quinta-feira, 29 de julho de 2010

ESTRATÉGIAS



Sempre ouvi dizer que os “crentes” estão tomando conta... Que a messe está sendo cada vez mais repartida com as inúmeras igrejas que surgem a todo instante. Sempre ouvir dizer que temos que fazer algo urgentíssimamente.

Os evangélicos aumentam, se multiplicam, se proliferam, ocupam todos lugares. Oh, não !

Como detê-los?  Eles estão perto, pertinho, são nossos vizinhos a baterem em nossa porta, nos flertando, nos assediando, nos conquistando.  O que fazer? Se não podemos vencê-los, aliemos a eles ou sejamos parecidos.

Combinemos: A partir de agora não nos preocupemos com as coisas deste mundo, miremos o céu, o alto, o paraíso, sem esquecer que enquanto não chegamos lá, o divino, como um maná, nos agraciará de dinheiro, sucesso, felicidade no amor, pelo menos, para você que é fiel.

Sim, usemos a nossa criatividade, a Bíblia deve ser lida e interpretada ao ditame das nossas necessidades. O paráclito nos norteará e lá encontraremos todas as respostas das “nossas” vidas ou daremos um jeitinho para tal.

Desculpe-me pela renitência, mas sou obrigado: O nosso Cristo tem que ser o Deus que nos faça “filhinhos de papai”, portanto,  nos nossos encontros oremos pelo progresso financeiro, livramento das doenças, milagres, casa de praia, viagens, roupas de marca, carros novos etc. Criemos estratégias: “Correntes” de toda sorte, organizemos show, micaretas cristãs, trios elétricos, muito barulho, e louvores em agradecimento a nossa, digo, MINHA ou SUA felicidade.

Finalizando, não podemos esquecer do sobrenatural. Vocês sabem, as mazelas deste mundo, toda a injustiça, destruição do planeta e sofrimento que vivemos não é nossa culpa... A culpa é do chifrudo, do malvado, do encardido, do Lúcifer.  O Capeta é fundamental porque senão teremos que nos culpar e, portanto, encontrar soluções, trabalhar, estudar, engajar nas lutas comunitárias etc. Isso tudo dá muito trabalho e não enche igreja. Valei-nos DELE, pelo amor de Deus!

Pronto! Assim teremos templos cheios, gente bonita, saudável e de muita fé. Pensar, questionar, palavras como doação, trabalho, povo, comunidade é Demodée. O importante é número, a corrida, as assembleias cheias e pessoas emocionadas com suas “libertações” individuais .

Esta estratégia de sucesso não vem sendo aplicada pela generalidade dos evangélicos, que o diga as denominações tradicionais que amargam templos cada vez mais vazios.

E nossotros nada faremos ? Calma, ligo a tevê e vejo que estamos aprendendo...

Luiz Teixeira

EVANGELHO DO DIA


 
Eu creio que o senhor é o Messias
Jo 11,19-27

E muitas pessoas tinham vindo visitar Marta e Maria para as consolarem por causa da morte do irmão. Quando Marta soube que Jesus estava chegando, foi encontrar-se com ele. Porém Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus:
- Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele.
- O seu irmão vai ressuscitar! - disse Jesus.
Marta respondeu:
- Eu sei que ele vai ressuscitar no último dia!
Então Jesus afirmou:
- Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?
- Sim, senhor! - disse ela. - Eu creio que o senhor é o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo. 
 

E O LIXO TOMA CONTA !

Não sabemos como funciona na cidade do Natal/RN... a verdade é que o lixo toma conta de nossa cidade; o nosso povo colabora, mas, as vezes, também não tem opção. Em nossa comunidade os pontos críticos são o terreno baldio ao lado da Igreja Católica, na lagoa de captação no Panatis I, no terreno ao lado do Posto de Saúde.

Precisa-se criar opções para as pessoas jogarem os seus entulhos (de obras principalmente); precisa-se educar as pessoas, mas também o poder público (Prefeitura) precisa fiscalizar e punir. Vejamos o bom exemplo da Prefeitura da cidade de São Paulo/SP que poderia inspirar a Prefeita, vereadores e deputados verdes que mandam em nossa cidade.
Rua Tauá - Conjunto Panatis I 

SP aumenta multa para quem jogar lixo em local proibido

A partir de hoje, o morador da cidade de São Paulo que jogar lixo ou entulho em local proibido poderá ser multado em até R$ 12 mil. Até ontem, o infrator pagava R$ 500. A lei faz parte do conjunto de ações para o combate às enchentes na cidade, e foi publicada no Diário Oficial do município.

A partir de agora, quem for pego em flagrante pagará a multa e terá o carro usado no transporte do entulho apreendido. O veículo só será liberado após o pagamento do valor estipulado pelo município. A fiscalização será feita pelas secretarias de Coordenação das Subprefeituras e de Serviços. As polícias Militar e Civil também ajudarão no trabalho.
FONTE: Estadão.com

APELO: PRÊMIO NOBEL DA PAZ 2011 PARA AS MULHERES AFRICANAS

ASSINE JÁ A PETIÇÃO ONLINE NO FINAL DESTE ARTIGO.


A África caminha com os pés das mulheres. No desafio da sobrevivência, todos os dias centenas de milhares de mulheres africanas percorrem as estradas do continente à procura de uma paz duradoura e de uma vida digna. Num continente massacrado há séculos, marcado pela pobreza e sucessivas crises econômicas, o papel desenvolvido pelas mulheres é notório.

A campanha, nascida na Itália, já percorre o mundo para incentivar a entrega do Prêmio Nobel da Paz de 2011 para as mulheres africanas.
A proposta é da CIPSI, coordenação de 48 associações de solidariedade internacional, e da ChiAma África, surgida no Senegal, em Dakar, durante o seminário internacional por um Novo Pacto de Solidariedade entre Europa e África, que aconteceu de 28 a 30 de dezembro de 2008.
Chama a atenção a luta e o crescente papel que as mulheres africanas desenvolvem, tanto nas aldeias, quanto nas grandes cidades, em busca de melhor condição de vida. São elas que sustentam a economia familiar realizando qualquer atividade, principalmente na economia informal, que permite cada dia reproduzir o milagre da sobrevivência.
Existem na África milhares de cooperativas que reúnem mulheres envolvidas na agricultura, no comércio, na formação, no processamento de produtos agrícolas. Há décadas, elas são protagonistas também na área de microfinanças, e foi graças ao microcrédito que surgiram milhares de pequenas empresas, beneficiando o desenvolvimento econômico e social, nas áreas mais remotas até as mais desenvolvidas do continente.

Além de terem destaque cada vez mais crescente na área de geração de emprego e renda, as mulheres, com seu natural instinto materno e protetor, lutam pela defesa da saúde, principalmente, contra o HIV e a malária. São elas, as mulheres africanas, que promovem a educação sanitária nas aldeias. E, além de tudo, lutam para combater uma prática tão tradicional e cruel na região: a mutilação genital.
São milhares as organizações de mulheres comprometidas na política, nas problemáticas sociais, na construção da paz.
Na África varrida pelas guerras, as mulheres sofrem as penas dos pais, dos irmãos, dos maridos, dos filhos destinados ao massacre e sabem, ainda, acolher os pequenos que ficam órfãos. 

“As mulheres africanas tecem a vida”, escreve a poetisa Elisa Kidané da Eritréia.
Sem o hoje das mulheres, não haveria nenhum amanhã para a África.
Em virtude de toda essa luta e para reconhecer o papel de todas elas é que surgiu a proposta de lançar uma Campanha Internacional para dar o Prêmio Nobel da Paz de 2011, a todas as mulheres africanas. Trata-se de uma proposta diferente, já que esta não é uma campanha para atribuir o Nobel a uma pessoa singular ou a uma associação, mas sim, um Prêmio Coletivo, a todas essas guerreiras.
A ideia é lançar um manifesto assinado por milhões de pessoas, por personalidades reconhecidas internacionalmente e criar comitês nacionais e internacionais na África e em outros continentes. Além de recolher assinaturas, a campanha deve estimular também encontros organizados com mulheres africanas, convenções e iniciativas de movimento.

Nós, latino-americanos e latino-americanas, temos muito sangue africano em nossas veias e em nossas culturas. Vamos gritar nossa solidariedade com a África assinando a petição.

A criatividade dos Movimentos Sociais e Populares, das ONGs, grupos religiosos, universidades, sindicatos, etc., pode inventar mil atividades para difundir essa iniciativa e colocar a mulher africana no centro da opinião pública do mundo.

Pode-se criar comitês, eventos com debates sobre a África, show de artistas locais, palestras nas universidades, nos bairros, nas praças, lançamentos da coleta de assinaturas, etc. Nossa criatividade vai fortalecer os caminhos da África.


Os membros da campanha são todos aqueles que assinarem a petição online. E para fazê-lo é simples.
Para mais informações, contate a Campanha pelo endereço: info@noppaw.org ou segretaria@noppaw.org ou no site http://www.noppaw.org/

As expectativas libertadoras para a catequese


O cotidiano está repleto de certas anomalias que dificultam o desejo de ser-cristão e bloqueiam a efetiva inserção na Igreja. Eu fico imaginando as causas dessas distorções. O que se vê é um universalismo, do tipo "todas as religiões são boas", um pluralismo como "para quê ir à igreja se Deus está em todo o lugar?", uma ignorância doutrinária que indaga "o que acontece depois da morte?" ou ainda "sou católico, mas acredito na reencarnação", etc. Esse tipo de pensamento revela um desconhecimento da doutrina cristã, deixando clara a ocorrência de uma catequese nula ou extremamente deficiente, onde um currículo burocrático se sobrepõe aos aspectos doutrinais, afetivos e conseqüentemente evangelizadores. As catequeses, em geral, como alguns cursos de teologia de fim-de-semana, incutem conhecimento, mas não evangelizam; dão formação intelectual, mas não são libertadoras. 

Nem tampouco transformadoras. Desde os primórdios, a catequese tem sido a verdadeira práxis da Igreja que está a serviço do Reino. Como "o anúncio de Jesus" ela é (ou deveria ser) um instrumento da evangelização, e como tal deveria estar a serviço de todos, especialmente dos pobres, dos que têm fome de justiça e sede de Deus. Catequese libertadora é aquela que mostra o caminho do Reino, conduz ao seguimento de Jesus que, como causa incausada é o causante do Reino. Para tanto, ela deve ser esclarecedora, provocadora e questionadora. Só sendo assim, ela será libertadora e evangelizadora. Precisa estar centralizada na pessoa de Jesus Cristo. Hoje existe um Diretório Nacional de Catequese, como referencial para essa atividade no Brasil, que não passa de um "prato feito", uma "receita de bolo", que parece querer impor limites à ação do Espírito Santo.

Carmen Sílvia Machado Galvão
Teóloga leiga, socióloga e escritora



segunda-feira, 26 de julho de 2010

SANTO DO DIA

Santa Ana e São Joaquim
Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. O que, para os judeus de sua época, era quase um desgosto e uma vergonha também. Os motivos são óbvios, pois os judeus esperavam a chegada do messias, como previam as sagradas profecias.

Assim, toda esposa judia esperava que dela nascesse o Salvador e, para tanto, ela tinha de dispor das condições para servir de veículo aos desígnios de Deus, se assim ele o desejasse. Por isso a esterilidade causava sofrimento e vergonha e é nessa situação constrangedora que vamos encontrar o casal.

Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito e muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou. Não se sabe muito sobre a vida deles, pois passaram a ser citados a partir do século II, mas pelos escritos apócrifos, que não são citados na Bíblia, porque se entende que não foram inspirados por Deus. E eles apenas revelam o nome dos pais da Virgem Maria, que seria a Mãe do Messias.

DIA DOS AVÓS


Oração pelos avós
Deus de bondade,
Pai, Filho, Espírito Santo,
nós te agradecemos por nos teres dado nossos queridos avós.
Obrigado, Senhor, por suas histórias bonitas, palavras amigas, conselhos, carinho e amor por nós.
Nós agradecemos pelo ombro amigo, pela cumplicidade com nossas brincadeiras,
por seus passos ao ritmo dos nossos,
pelo colo macio e o olhar sereno, cheio de bondade.
Nós te pedimos para estas pessoas a quem tanto amamos, muita saúde, paz e alegria.
Pedimos para elas a graça de serem fiéis em cumprir a vontade de Deus, na alegria e
nos sofrimentos, como o foram Joaquim e Ana.
Nós te pedimos, Senhor, que os abençoes com a mesma ternura com que nos abençoam.
Amém.

EVANGELHO DO DIA

Ano C -Dia :26/07/2010
 



Ver e ouvir Jesus
 

Mt 13,16-17


Jesus continuou, dizendo:
- Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos vêem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram. 

Comentário do evangelho
"Se compreenderdes, sereis bem-aventurados"
Várias vezes encontramos nos Evangelhos a proclamação de bem-aventuranças (makarioi: bem-aventurados, às vezes traduzido simplesmente por felizes). São conhecidas as bem-aventuranças do início do Sermão da Montanha, em Mateus (5,3-11), e do sermão da planície, em Lucas (6,20-22). Outras podem ser lembradas: "Bem-aventurado aquele que não se escandalizar por causa de mim!" (Mt 11,6; Lc 7,23); "Bem-aventurados, antes, os que ouvem a Palavra de Deus e a observam" (Lc 11,28); "Se compreenderdes isso e o praticardes, sereis bem-aventurados" (Jo
13,17); "Bem-aventurados sois, se sofreis injúrias por causa do nome do Cristo" (1Pd 4,14). A bem-aventurança não é a promessa de uma recompensa a uma ação que se propõe. A bem-aventurança é a confirmação de um estado de felicidade em que se vive, na prática de ações em conformidade com a vontade de Deus. Os discípulos que usufruem a presença de Jesus, aos quais está sendo revelada a proposta do Reino, são bem-aventurados. Eles veem Jesus e ouvem as suas palavras - coisas que muitos profetas e justos gostariam de ter visto e ouvido. há tempo para tudo. No tempo da encarnação os primeiros discípulos gozaram desta bem-aventurança. Porém, terminado o ministério de Jesus na história, são "bem-aventurados os que não viram e creram!" (Jo 20,29). Joaquim e Ana, pai e mãe de Maria
segundo a tradição, são bem-aventurados por sua filha.

Autor: José Raimundo Oliva
fonte: paulinas.com

sábado, 24 de julho de 2010

HUMOR !!

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO -
O teste da banheira.

Durante a visita a um hospital psiquiátrico, um dos visitantes perguntou ao diretor:

- Qual é o critério pelo qual vocês decidem quem precisa ser hospitalizado aqui?

O diretor respondeu:

- Nós enchemos uma banheira com água e oferecemos ao doente uma colher, um copo e um balde e pedimos que a esvazie. De acordo com a forma que ele decida realizar a missão, nós decidimos se o hospitalizamos ou não.

- Ah! Entendi. - disse o visitante. Uma pessoa normal usaria o balde, que é maior que o copo e a colher.

- Não! - respondeu o diretor - uma pessoa normal tiraria a tampa do ralo. O que o senhor prefere? Quarto particular ou enfermaria?

"As vezes a vida tem mais opções do que as oferecidas, basta saber enxergá-las".

Agora diz a verdade...vc tb escolheu o balde, né? Semana que vem vou lá ao hospital te fazer uma visitinha. rsrsrs

FIM DE SEMANA ! Relaxe com moderação...

PARA QUEM INTERESSAR...

Alguns políticos (Chefe de Estado) são constantemente alvo das críticas e notícias dos telejornais, das revistas e períodicos. Não poderia ser diferente, pois estas personalidades realmente fazem acontecer, principalmente, para o lado "negativo". Uma destas figuras, é o presidente venezuelano Hugo Chaves, vilão número um da imprensa brasileira. Em nome da democracia e a quem interessar, um artigo a favor de CHAVES !  É sempre bom ouvir o outro lado...



Por que Chávez rompeu relações com a Colômbia

Nas últimas semanas, o presidente venezuelano Hugo Chávez passou diversos sinais conciliadores para o mandatário eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, que tomará posse dia 7 de agosto. O retorno também foi promissor: o novo chefe de Estado colombiano revelou-se disposto a construir uma agenda positiva, que permitisse o pleno reatamento entre os dois países. Mas a aproximação foi fulminada pela ação de Álvaro Uribe, desconfortável com a autonomia de seu sucessor e o risco de perder espaço na vida política do país. Mesmo sem qualquer incidente que servisse de pretexto, jogou-se nos últimos dias a reativar denúncias sobre supostos vínculos entre as Farc e a administração chavista.

O ápice da performance uribista foi a atual reunião da OEA (Organização dos Estados Americanos), que se realiza em Washington. Bogotá apresentou provas para lá de duvidosas, que sequer foram corroboradas por seus aliados tradicionais, de que a Venezuela estaria protegendo e acobertando atividades guerrilheiras. A reação de Caracas foi dura e imediata.
A decisão pela ruptura de relações diplomáticas, no entanto, pode ser provisória. O próprio presidente Chávez, nas primeiras declarações a respeito dessa atitude, reafirmou a esperança de que Santos arrume a bagunça armada pelo atual ocupante do Palácio de Nariño. Mas reiterou sua disposição de enfrentar e desqualificar a estratégia de Uribe. O presidente colombiano parece mirar dois objetivos. O primeiro deles é interno: a reiteração da "linha dura" como política interna facilita sua aposta de manter hegemonia sobre os setores militares e sociais que conseguiu agregar durante seu governo. O segundo, porém, tem alcance internacional. O uribismo é parte da política norte-americana para combater Chávez e outro governos progressistas; mesmo fora do poder, o líder ultradireitista não quer perder protagonismo e se apresenta como avalista para manter Santos na mesma conduta.

Fontes do Palácio de Miraflores não hesitam em afirmar que as provocações de Uribe, além de fixar seu alvo no presidente venezuelano, seriam estranhamente coincidentes com o discurso de José Serra e Índio da Costa no Brasil, retomando a pauta de eventuais relações entre o PT e a guerrilha colombiana. Esses analistas afirmam que o governante de Bogotá deu um lance para se manter em evidência na disputa regional entre os blocos de esquerda e direita.

Autoridades venezuelanas, nos bastidores, se empenham para que haja uma condenação generalizada, dos países latino-americanos, à conduta de Bogotá e ao cúmplice silêncio norte-americano. Não desejam que outras nações sigam o caminho da ruptura, mas Chávez parece convencido que seu colega colombiano não poderá ser detido com meias-palavras ou atos de conciliação.


Breno Altman 
Jornalista e diretor de redação do site Opera Mundi

A MENTIRA VERDADEIRAMENTE MENTIROSA COMO VERDADE

Debruço-me a refutar sobre a verdade do homem, refletida em mim mesmo, enquanto ser vivente neste mundo. Certamente, um pouco da minha verdade foi herdada da verdade que meu pai praticou enquanto convenção, porque precisei crescer alicerçada pela sua verdade para me fazer homem único e exclusivo de mim mesmo. E assim, desvendar a minha própria verdade de ser e não de estar como homem propriamente. Digo, a verdade de ser, porque a verdade de si só pode ser real, enquanto verdade de ser, e não de estar no mundo.
Desvendo que a verdade do homem (no mundo) é a verdade de estar no mundo. Por isso, a verdade do homem é a verdade de estar sempre. Enquanto se estar no mundo, vive-se da verdade de homem e toda verdade humana se justifica para se estar no mundo. A verdade de homem é convencionada, por isso pode se convencionar uma mentira como verdade, porque o que vale é o poder da convenção feita pelo homem. Porém, a verdade de homem é uma mentira para ele próprio, mas adotada como verdade para o outro porque desconhece as intenções e as circunstâncias, pelas quais, essa verdade foi convencionada e também, por haver outros fatores que os faz aceitar para estar aceito no mundo.

A verdade de meu ofício é uma verdade de homem, porque tem o tempo e a medida do próprio homem, assim como, é mutável, contraditória, paradoxal, efêmera, ilusória, fictícia, aparente, virtual, simbólica, metafórica, convencional acima de tudo. Tudo uma verdade de mentira, de faz de conta, de brincadeira qual eterna criança encantada num mundo de virtualidades na era do computador, num mundo de coisas virtuais, fictícias, utópicas de puras ilusões, metáforas e simbologias, quão efêmeras quanto à verdade de estar literalmente no mundo de Alice no País das Maravilhas, no mundo de Matrix ou na eterna mitológica caverna platônica; numa verdadeira mentira, enquanto verdade de homens de todas as idades. 

M. C. Garcia é poeta e filósofo


CORRIDA PRESIDENCIAL ! (NOVA PESQUISA)

A Rede Bandeirantes de Televisáo divulgou agora a noite a sua mais nova pesquisa eleitoral a respeito da sucessão presidencial.

Esta é a primeira pesquisa feita após a homologação das candidaturas.

O Instituto Vox Populi, responsável pela pesquisa, constatou que a candidata do PT, Dilma Roussef, abriu 8 pontos percentuais  à frente do seu principal concorrente, o ex-governador José Serra.

Vejam os números apurados pelo Vox Populi:

Dilma Roussef: 41%

José Serra: 33%

Marina Silva: 8%

Brancos e nulos: 4%

Não sabem: 13%

sexta-feira, 23 de julho de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 23/07/2010




Jesus explica a parábola do semeador

Mt 13,18-23


- Então escutem e aprendam o que a parábola do semeador quer dizer. As pessoas que ouvem a mensagem do Reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O Maligno vem e tira o que foi semeado no coração delas. As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria, mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé. Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos. E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado. 

Comentário do Evangelho

Palavra anunciada

há um consenso de que esta explicação da parábola do semeador é fruto da reflexão das primeiras comunidades para orientar a catequese e a missão. As diversas situações em que se encontram os grãos semeados correspondem às diversas maneiras como os membros das comunidades recebem a Palavra anunciada. Para uns a Palavra ouvida não vai além de uma religião supérflua que não questiona as grandes injustiças das estruturas sociais e econômicas. Outros se contentam com uma religião festiva e ritualista que não transforma concretamente este mundo. E há aqueles para os quais a Palavra ouvida não abala sua religião de conveniência, que convive com a ambição e o desejo de ter cada vez mais. A estas situações adversas se contrapõem aqueles que ouvem a Palavra e mudam de vida. Integram-se em comunidades fraternas e solidárias que se empenham na construção de um mundo novo, conforme a vontade de Deus.

FONTE: Paulinas.org.br
Autor: José Raimundo Oliva

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Grupo Luz do Mundo, em seu 20º aniversário.

Padre Tiago, o linguista russo Mikhail Bakhtin postula que o nosso discurso (a nossa fala) é o resultado de todos os contatos com a linguagem que tivemos desde a nossa mais tenra idade.  Já o psicólogo bielorrusso Lev Vigostky diz que nós somos fruto da interação com o mundo, somos seres sócio-histórico-culturais.

Concordamos com ambos, e nos perguntamos quanto do nosso discurso, de nossas palavras não são suas, Padre Tiago – “a fé sem obras é morta” ou “oração pressupõe ação” ou “quem quer seguir a Jesus Cristo , deve pegar sua cruz também”, entre tantas.

Quantas de nossas atitudes e de nossas decisões não passaram consciente ou inconscientemente por ideias do senhor? (Quantas homilias, históricas e morais em várias situações não nos marcaram?)

Portanto, Padre Tiago, não se trata de partida, pois conosco estarás sempre, não só em forma de lembrança, mas como fizesse parte de nosso DNA; estarás com nossos filhos e com os filhos de nossos filhos.  É uma marca indelével.

Claro que isso não é um privilégio exclusivo do senhor, evidente. O privilégio, Padre Tiago, reside nessa marca posta, no melhor dos sentidos, em um número incontável de pessoas; e, nesse sentido, sua missão maior como pastor (DADA POR DEUS) está cumprida.  Já dizia Dalai Lama em um de seus tantras: “Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e olhar para trás, poderá aproveitá-la mais uma vez.”

Não se trata de vanglória – como o nome invertido revela seu teor “glória vã”, inútil, sem valor, que não presta, que não serve.  Para uma boa cabeça, como a do senhor, é olhar criticamente para o que foi feito e saber que, na sua imperfeição (característica plena nossa), foi uma pessoa santa.  Santa SIM.

Na moradia humilde de Bom Pastor, da calça azul-escura e da camisa clara de mangas curtas (que gerava uma brincadeira: “Quando padre Tiago chega ao seu guarda-roupa, ele se pergunta: “que roupa vou usar, meu Deus?” – dúvida cruel – rsrsrsrs), da estética simples  e estrutura funcional dos templos construídos (traço que o tempo dificilmente levará), da forma de andar, do ônibus antigo (onde está ele?), do mesmo penteado, do jeito de falar TUDO BEM, quando na verdade está discordando, etc.

Tanto para falar – mas vamos deixar para o senhor e para os outros relembrarem o restante –, pois não é o momento nem o gênero textual adequado para alongarmo-nos.  Sendo assim, a caminho do fim, diante de tantas outras citações, citaremos as que mais nos influenciam: as de Jesus: “Ide e pregai o Evangelho, a toda a criatura..." (Mc 16:15); “Quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo”(Mateus 20, 27);” Negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Marcos 8.34);  e o maior de todos: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, que poderia ser o resumo de todos os mandamentos, e o que o senhor tentou tanto observar.

É isso! Lágrimas podem rolar em vários rostos, e isso é bom, pois é uma forma de reconhecimento e também porque é uma metáfora de que, como as águas buscam seu caminho, as coisas e situações continuam – nem melhores, nem piores, apenas continuam.

A certeza que nós temos é da saudade já iminente e eminente, mas que faz parte também da vida, não é verdade?

Portanto, muito obrigado por tudo, Padre Tiago.  Pelo que é tangível, palpável e pelo que não é.  Que Deus continue lhe abençoando, pelos séculos dos séculos, AMÉM!

Antonio Carlos G. Júnior
Texto para Padre Tiago – 18 de julho de 2010

O POVO CHORA DE ALEGRIA OU TRISTEZA COM A SAIDA DELE?


Marcas de batom no banheiro...

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: Uma turma de meninas de 12 anos que usavam batom todos os dias removiam o excesso beijando o espelho do banheiro.

O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia.

Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro, explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas
marcas que elas faziam.

Fez uma palestra de uma Hora.

No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram. O diretor juntou o bando de meninas e o Zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho.

O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.

Daí, nunca mais apareceram marcas no espelho.

Há professores e há educadores...

IMAGEM É TUDO !

No dia em que Chavez rompeu relações diplomáticas com a Colômbia, ele se encontra com o seu muy amigo Maradona

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A alimentação pode interferir no sono?

O reflexo de uma noite mal dormida é péssimo para o bem-estar e para a qualidade de vida das pessoas. O corpo precisa descansar para refazer-se e a pessoa que sofre de distúrbios do sono acaba sofrendo diversas consequências: acorda cansada, mal-humorada e com dores de cabeça, desconfortos que prejudicam a concentração, a atividade profissional, o relacionamento e, principalmente, a saúde.

Vários fatores podem estar relacionados à causa dos distúrbios do sono, entre eles a alimentação. Alguns alimentos apresentam componentes estimulantes que deixam o corpo alerta e dificultam o relaxamento. A cafeína presente em cafés, chás e refrigerantes, é um típico exemplo. Especialistas alertam que o consumo destes produtos deve ser evitado após as 18h, pois podem intensificar a dificuldade em favorecer uma boa noite de sono.

Outro fator importante é o desconforto digestivo de uma refeição pesada próximo ao horário de dormir. Exceder na quantidade de alimentos e na proporção de açúcares e gorduras sobrecarrega o sistema digestório e podem gerar desconfortos como fermentação, distensão abdominal com formação de gases, refluxo e queimação, sintomas que dificultam um sono tranquilo.

Os especialistas afirmam que uma alimentação bem fracionada ao decorrer do dia facilita o controle do apetite e o consumo compulsivo à noite. O ideal é optar por uma refeição leve e controlar o consumo de líquidos próximo ao horário de dormir. 

fonte:queroviverbem.com.br

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 21/07/2010





Que tipo de terreno sou?
Mt 13,1-9


Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa, foi para a beira do lago da Galiléia, sentou-se ali e começou a ensinar. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou num barco e sentou-se; e o povo ficou em pé na praia. Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse:
- Escutem! Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.
E Jesus terminou, dizendo:
- Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam. 
 
