O que você será capaz de fazer por dinheiro? Será que você tem certeza de conhecer o seu limite? Você acredita que dinheiro nenhum lhe compra? Alguém já lhe fez alguma proposta indecente? De quanto você precisa para quitar seus débitos?
Muita gente diz não a todas essas interrogações. Mas o dinheiro tem um poder absurdo. Vejo por aí muitas coisas acontecerem por causa dele. Pessoas que, aparentemente, nem precisam, mas terminam aceitando a oferta. São tantos artistas tirando a roupa, fazendo filmes pornôs; mulheres alugando seu corpo, homens virando garoto de programa, adolescentes aceitando uns trocados em nome do sexo, crianças sendo abusadas, jovens se envolvendo com drogas...
Fico pensando mil coisas diante de tantas aberrações. E o pior é que isso nunca vai mudar. A tendência é piorar sempre mais. Existe interesse em quase tudo que se faz por alguém. Pouco é feito de coração e peito aberto. Sempre existe a esperança de se ganhar algum dinheiro em tudo que se faz. Até mesmo um simples favor.
Um casamento hoje em dia é todo planejado em cima da fortuna de um dos cônjuges. Observa-se se ele ou ela tem poder aquisitivo pra manter uma vida a dois. Na realidade o lado mais visto nessa situação é o futuro. O lado mais “humilde” quer se dar bem no final do relacionamento. Casais dizem: estamos casando por amor. Aí vem a seguinte pergunta: Será mesmo?
O amor é um sentimento que não é comprado. Quem o tem dentro de si é porque o recebeu de Deus e não dos homens. Quem se ama procura não se machucar nem machucar os outros. Quem se ama passa a vida toda fazendo por onde ser feliz e tentando mostrar a alguém que tem o desejo de ver o outro feliz também.
Longe de mim criticar alguém. Só me sinto mal ao ver e entender que o dinheiro significa quase tudo na vida dos ambiciosos. Ambição em demasia é uma doença que não tem cura. E por assim ser, muitas vezes termina prejudicando e tornando vítimas quem não merecia. Ou quem foi mal compreendido.
Possuir dinheiro é bom. Não restam dúvidas. Mas ele pode fazer mal quando ultrapassa os limites das necessidades. A pessoa sempre quer mais e chega um momento que perde a noção do seu querer. É quando é capaz de fazer tudo por dinheiro.
E você, o que já fez por dinheiro? E o que será capaz de fazer?
Cuidado pra não responder besteiras. Sua resposta lhe dirá quem és de verdade.
João do Amor
Nenhum comentário:
Postar um comentário