quinta-feira, 15 de abril de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 15/04/2010


Quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna
Leitura Orante

Jo 3,31-36


Aquele que vem de cima é o mais importante de todos, e quem vem da terra é da terra e fala das coisas terrenas. Quem vem do céu é o mais importante de todos. Ele fala daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita a sua mensagem. Quem aceita a sua mensagem dá prova de que o que Deus diz é verdade. Aquele que Deus enviou diz as palavras de Deus porque Deus dá do seu Espírito sem medida. O Pai ama o Filho e pôs tudo nas mãos dele. Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna, mas sofrerá para sempre o castigo de Deus. 
Comentário do Evangelho

A vida eterna é comunicada a todos

Neste texto, inserido em uma fala de João Batista aos seus discípulos, temos um comentário teológico do evangelista João dirigido aos leitores. O texto apresenta a oposição dualista "do alto", "do céu" versus "da terra", e "fala as palavras de Deus" (Jesus) versus "fala coisas da terra" (palavras da Lei e dos escribas). Jesus vem do alto e está acima de todos, profetas ou mestres da Lei. Quem é da terra pode, quando muito, anunciar a vinda do salvador, sem ter ideia exata de quem é ele. É o caso de Moisés e dos profetas. Ou pode até distorcer o anúncio da salvação, como era o caso dos fariseus. Somente Jesus, que vem do céu, pode comunicar o que viu e ouviu, pessoalmente. 

A sua Palavra supera todas as outras. Mas o mundo não o reconheceu. É uma afirmação genérica, alusão ao Judaísmo oficial. Quem se recusa a crer não alcançará a vida. Porém, a porta está aberta: quem aceita o seu testemunho e crê no Filho recebe o Espírito e tem a vida eterna. Extraordinário e maravilhoso dom de Deus! A vida eterna é comunicada a todos, sem discriminações ou exclusões, em todos os povos, em todos os tempos.

Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org

Nenhum comentário: