domingo, 6 de junho de 2010

SEMPRE É TEMPO DE REFLETIR

Quando o amor existe dentro de nós a gente deixa passar muitas coisas que nos afetaria se não entendêssemos que amar o outro é bem mais interessante que odiá-lo. Não adianta vivermos com o coração cheio de mágoas. É muito frustrante e doloroso. Só nos prejudica. A gente se torna uma pessoa amarga, triste, inquieta, desacreditada, vingativa e muito antipática. As pessoas que a gente gosta, ao perceberem o nosso desejo de retribuir o mal que nos fizeram, terminam nos dizendo tchau. 

Você já parou para pensar sobre isso? Já entendeu que a vingança é coisa do inimigo? Já sentou em algum lugar e refletiu sobre esse sentimento de raiva que existe dentro de você? Ainda não, né? Tudo bem. 

Sempre é tempo de refletir. Sempre é tempo de se arrepender e pedir perdão. Sempre é tempo de olhar pro outro e dizer que reconhece seu erro. Sempre é tempo de usar a sinceridade para diminuir o peso da sua consciência. Quando não se faz isso não se consegue dormir e viver em paz consigo mesmo. Lógico que somos humanos e por isso erramos aqui e ali. 

Agora olhe pra dentro de você com os olhos da sua alma. Aquela pessoa que te ofendeu mora dentro do teu coração, né? De certa forma, também faz parte da tua vida. Mas te ofendeu quando disse aquelas palavras e deixou claro aquelas desconfianças sobre ti. Em apenas um momento de raiva não conseguiu controlar o que há tanto tempo queria dizer sobre você e nunca teve coragem. 

Você tá triste agora. Acho que consigo te compreender. Já passei por isso. Mas você também disse poucas e boas. Suas palavras na intenção de revidar foram bem mais ferinas que as que você ouviu. Digo isso porque talvez eu conheça um pouco de ti.

Não queira ser igual aos outros. A tua identidade é bem mais importante que a identidade dos outros. Você tem tua personalidade, teu jeito, tuas manias, tuas “loucuras”, teu modo de pensar, teu modo de agir, tuas vontades. Não é igual a ninguém. Então procure ser feliz. Guardar mágoas só adoece o teu coração e o teu humor. Não te leva a nada! 

Às vezes se torna difícil conversar com alguém que o tempo todo estar com o semblante carregado de revolta, de ódio, de mau humor. Quando na realidade os culpados não fomos nós. É necessário que a gente saiba diferenciar um problema que é nosso. Quem tá de fora não tem nada haver com o que nos aconteceu. A gente tem de amadurecer e aprender com o dia-a-dia. E aqui cabe um ditado que diz: “se hoje a gente plantar sementes boas, teremos chances de amanhã colhermos frutos maravilhosos”. 

Talvez eu nem te conheça e esse texto tenha te tocado de alguma forma. No fundo o meu objetivo em escrevê-lo foi fazer algumas pessoas entender que a pureza cristalina que existe em nós mora em nosso coração. Por isso é muito importante mantermos esse órgão poético, que Deus nos deu, livre de todas as más intenções.


João do Amor

Nenhum comentário: