioso belga uma festa na paróquia de Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina. A programação começa às 19h30 de hoje e será ilustrada com a exposição “O comunicador: viver é comunicar-se”.
Aos 78 anos, ele mantém a espirituosidade e a simpatia que lhes são peculiares e renderam ao longo do tempo diversas amizades sólidas. Pleno em suas atividades, que se misturam entre religiosas e socais, dirige o próprio carro para se deslocar entre tantos afazeres. “No domingo à noite, depois de passar o fim de semana celebrando missas, casamentos e batizados, chego em casa só o coió”, diz em perfeita linguagem potiguar. Padre Tiago é assim, um homem do povo, que se desdobra em ensinar que as pessoas devem compartilhar o que são, o que têm, o que sabem, o que fazem e o que sentem.

Nos alpendres de sua casa simples e histórica, no bairro que ajudou a construir, algumas senhoras belgas repousam  em redes. Faz questão de apresentar uma das amigas à fotógrafa, revelando que são xarás. “Diga muito prazer, Marianne”, ensina-lhe uma saudação em português. Nesse momento, a fama de conservador, que as más línguas inventaram, dissipa-se totalmente. Pelo contrário, tínhamos à nossa frente um educador que conhece todas as teorias e métodos construtivistas, de Freinet a Paulo Freire, passando por Jean Piaget e outros não menos conhecidos. 


Consciente de que a educação infantil é a base para a construção da personalidade do ser humano, padre Tiago tomou como ponto de partida a construção de escolas de ensino fundamental. Quando chegou em Natal, sua missão era “pastorear as ovelhas” de diversas localidades das zonas Oeste e Norte. “Diante de tantos problemas, você tem que escolher uma prioridade. Algumas soluções têm que ser a longo prazo, por isso acredito e acreditarei sempre na educação”.

Evangelizador muda cenário religioso do RN

Pelas mãos de um evangelizador que modificou o cenário religioso do Rio Grande do Norte, veio de longe o padre que há 40 anos dissemina a semente da boa educação para uma parcela significativa da população potiguar. Quando era arcebispo metropolitano, Dom Nivaldo Monte esteve na Bélgica e convidou padre Tiago Theisen para conhecer e trabalhar nesta longínqua terra.

Havia tão poucos padres no Estado e a população era tão pequena, que a paróquia atribuída ao padre europeu compreendia desde o Bom Pastor até a praia de Pitangui. A partir da construção da ponte de Igapó, nos anos 70, padre Tiago pôde conhecer mais seu território. Com o passar do tempo, o religioso recebeu também a atribuição de comunicador. Para driblar a barreira do idioma, ele apresentava pequenas palestras para as comunidades com o auxílio de um retroprojetor. “Eu era um subversivo”, ironiza.

2 comentários:

Unknown disse...

Gente, eu não vou nem comentar por que nao daria espaço e tempo. Más esta preciosidade ai é um Sacerdote Eternamente. Agradeço a Deus por ter mandado este anjo pastor para nosso meio!!!

Unknown disse...

gente atenção: esta é uma reportagem do ano passado!!!