quinta-feira, 7 de agosto de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 08/08/2008



Renunciar a si mesmo

Mt 16,24-28

E Jesus disse aos discípulos:
- Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai com os seus anjos e então recompensará cada um de acordo com o que fez. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: estão aqui algumas pessoas que não morrerão antes de verem o Filho do Homem vir como Rei.


Comentário do Evangelho

Jesus pede renúncia

Após um tempo dedicado ao seu ministério na Galiléia e nos territórios gentílicos vizinhos, Jesus toma a decisão de dirigir-se para Jerusalém, onde previa o confronto com os chefes religiosos locais, pelos quais sabia estar ameaçado de morte. Seu objetivo principal era fazer o anúncio da Boa Nova entre a multidão de fieis que chegavam a Jerusalém para a festa da Páscoa judaica. Jesus, então, retoma a instrução aos discípulos quanto ao despojamento e a disponibilidade que devem ser assumidos por eles.
"Renunciar a si mesmo" é abandonar as propostas de sucesso e segurança oferecidos pelos poderosos deste mundo. Os que são seduzidos pelo mundo dos ricos ambiciosos, pensando assim salvar suas vidas, são aprisionados pelas malhas do poder. Os "incluídos" passam a ser submissos aos interesses dos chefes poderosos. Seguir Jesus e tomar sua cruz significa rejeitar os critérios de sucesso deste mundo e comprometer-se com a construção do mundo novo de fraternidade, justiça e paz, sem temer as adversidades que surgirão.

Nenhum comentário: