quinta-feira, 30 de junho de 2011

FORA MICARLA NA ZONA NORTE !



Os manifestantes do movimento “Fora Micarla” preparam um novo ato para o próximo sábado (2). A concentração será no Complexo Cultural Caldeirão da Cultura (antiga Penitenciária João Chaves), às 8 horas da manhã. Os participantes do manifesto estão distribuindo panfletos, convidando a população para participar do ato, que, segundo eles, irá defender uma Natal melhor, sem a prefeita Micarla de Sousa (PV).

O ato na Zona Norte ocorrerá uma semana depois de a prefeita ter recebido apoio de moradores da região. A intenção é mostrar que os moradores da Zona Norte também não estão satisfeitos com a gestão municipal. “Estaremos todos e todas juntos com um só objetivo: construir coletivamente uma Natal melhor”, diz o panfleto.

Os manifestantes também enfatizam que o movimento é apartidário. Além disso, eles dizem que o movimento surgiu do desespero da população, “por Natal estar afundada em corrupção promovida pela prefeita e seus apoiadores, Rosalba Ciarlini (DEM), José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB)”.

Fonte: Dnonline

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Catequese da Igreja de São Marcos (Panatis II)
continua com inscrições abertas para o Crisma 2011/2012

As incrições são feitas após as Missas (quartas-feiras e domingos). 
Os encontros começaram no dia 02 de julho às 19h

POLÊMICA


A Deputada estadual Miriam Rios (PDT-RJ), conhecida como uma representante da Renovação Carismática Católica e apresentadora da Canção Nova, se viu envolvida em polêmica contra o homossexualismo. Em pronunciamento no Rio de Janeiro, quando de debate sobre projeto de lei estadual que trata da homofobia, ela defendeu suas teses e princípios. Alguns a chamam de preconceituosa;  outros a chamam de defensora dos valores cristãos.
Os dois vídeos abaixo mostram os dois lados da moeda. Amigos leitores, tirem suas conclusões.




 

CANTAR E REZAR !


PARABÉNS ABCDISTAS !

Na próxima quarta-feira (29/06/11), o ABC F.C, um dos mais populares times de futebol do estado, aniversaria. Um jovem de 96 anos. A viver uma ótima fase, participante da série B do futebol brasileiro, sendo, inclusive, o único invicto no campeonato, é a alegria e orgulho do seu torcedor que vibra como a muito tempo não fazia.

Nesta data tão importante, parabenizamos todos os nossos leitores/torcedores abcdistas. Especialmente ao nosso amigo e colaborador Antônio Carlos que nos ajudou nesta homenagem. 

Parabéns ABC F.C ! Muitos anos de vida com muitas vitórias e acessos !

Toninho, o primogênito do Prof. Antônio Carlos


Emocionado Presidente, Rubens Guilherme Dantas, do ABC F.C.


RIR PARA NÃO CHORAR !!

Flagrante do bom humor do natalense hoje no trânsito de Natal/RN
"Velocidade controlada por BURACOS - Prefeitura Municipal de Natal"

A administração municipal de Natal/RN começou a operação tapa-buraco, depois que conseguiu transformar as vias públicas de nossa linda cidade num queijo suíço. O hilário são os comentários de certos jornalistas e blogueiros a defender a tese de que a população irá mudar de opinião a respeito da Prefeita logo que  notar as ruas "consertadas".

Pelo contrário, a dita "operação" só aumenta a percepção do descaso e da incompetência da gestão da Sra. Micarla de Souza. Tomando como base a Av. Paulistana, no Conjunto Panatis, nossa comunidade, vê-se a "tapação" dos buracos. Notório serviço de qualidade duvidosa, realizado no período das chuvas, que já dá sinais de gestação de novos buracos. Consequência: Dinheiro público jogado no ralo.

É isso! Fora Micarla? Não sabemos. Será que não devemos viver esta penitência?


sábado, 25 de junho de 2011

CANTAR E REZAR !



Ó SENHOR NÓS ESTAMOS AQUI
Frei Luiz Turra

1. Ó Senhor nós estamos aqui,/ junto à mesa da celebração,/ simplismente atraídos por Vós,/ desejamos formar comunhão!

Refrão: Igualdade, fraternidade,/ nesta mesa nos ensinais./ As lições que melhor educam,/ na Eucaristia é que nos dais! (Bis)

2. Todos cantan o vosso louvor,/ pois em Vós todos nós somos irmãos./ Ouviremos com fé, ó Senhor,/ os apelos de libertação

3. Este encontro convosco, Senhor,/ incentiva a justiça e a paz;/ nos inquieta e nos convida a sentir/ os apelos que o pobre nos faz.

4. Acolheis com o vosso perdão,/ todo homem disposto a crescer,/ ao redor desta mesa, Senhor/ a unidade podemos viver!


Corpus Christi em nossa Paróquia

A celebração de Corpus Christi em nossa Paróquia  - Santa Maria Mãe (23/06/2011) -  foi marcada pela participação popular, primorosa organização e chuva. Numa celebração a céu aberto, em frente a Igreja de São Marcos no Panatis II, os fieis, de todas as nossas capelas, se reuniram e participaram da celebração, presidida pelo Pe. Sílvio e auxiliada pelo Diácono João Manoel, em homenagem ao Corpo de Cristo. Após a missa, os fieis saíram em procissão com a hóstia sagrada que percorreu as ruas do Panatis II , III e Conjunto Santa Catarina com a benção final e solene em nossa Matriz.

Todo o nosso povo em procissão deu uma demonstração de fé, louvor e agradecimento ao Deus que se fez pão e através da Eucaristia estará conosco até o fim dos tempos. Sequer a chuva, torrencial em alguns minutos, atrapalhou e desestimulou o povo a seguir em procissão e professar aos quatros cantos de nossa comunidade a nossa fé no Santíssimo Sacramento, onde Cristo é presença real.

Abaixo alguns poucos momentos de nossa celebração. Uma lembrança aos amigos e fies que não puderam estar presente por circunstâncias várias. Desculpem-nos a qualidade do vídeo, mas considerem o valor da intenção.



TÉCNICO DA SELEÇÃO VETA PASTORES, PADRES ETC.


A presença de líderes religiosos na concentração da seleção brasileira na Copa América foi proibida pelo técnico Mano Menezes. Na época em que Dunga era o treinador, os pastores tinham livre acesso aos bastidores do time nacional. 

A informação está na reportagem de Martín Fernandez e Sérgio Rangel, publicada neste sábado pela Folha. A íntegra do texto está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha

Na Copa-2010, um pastor frequentou o hotel da seleção para dar ajuda espiritual aos atletas. Antes de começar a Copa América, a CBF também vai alertar os jogadores para evitar comemorações com mensagens religiosas nos jogos. 

A Fifa já censurou a CBF por causa das manifestações religiosas dos atletas dentro de campo. Depois da conquista da Copa das Confederações de 2009, a confederação pediu moderação na atitude dos atletas mais fiéis. 

Leia mais na Folha deste sábado, nas bancas.

DEU NOS BLOGS !


 
As pastoras LANNA HOLDER e Pastora ROSANIA ROCHA, fundadoras da Comunidade Cristã Cidade de Refúgio, igreja voltada para o público gay (mas ainda com templo apenas em São Paulo) anunciaram que na Parada Gay paulistana, dia 26/05/11, irão promover a evangelização na Avenida Paulista.


 Pastoras Lanna Holder e Rosania Rocha
Segundo as duas mulheres e companheiras, após a aceitação, surgiu a ideia de fundar uma igreja inclusiva, que aceita as pessoas com histórias semelhantes as delas. “Nosso objetivo é o de acolher aqueles que durante tanto tempo sofreram preconceito, foram excluídos e colocados à margem da sociedade, sejam homossexuais, transexuais, simpatizantes”, diz Lanna.


MESTRES DO FORRÓ

Mais um São João de nossas vidas já passou... Em nosso espaço "Mestres do Forró", falemos do Rei do Baião LUIZ GONZAGA ! O maior expoente da nossa cultura, um dos responsáveis por propagar a cultura nordestina para todo o mundo.


Luiz Gonzaga do Nascimento,nasceu em 13 de dezembro de 1912 numa fazenda chamada Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, no sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-la. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira

Aos dezoito anos, ele se apaixonou por Nazarena, uma moça da região e, repelido pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, ameaçou-o de morte. Januário e Santana lhe deram uma surra por isso. Revoltado, Luiz Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército em Crato, Ceará. A partir dali, durante nove anos ele viajou por vários estados brasileiros, como soldado. Em Juiz de Fora-MG, conheceu Domingos Ambrósio, também soldado e conhecido na região pela sua habilidade como sanfoneiro. Dele, recebeu importantes lições musicais.

Em 1939, deu baixa do Exército no Rio de Janeiro, decidido a se dedicar à música. Na então capital do Brasil, começou por tocar na zona do meretrício. No início da carreira, apenas solava acordeão (instrumentista), tendo choros, sambas, fox e outros gêneros da época. Seu repertório era composto basicamente de músicas estrangeiras que apresentava, sem sucesso, em programas de calouros. Até que, no programa de Ary Barroso, ele foi aplaudido executando Vira e Mexe (A primeira música que gravou em 78 rpm; disco de 78 rotações por minuto), um tema de sabor regional, de sua autoria. Veio daí a sua primeira contratação, pela Rádio Nacional.

Em 11 de abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: a mazurca Dança Mariquinha em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.

Também em 1945, uma cantora de coro chamada Odaléia Guedes deu à luz um menino, no Rio. Luiz Gonzaga tinha um caso com a moça - iniciado provavelmente quando ela já estava grávida - e assumiu a paternidade do rebento, adotando-o e dando-lhe seu nome: Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior. Gonzaguinha foi criado pelos seus padrinhos, com a assistência financeira do artista.

Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti, professora que tinha se tornado sua secretária particular. O casal viveu junto até perto do fim da vida de "Lua". Não teve filhos, já que ele era estéril.

Gonzaga sofria de osteoporose. Morreu vítima de parada cárdio-respiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e posteriormente sepultado em seu município natal. Sua música mais famosa é Asa Branca.



quinta-feira, 23 de junho de 2011

ASPAS


"Não ame por beleza,pois um dia ela acaba,
não ame por adimiração, pois um dia posso me decepcionar.
Ame apenas, pois o tempo nunca poderá apagar um amor sem explicação."

Madre Tereza de Calcutá

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 23/06/2011

 
Eu sou o pão vivo que desceu do céu


Jo 6,51-58


"Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo". Os judeus discutiam entre si: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Jesus disse: "Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram - e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre". 

Fonte: Paulinas.org

Corpus Christi, Festa Eucarística


1. A Eucaristia nos enche de enlevo. É o sacramento mais suave para a devoção, o mais belo para a inteligência, o mais santo pelo que encerra. É maior dos milagres, mistério inefável da fé, tesouro que a Igreja recebe de seu Esposo como penhor de amor imenso. É força para dominar as paixões e prevenir faltas graves; alimenta as virtudes, consola os aflitos, fortifica os fracos, educa os costumes, ensina a humildade e simplicidade. É vida da alma, saúde do espírito, vigor da vida, força da concórdia, “coração e centro da liturgia”. (Paulo VI)

2. Cada um de nós na Eucaristia é amado ao extremo, com um amor-entrega, amor ao exagero, amor sem medidas, amor imolado, que nos faz sensíveis aos sofrimentos, misérias e injustiças, nos faz misericordiosos.

3. Jesus eucarístico é o maior bem da Igreja, a melhor catequese, a saciedade das fomes do mundo inteiro. Ele que nos assimila. Somos uma só coisa com Ele, um só espírito (ICor 6,17). A todos os que comungam Jesus diz: sois ossos de meus ossos, carne de minha carne (Gn 2,23). Assim a carne do irmão não é nossa, é do Senhor. O outro é seu tabernáculo. Jesus poderia transformar pedras em pão, preferiu transformar o pão em seu corpo e Pedro em rocha. A Eucaristia prenuncia muitas transformações: a morte em ressurreição; o pão e o vinho no corpo e sangue do Senhor; a criação em novo céu e nova terra e enfim nossa transformação pessoal.

4. Na Eucaristia encontramos Jesus vivo, amigo, confidente, pois os amigos se freqüentam, dedicam tempo um ao outro. O sacrário é um pólo de atração e de irradiação pastoral. O Senhor ali está em ação, pois a Eucaristia é um sacramento dinâmico. É um mistério de presença onde Jesus nos espera e nos procura. Ele está presente mas nós muitas vezes estamos distantes. “Se quereis receber poucas graças fazer poucas visitas a Jesus sacramentado, se ao contrário, quereis muitas graças muitas graças fazei muitas visitas” (Dom Bosco).
 
5. Sem Eucaristia sofremos fome e solidão. Quanto mais eucarísticos, melhores seremos, mais humanos e mais cristificados. Nada mais suave, nem mais eficaz que a Eucaristia para nos conduzir à santidade (João Paulo II). Aquele que céu não pode conter, é nosso inquilino, nosso vizinho, nosso prisioneiro no sacrário, e a mais bela catedral é o coração humano. A procissão de Corpus Christi recorda o êxodo, a saída para a terra prometida, a marcha da liberdade, a peregrinação em direção ao próximo, a caminhada para a missão, a viagem definitiva para a Casa do Pai. A Igreja é o “caminho” (Atos 9,2). O Sacramento do altar nos faz Igreja pé na estrada, Igreja que vai ao povo. Jesus é o companheiro de nossas estradas.

6. A Eucaristia é tesouro espiritual da Igreja, plena manifestação do amor, vida da Igreja, mistério de luz, fonte inesgotável de santidade, mistério de misericórdia e do amor sem limites, remédio de imortalidade, um pedaço do céu na terra, um raio de glória. Nela se dá a transformação do mundo, porque é o sacramento supremo da paz e da unidade, é um tesouro demasiado grande e precioso. Isso gera um grande enlevo. Sua celebração não permite reduções nem instrumentalizações. É estimulo na peregrinação e na dedicação diária ao trabalho, à família, aos irmãos. Sendo a celebração do lava pés, não pode ser celebrada num contexto de discórdia e de indiferença pelos pobres. Tal celebração seria indigna. A adoração e visita ao Santíssimo Sacramento deve ser estimulada. É bom demorar-se com o Senhor, dedicar tempo ao Amigo, inclinar-se sobre seu peito, deixar-se tocar pelo amor infinito do seu coração. Adoração é atitude de amor. É a primeira das devoções, a mais agradável a Deus e a mais útil para nós. (João Paulo II)

Dom Orlando Brandes
 

CANTAR E REZAR !


segunda-feira, 20 de junho de 2011

MESTRES DO FORRÓ !

Festas juninas é tempo de oração aos santos juninos (São João, São Pedro, São Paulo e Santo Antonio), mas também é de forró, quadrilha, comida de milho e muito mais. Vamos neste espaço lembrar dos mestres do forró a começar  por DOMINGUINHOS ! O "homem que urbanizou o forró".
José Domingos de Morais (Garanhuns, 12 de fevereiro de 1941), conhecido como Dominguinhos, é um instrumentista, cantor e compositor brasileiro.
Exímio acordeonista, teve como mestres nomes como Luís Gonzaga e Orlando Silveira. Tem em sua formação musical influências de baião, bossa nova, choro, forró, jazz etc.

A vida de José Domingos mudou quando ele, aos sete anos (1948), foi descoberto pelo Rei do Baião exibindo-se nas feiras e portas de hotéis de sua cidade, Garanhuns, Pernambuco. O rei do baião, no auge, encantou-se com Dominguinhos e prometeu apadrinhá-lo se ele viesse para o Rio, o que só aconteceria em 1954. 

Em 1967, Luiz Gonzaga levou Dominguinhos para gravar discos instrumentais de forró em seu selo Cantagalo, no qual ele estrearia como solista e trabalharia também como acompanhante. Como Luiz Gonzaga (que o projetou no show Volta para Curtir, em 1972), Dominguinhos deve a virada em sua carreira ao incentivo e parceria com os baianos já na fase pós-tropicalista (Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso) . O seu leque de parcerias inclui Fausto Nilo (Pedras que Cantam) a Chico Buarque (Tantas Palavras, Xote da Navegação). Com o também pernambucano Nando Cordel, ele fez a toada lenta De Volta pro Aconchego, um estouro na voz de Elba Ramalho, e o forró Isso Aqui Tá Bom Demais, gravado em dupla com Chico Buarque.

A bordo do instrumento que o consagrou, Dominguinhos consegue ser melodioso até o lamento de dor ou incendiar um forró apinhado de dançarinos. Seu fole descende do mestre de todos Luiz Gonzaga, mas ele também é um criador com autonomia.



O CANCÊR DE NOSSA SOCIEDADE.

Imaginem a dor ! A própria mãe mata o filho por legítima defesa. Que filho é este ! Dirão alguns. Este é um filho como muitos neste país que são vítimas dos traficantes e das drogas em especial do CRACK . 

História comovente de uma mãe que vive "uma dor que não tem fim”.  Matéria principal da revista VEJA desta semana.


“Tobias, meu filho, era um rapaz muito bonito.

Chegou a trabalhar como modelo fotográfico. Aos 21 anos, caiu no crack. Voltava para casa só quando precisava de dinheiro para a droga. Roubava casacos, sapatos, objetos de decoração.


Trocava tudo por pedra. Eu mesma ia até o traficante para pegar tudo de volta. Ele ficou violento, passou a me agredir. Dois anos atrás, com medo, peguei um revólver do meu marido e disparei. Tobias morreu ali. Fui presa. Acabei sendo inocentada por ter agido em legítima defesa.


Perdi meu único filho.


Vivo uma dor que não tem fim.”


Flávia Costa Hahn
, 62 anos, aposentada, Porto Alegre


ACREDITE SE QUISER

QUEM FOR VIVO ATÉ 2050 VERÁ !


Num evento no Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra, a Airbus apresentou, nesta semana, sua visão de como serão os aviões em 2050.

Para isso, a fabricante europeia de aviões elaborou as ilustrações acima, mostrando uma cabine conceitual de aeronave.

O projeto todo será exibido durante o Salão Aeronáutico de Paris, que acontece de 20 a 26 de junho.

No futuro vislumbrado pela Airbus, a primeira coisa que chama a atenção é o uso de materiais transparentes na fuselagem.

Nesses aviões panorâmicos, observar as estrelas e a paisagem abaixo será muito mais fácil. A Airbus diz que as paredes serão construídas com uma membrana que vai ter transparência controlada e vai ajudar no controle da temperatura. Esses materiais serão recicláveis e leves, o que trará economia de combustível.

No lugar da atual divisão dos assentos em classes, a Airbus prevê que haverá zonas dirigidas a diferentes perfis de passageiros.

Se alguém quiser trabalhar a bordo, por exemplo, terá ótimos recursos de videoconferência para fazer reuniões à distância.

E as opções de entretenimento podem incluir até um jogo de golf virtual.


Fonte: Exame.com

MISSA PELO DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES

Missa em Ação de Graças pelo dia mundial das comunicações
Paróquia da Catedral Nossa Senhora da Apresentação
11/06/2011
Fonte: PASCOM

domingo, 19 de junho de 2011

CANTAR E REZAR !



Oração
A banda mais bonita da cidade
Composição: Leo Fressato

Meu amor essa é a última oração
Pra salvar seu coração
Coração não é tão simples quanto pensa
Nele cabe o que não cabe na despensa

Cabe o meu amor!
Cabem três vidas inteiras
Cabe uma penteadeira
Cabe nós dois

Cabe até o meu amor, essa é a última oração
Pra salvar seu coração
Coração não é tão simples quanto pensa
Nele cabe o que não cabe na despensa

Cabe o meu amor!
Cabem três vidas inteiras
Cabe uma penteadeira
Cabe nós dois

Cabe até o meu amor, essa é a última oração
Pra salvar seu coração
Coração não é tão simples quanto pensa
Nele cabe o que não cabe na despensa

Cabe o meu amor!
Cabem três vidas inteiras
Cabe uma penteadeira
Cabe essa oração

O JOVEM E O MEDO DE VIVER


"A coisa sórdida que existe é o que se faz com a nova geração: idealiza-se que bom é ser jovem, a juventude é o máximo, e o que não é novo é anacrônico, obsoleto. E dá-lhe vitamina, ginástica, cirurgia. Acontece que jovem sabe que ser jovem é difícil para caramba. Não sabe para onde vai, de quem gosta, se é amado. Sofre o diabo. Então, diante do novo paradigma de que tudo é a juventude, ele pensa: isto é o melhor que me espera? Então eu tenho medo de viver. É isso. A geração passada tinha medo de morrer, a atual tem de viver. De envelhecer. É das coisas mais cruéis que aconteceram na modernidade. Desqualificou-se o que é velho e o processo de envelhecimento. Gerou na terceira idade um sentimento de desvalorização colossal. E da juventude, roubou as noção do processo e das etapas da vida, cada uma com suas vantagens e desvantagens"

(Trejo retirado da entrevista do economista Carlos Lessa na edição deste domingo de "O Globo")
Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

Santos juninos

 

Caríssimos irmãos e irmãs,

Durante o mês de junho, especialmente na nossa Região do Nordeste do Brasil, as famílias se reúnem com grande alegria para celebrar os santos que adquiriram grande devoção popular.
Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo trazem consigo uma gama de histórias, tradições, folclore, religiosidade e fé.

Santo Antônio, nascido em Lisboa, no final do século XII, recebeu o nome de Fernando. Tendo ingressado primeiro na Ordem de Santo Agostinho, passou em seguida para a Ordem Franciscana onde se revelou um exímio pregador.

Tendo fixado residência em Pádua, na Itália, reformou a cidade, libertou da prisão os devedores e ajudou os pobres. Perto de sua morte aparece-lhe em sua cela a imagem do Menino Jesus o que explica que ele o traga nos braços.

São João era filho de Zacarias e Isabel e passou a ser chamado de Batista porque batizava as pessoas, tendo, inclusive, batizado o próprio Cristo que, por sinal, era seu primo e foi por ele consagrado como o último e maior dos profetas.

O seu nascimento é celebrado pelo povo com muita alegria. Cantos, danças, quermesses, fogueiras, fazem dessa festa uma das mais populares e queridas pelo povo.

São Pedro tinha como primeiro nome Simão, nasceu em Betsaida e era irmão do Apóstolo André. Antes de ser Apóstolo era pescador, mas foi chamado pelo próprio Jesus para deixar tudo e caminhar com ele, pregando o Evangelho.

Escolhido pelo Cristo como primeiro chefe da Igreja, foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como o Mestre.

São Paulo, que antes de se encontrar com o Senhor chamava-se Saulo, era um perseguidor dos cristãos tendo inclusive auxiliado no martírio de Santo Estêvão. Na estrada de Damasco teve um encontro com o Cristo Ressuscitado que mudou radicalmente a sua vida.

Tornou-se Apóstolo e Pregador e fundou várias comunidades cristãs que foram se fortalecendo e formando a Igreja de Cristo fora dos limites da Judéia.

Que estes Santos de Deus intercedam pelo nosso povo concedendo a alegria serena e a paz necessária em nossos dias.

Deus nos abençoe hoje e sempre.
Dom Matias de Patrício de Macêdo
Arcebispo da Arquidiocese de Natal

VIVA SÃO JOÃO !


Já dizia os nossos pais que festa de São João era no interior; Hoje  a tradição e a "mística" que envolviam as festas juninas, acabou-se! Até a fogueira junina onde a família se reunia para comer milho e escolher padrinhos está em extinção !

Mas o Rei Luiz Gonzaga já cantava em priscas eras:

"Era a festa da alegria (São João)
Tinha tanta poesia (São João)

Tinha mais animação

Mais amor, mais emoção

Eu não sei se eu mudei

Ou mudou o São João
"

 

30ª Assembleia do Conselho do Laicato do Brasil

    

Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realiza, na próxima semana, de 23 a 26, sua 30ª Assembleia anual, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). Durante a Assembleia, os leigos vão discutir o tema “Os cristãos leigos e leigas, discípulos-missionários comprometidos com a vida”. 

“Será uma assambleia avaliativa para discutir a competência do CNLB, tendo como base o estatuto do Conselho, a Carta de Princípios e as ações programadas no último encontro nacional do laicato, em 2007”, explica o presidente do CNLB, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo.

Segundo Azevedo, a partir do tema, a Assembleia vai debater a vida no seu sentido amplo e não apenas na perspectiva ambiental. São esperadas 150 pessoas, vindas dos 17 Regionais da CNBB, incluindo representantes de movimentos religiosos (como Renovação Carismática Católica, Movimento Familiar Cristão, Cursilho de Cristandade), pastorais (da Juventude e da Terra, por exemplo) e associações leigas (Vicentinos, Apostolado da Oração, Legião de Maria, dentre outras), que são entidades filiadas ao CNLB.

Esta será a primeira assembleia coordenada por Azevedo, que assumiu a Presidência do Conselho no ano passado. “Minha expectativa [com a Assembleia] é conhecer ainda melhor o momento atual do CNLB através da avaliação e buscar novos caminhos de fidelidade à nossa vocação e missão de cristãos leigos”, comenta o presidente.

Ex-deputado estadual em Minas Gerais e atual vice-prefeito de Itajubá (MG), Azevedo aponta as “rápidas mudanças do mundo hoje” como um desafio que exige a atuação dos cristãos leigos “tanto na Igreja quanto na sociedade e na política”.

A Assembleia do CNLB contará com a presença do presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, dom Severino Clasen, bispo de Araçuaí (MG). A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Nacional de Diáconos (CND), a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), convidadas, confirmaram presença no encontro.


Faculdade lança página na internet



A Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales já dispõe de um espaço na internet. O endereço do site é www.fahs.edu.br. Nele, o internauta encontra informações sobre os Cursos de Licenciatura em Filosofia e de Bacharelado em Teologia, assim como orientações para o processo seletivo.

A Faculdade também está com inscrições abertas para o vestibular 2011.2. As inscrições poderão ser feitas até 28 de junho, na sede da Faculdade, situada na Avenida Câmara Cascudo, 390, na Cidade Alta - Natal.

As provas serão realizadas dia 2 de julho, das 8 às 12 horas. Serão oferecidas cem vagas para o ingresso no segundo semestre de 2011, sendo 50 vagas para Filosofia e 50 para Teologia. As aulas serão iniciadas em agosto.

Mais informações sobre o Vestibular podem ser obtidas no site da Faculdade ou pelo telefone: 3615-2827.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santo Antônio

Cessem as palavras e falem as obras”. 
 
 
 

O HOMEM FELIZ

 Essiib desfaz-se numa longa e gostosa risada e sem entender o arrebatamento extasiante do seu namorado Luzelind se deixa envolver-se pela aquela alegria indescritível de Essiib e sorriem felizes como a eternidade do Amor em Vinnícius.


A infelicidade de Narciso perdura por geração e geração por via normal dos destinos da humanidade através dos indícios narcisistas da adolescência, isto é, em muito menos graus de agressão à vida; assim como, o inexorável destino de Essiib, quando descobriu no limiar da sua adolescência, ao espelho, que a sua fisionomia não seguia o mesmo padrão de estética, em vigor, regido pela grande maioria dos seus amigos. Eis que Essiib cria no âmago do seu íntimo uma intransponível barreira de traumas e preconceitos de si.

Essiib era brasileiro. E em qualquer lugar do mundo em que chegasse, estava explícito em sua face o retrato de uma raça e, ao mesmo tempo, a denúncia da sua raiz genealógica na miscigenação do seu povo: um pouco de índio, de negro, de branco era Essiib. Uma união de raças de nome Essiib.

Longe da beleza de um Narciso e mais distante ainda da fealdade da Fera, Esssiib era um garoto normal como todos os garotos da sua idade em qualquer lugar do planeta, mas que entrava na sua adolescência preso aos paradigmas de estética; por se preocupar exacerbadamente, com os seus traços facial, onde o que mais o incomodava era o seu lábio inferior o qual se avantajava em espessura e queda ao superior que, em verdade seja dito, em nada se distinguia um do outro. Uma distinção puramente explicada hoje por Freud. Mas que muitos Essiibs passarão despercebidos mesmo. Essiib, ao espelho, viu-se um Narciso às avessas e criou repulsa, como aquela Fera, querendo se excluir de si numa inocência desnarcisista.

Certa vez, Essiib por descuido viu-se ao espelho e olhou-se no espelho dos seus olhos; e os olhos nos olhos, no espelho de si, eliminaram o que era de fealdade existente em si: os lábios grossos, o nariz achatado, os cabelos crespos, a pele morena ora parda em harmonia da perfeição estética se fez no seu mais profundo íntimo. E os olhos nos olhos. O espelho no espelho de si atingiu o infinito da sua beleza interior, mas a ironia desfez o reflexo na primeira esquina do destino e quebrou o espelho, quando Essiib se desentendeu com um colega seu de escola que o xingou de beiçola. Essiib tomado de cólera retribuiu, não exatamente com xingamentos, mas através de socos e ponta-pé investindo-lhes contra o colega indefeso, que sem esperar por repetina reação, fica caído ao chão. Não se sabe como. Essib levara um soco na boca.

Continue lendo aqui

21.07.97 - MC GARCIA - Poeta e Filósofo 
http://essenciaemparadoxo.blogspot.com\
e-mail:garciam2001@hotmail.com






TODOS OS DIAS

Não há como negar, o dia dos namorados, dia de Santo Antônio, santo casamenteiro, povoa o coração e a mente de muitas pessoas. Alguns dirão: "Marketing ! E o povo, como boiada, alienado, se sente obrigado a externar o seu amor indo às compras, lotando os shoppings e fazendo a festa do comércio. Quem teve a oportunidade de ir ao comércio ontem percebeu o que estou dizendo: filas e mais filas, estacionamentos abarrotados de carros, restaurantes lotatos por casais. Hoje os comerciantes vibram com os lucros, já sonhando com a próxima data.

A despeito do jogo comercial que vende a ideia da troca de presentes como prova de amor e, quanto mais caro o presente, maior é o amor e carinho, entendo que estas datas são importantes para a gente parar e refletir. O nosso cotidiano nos suga, nos tira, muitas vezes, a atenção do que é realmente importante, a valorização das coisas perenes desta vida: o amor eros, a importância dos pais, a amizade, a paz e , sobretudo, para os cristãos , a importância do nascimento de Cristo  e sua ressurreição (Natal e a Páscoa  datas "santas" para o comércio).

Uns colocarão a culpa na rotina, como se ela, de forma absoluta, fosse um mal a ser combatido, a resposta para muitos dos nossos problemas, principalmente, dos casais. Acho que a rotina faz parte da vida, já tive a experiência de fugir dela completamente, e, confesso, fiquei morrendo de saudades da minha rotina.

No entanto, paradoxalmente, acho que devemos fugir dela de vez em quando, pois faz bem para alma e para o espírito, nos dá a falsa sensação que a fulga dela é a chave da vida sendo vivida em sua plenitude.
Estas datas, como a de ontem, nos faz sair da rotina um pouco e isso é salutar, inclusive, para percebemos o quanto a nossa rotina também é importante. Como já dizia o grande poeta, não deixe o amor passar, quer seja nas datas comemorativas ou na nossa "santa rotina".

Luiz Teixeira
Texto publicado no blog em 13 de junho de 2008.

 

Não deixe o amor passar

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.
Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.

Carlos Drummond de Andrade

domingo, 12 de junho de 2011

CANTAR E REZAR !

O ESPÍRITO DE DEUS REPOUSA SOBRE MIM
Frei Hermano da Câmara
 

O ESPÍRITO DO SENHOR REPOUSA SOBRE NÓS

 

Os judeus já comemoravam a festa de Pentecostes. Era uma festa eminentemente agrícola celebrada cinqüenta dias após a Páscoa. Nos primórdios era em ação de graças pelas colheitas. Posteriormente os judeus começaram a celebrar em Pentecostes a Aliança, como dom da Lei no Sinai e a constituição do Povo Santo de Deus. Para nós cristãos Pentecostes quer significar o Espírito de Deus, que vem habitar em nosso meio, como Nova e Eterna Aliança, na constituição do novo Povo de Deus. Assim, os apóstolos estão reunidos, trancados numa casa quando o fogo do Espírito se reparte em forma de línguas sobre cada um deles. E eles saem do cenáculo e, em praça pública começam a falar do Cristo ressuscitado, com grande entusiasmo e sabedoria. É a primeira e grande manifestação missionária da Igreja. E seus missionários são os doze apóstolos. E o povo espantado se questiona: “Como os escutamos na nossa língua?” Por obra do Espírito Santo, todos falam uma língua que todos compreendem e que une a todos: a linguagem do amor. Por isso São Lucas apresenta a Igreja como Comunidade que nasce de Jesus, que é animada pelo Espírito e que é chamada a testemunhar aos homens o projeto libertador do Pai. Continue lendo


Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora(MG)
FONTE: RADIO VATICANO

A caminho de Pentecostes

 


Dentro do belo e entusiasmante tempo da Páscoa, a liturgia da Igreja tem nos feito vislumbrar os umbrais de Pentecostes. Preparamo-nos para a bonita e profunda celebração da vinda do Espírito Santo. A liturgia deste domingo nos introduz na certeza de uma presença permanente em nossas vidas. Neste final de semana de Simpósio e Peregrinação das famílias a Aparecida, da inauguração da réplica da Capela das Aparições de Fátima e da festa de Nossa Senhora da Penha olhemos a bem-aventurada Maria que acreditou e deixou-se conduzir pelo Espírito Santo.

Em nossas tradições católicas estamos também para iniciar a novena em preparação à Solenidade de Pentecostes culminando com a Vigília da Festa e atualizando em nossas vidas e atitudes esse grande Dom de Deus que é o Espírito Santo derramado em nossos corações.

Nós não estamos sozinhos, o Senhor repete isso de várias maneiras. A memória de suas palavras nos conforta, como também a experiência viva da fé que não abandona aqueles que examinam cuidadosamente as Escrituras, nem aqueles que vivem suas vidas diárias com coração generoso e acolhedor. Se medirmos as nossas forças, percebemos que somos fracos e necessitados, mas se nós reconhecemos do que fomos feitos, aquela Palavra entra em nós como Espírito vivificante, prometido para preencher nossas lacunas, para ampliar nossos horizontes e fortalecer os muros dos nossos corações estremecidos pelo medo...

Se hospedarmos o Espírito, nós cultivaremos com ele a esperança da qual podemos ter razão com a alegria e a segurança dos filhos de Deus. "Caríssimos, adorai ao Senhor Jesus Cristo em vossos corações, sempre prontos para responder a quem lhes perguntar o motivo da esperança que há em vós.” A vida testemunhada também pelas motivações e aprofundamentos de nossa fé.

Pedro, chamado pelo Senhor Jesus e enviado a confirmar os seus irmãos e guiar a Igreja de ontem e de hoje, convida-nos a todos à doçura, ao respeito, à retidão que faz discernir a vontade de Deus. É um caminho em direção à nossa verdadeira identidade mais profunda, que não teme ameaças externas e que é reforçada na adversidade. É então que podemos atestar a força do Espírito Santo que age em nós; somente com esta disponibilidade se pode superar aquilo que sacode as águas e tira a estabilidade do nosso barco. Mudança de rumo é perigoso, arriscamos não encontrar aquele que nunca deixou de nos dar indicações claras e inequívocas para alcançar a meta, para nos mostrar o caminho mais simples e direto, aquele que, talvez, por natureza, nunca teríamos escolhido.

"Quem me ama será amado por meu Pai e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Será possível que alguém se atemorize com um convite para amar e ser amado? "Vinde e vede as obras de Deus, em suas maravilhas no meio dos homens! Vinde escutar, vós todos que temeis a Deus e narrarei o que ele fez por mim." Este é o nosso compromisso como cristãos, pequenos espelhos que refletem os raios de luz em um mundo envolto em trevas.

O apóstolo Pedro, entusiasmado pelo Senhor, nos faz um convite de uma beleza surpreendente. Um apelo urgente: aquele de adorar o Senhor na interioridade, nas profundezas do coração. Um convite que se desdobra nesta outra solicitação: aquela de estar sempre pronto para dar expressão convincente da própria fé com esperança. O autor sagrado também não deixa de ensinar o modo como este testemunho deve ser feito. É hoje uma recomendação ainda mais relevante do que nunca.

Acolhendo a presença do Espírito Santo prometido, e aprofundando a nossa vida de fé para dar as razões de nossa esperança poderemos, como os apóstolos, ver as maravilhas da evangelização e dos sinais pela pregação proclamada. Não é à toa que Pedro nos diz, antes de tudo: Adorai a Cristo em vossos corações. A fé está em ti. A fé é uma Pessoa. É preciso que façamos o encontro pessoal com Ele, caminho, verdade e vida, Espírito que nos convida a contemplar a Verdade da fé.
Dom Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro-RJ

Santo Spirito, dolce e soave...



“O Santo Spirito, dolce e soave,
piega la nostra volontá,
orientala verso la tua,
affinché possiamo conoscerla chiaramente,
amarla ardentemente
e compierla efficacemente.”







“Santo Espirito, doce e suave,
submete a nossa vontade a vossa,
a fim de que possamos conhecê-la claramente,
amá-la ardentemente
e cumpri-la eficazmente”.
FREI JUNIOR
Frei Junior

terça-feira, 7 de junho de 2011

Rio Grande do Norte: O #foramicarla

UTILIDADE PUBLICA !

Há pelo menos cinco dias corre a céu aberto água limpa e potável na RUA BOCAINA, CONJUNTO PANATIS I , sem que a CAERN nada faça, apesar dos reclamos da comunidade. Um cano estorou e jorra água pela rua abaixo.

Depois que se defende a privatização desta empresa, logo se ouve vozes contrárias. Vamos contar quantos dias, a partir de hoje, este vazamento persiste e quão eficiente este empresa é na solução de problema como este.


PRA QUEM GOSTA DE FUTEBOL !

oje à noite mais uma jogo da seleção brasileira de futebol. Provavelmente, são reais as probabilidades, de um jogo chato que dará sono, principalmente se considerarmos o horário da partida. Mas há uma atração nesta jogo de logo mais: A despedida de Ronaldo "Fenômeno" do selecionado brasileiro. Pensávamos que alguém se despedia da seleção quando não era mais convocado e, no caso do Nazário, foi no final da Copa do Mundo de 2006, há cinco anos atrás. Mas no mundo do futebol, ele realmente foi um dos melhores e merece ser homenageado.

Será que ele terá condições de correr? É notório o sobrepeso. Ele passará vergonha? Será que está tudo preparado para que ele faça um golzinho? Saberemos mais tarde. Enquanto isso, abaixo publicamos  homenagens feitas ao menino pobre carioca que virou cidadão do mundo, graças ao seu talento com a bola.


sábado, 4 de junho de 2011

Não sei amar direito

Perdoa-me Senhor! Não sei amar direito. Acho que nunca saberei. Amo um pouco pessoas que eu não conheço; amo muito algumas pessoas que conheço; amo mais ou menos a maioria dos que conheço e chego a não amar algumas pessoas que me fizeram e ainda querem o meu mal, apesar de todo o bem que eu lhes fiz.
Ainda não sei perdoar totalmente, amar sem retribuição, amar por amar. Ainda espero gratidão, retribuição e recompensa. Por isso, meu Senhor, estou pedindo a graça de amar sem reservas. Por mim mesmo não sou capaz desse amor.

Mas tua graça pode me tornar tão santificado que eu possa até retribuir com amor àqueles que não me amam. Sei que ainda não sei amar. Mas Tu que és amor, ensina-me essa parte da vida; eu ainda não a assimilei.

Foi para isso que eu vim ao mundo, mas ainda não consegui realizar este desígnio. Amo pouco e seletivamente, calculadamente. Ensina-me o verdadeiro jeito, o teu jeito! 

Pe. Zezinho, scj

OBRIGADO TEVÊ PONTA NEGRA !

Quando se ouve na televisão um apresentador dizer: "Obrigado por me permitir entrar em sua casa", deveríamos, para algumas "celebridades", mudar de canal ou desligar a televisão, como sinal de repúdio, porque, de fato, o nosso lar é sagrado e não se deve permitir o acesso de todo tipo de gente.

Além do lixo da programação, da violência infantil, dos filmes e novelas que nada ensinam, do jornalismo vendido etc., há ainda a figura dos apresentadores policiais que logo viram celebridades, disseminando a cultura da violência, do medo, da ignorância e do preconceito. O "apresentador" da vez em nossa cidade é conhecido pelo nome de Cyro Robson,  substituto do antes palhaço, agora, Deputado Federal Paulo Wagner.

Todo mundo se pergunta: De onde veio aquela figura? Ele é tão engraçadinho, cheio de bordões, corajoso em condenar bandidos pobres e fiel em defender a sua patroa e Prefeita de Natal/RN, Sra. Micarla de Souza. Para os desavisados, ele também atuava em Mossoró/RN, terra do seu antecessor, como âncora de programa policial (LINHA DE FOGO). Se notabilizou por ser sempre destemido, "cabra macho", sem "papas na língua". Segundo nota da imprensa, ele até planejava se candidatar a vereador de Mossoró já nas eleições de 2012.

O preço da Democracia é suportar o peso de nossas escolhas. Graças a programas  televisivos da estirpe de "Patrulha Policial", é que o povo elegeu como parlamentar o despreparado Paulo Wagner, que o melhor que ele fazia era contracenar com o falecido Espanta Jesus em comerciais de tevê. Agora surge CYRO ROBSON, mais um falastrão e gaiato apresentador que se traveste de humorista e de baluarte da segurança pública. 

Cuidado eleitores e pessoas de bem ! Errar uma vez é compreensível, mas duas vezes é...


Parabéns tevê Ponta Negra pelo esmero na contratação de profissionais éticos e morais
No vídeo acima mostra um apresentador "macho" que por causa de sua "bravura" responde  um processo Criminal que tramita na 2ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró/RN 
Processo nº (106.10.000887-3)


Igreja celebrará 45° Dia Mundial das Comunicações Sociais



“Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital” é o tema escolhido pelo Papa Bento XVI para o 45° Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no dia da Ascensão do Senhor, 5 de junho próximo.

Há alguns anos, a Arquidiocese de Natal realiza atividades para comemorar o Dia Mundial das Comunicações Sociais. No período de 3 a 5 de junho, as equipes paroquiais da Pascom realizarão o Tríduo da Comunicação, com diversas atividades. Na maioria delas, vai haver sessão do Cinema Itineranete; palestra sobre o tema da mensagem do Papa ou outros assuntos relacionados à comunicação; Feira Pastoral, com exposição de trabalhos realizados pelas paróquias; e a celebração de missa, no domingo, 5 de junho.

Em nível arquidiocesano, serão realizadas duas atividades, no dia 11 de junho. A primeira será a “Missa da Comunicação”, às 8 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

A segunda será uma oficina sobre “Como organizar uma hemeroteca”, das 10 às 12 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta. A oficina é destinada aos agentes da Pastoral da Comunicação e será ministrada pela Professora Margarida Dias, do Departamento de História, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. As inscrições para a oficina estarão abertas até 5 de junho e podem ser feitas, gratuitamente, pelo e-mail: pascom@arquidiocesedenatal.org.br. “Hemeroteca é um espaço onde são arquivados jornais, revistas e outros tipos de publicações. A organização de hemerotecas, nas paróquias, é uma das atividades previstas no Plano Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação para este ano de 2011”, explica Cacilda Medeiros, da coordenação da Pascom.

IMAGEM É TUDO !

Av. Paulistana, Conjunto Panatis I, "Casa da Cidadania".

Pode-se afirmar que os símbolos são a base da capacidade de comunicação e criatividade humana. Conhecer os símbolos é conhecer os processos históricos. A mitologia, as religiões, a arte e a literatura são repletas de símbolos e sinais..."
(Luís Felipe Pires Alves - Bacharel em Direito - artigo Know How da revista Prática Jurídica)


O que se vê na foto acima e chamava atenção dos moradores de nossa comunidade esta semana - vale salientar que a placa foi ao chão -  nos remete a situação caótica da neófita administração do Governo Estadual da Sra. Rosalba Ciarline. Nunca se viu tamanha organização da classe trabalhadora (servidores estaduais) para parar o Estado. 

Se falta dinheiro, pois a administração passada sucateou o Estado, falta nesta administração, é que nos parece, a capacidade de diálogar, a sensibilidade de perceber a situação dos servidores e o compromisso de traçar metas claras de cumprimento da lei (Plano de Cargos e Salário).

Mas a Governadora, infelizmente, parece representar uma elite política arcaíca que entende que trabalhador tem que aguentar calado e greve é direito de pobre que não deve ser exercido.

Enquanto isso, o povo fica ao Deus dará. E Ele, misericordioso, sempre nos abençõa.