Cometário do evangelho 
 
Jesus, esclarecedor do mistério do Reino dos Céus
As parábolas, partindo de imagens de fatos da vida comum, por comparações, são elaboradas para a compreensão das palavras de Jesus, movendo os ouvintes a se comprometerem com o projeto do Reino de Deus. Enquanto o Evangelho de Mateus reúne ao todo 22 parábolas, o Evangelho de Marcos reúne apenas 6 e o de Lucas ultrapassa ambos, com 31 parábolas. A parábola de hoje é comum aos três evangelistas. Ela poderia ser mais bem denominada como "parábola dos terrenos", pois o seu núcleo são os diversos terrenos nos quais cai a semente, nos quais o leitor deve procurar sua identificação. Com esta parábola do semeador, Mateus inicia um bloco de sete, dando ao conjunto a forma de um discurso de Jesus, esclarecedor do mistério do Reino dos Céus. Depois da parábola, vem a explicação do porquê falar em parábolas (Mt 13,10-17), e, em seguida, a explicação detalhada de seu significado. 
 
Autor: José Raimundo Oliva
fonte: paulinas.com

HUMOR

Rapaz fanho
Um fanho entra num táxi.
O taxista, que gostava de fazer gozação com as pessoas, pensou: "Vou zoar esse fanho".
Eles começaram a andar e o motorista diz:
- Olha que mulher bonita! Nossa, aquela ali é um tesão!
E o fanho:
- Feia...
- Nossa! Aquela ali é gostosa pra caramba!
- Feia...
- Que feia o quê?!
- Feia...
O motorista, que não estava olhando pra frente, bate em outro carro. E então fala pro fanho:
- Você viu que eu ia bater... Por que você não avisou?
E o fanho:
- Eu ava entando alar az uma ora, feia, feia, feia, as ocê não icuta.

Santo do Dia

Irmã Dolores Baldi
Primeira missionária da Congregação das irmãs Paulinas

1910-1999Fundadora das Irmãs Paulinas no Brasil
Ser missionária era seu sonho. E este sonho ela o realizou no Brasil. Em outubro de 1931, deixou a Itália e veio viver a aventura missionária em nosso país.

Quero falar-lhes de irmã Dolores Baldi, primeira missionária da Congregação das Irmãs Paulinas. Ela não era, nem é ainda, muito conhecida, contudo foi o instrumento dócil e forte nas mãos de Deus e a mola propulsora que fez acontecer, no Brasil, a instituição e todas as obras das Irmãs Paulinas.

A Congregação das Irmãs Paulinas foi fundada pelo padre Tiago Alberione com a colaboração de irmã Tecla Merlo, em 1915, na Itália, e teve, no Brasil, sua primeira expansão no exterior. E irmã Dolores Baldi foi a escolhida para iniciá-la. Quem foi irmã Dolores Baldi? Ela mesma nos conta sua história:

"Não conheci minha mãe. Ela morreu dois meses depois de me haver dado a luz. Fui confiada aos cuidados de uma ama, que me amamentou, de meu pai e de minha irmã mais velha, então com quinze anos. Éramos cinco irmãos: três mulheres e dois homens.

Cresci num ambiente familiar unido, cristão, sereno e alegre. Aos doze anos, porém, após breve tempo de doença, meu pai faleceu e, logo depois, minha irmã, vítima de uma epidemia. E como minha outra irmã já havia se casado coube a mim os deveres de uma dona-de-casa: comprar, vender e cuidar de meus dois irmãos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

FELIZ DIA DO AMIGO

SANTO DO DIA

Santo Aurélio
Onde e quando nasceu Aurélio, não se tem registro. As informações sobre ele aparecem a partir de 388, quando vivia em Cartago, era apenas um diácono e amigo do futuro santo e doutor da Igreja, Agostinho. Em 391, este último era o bispo da Hipona, atual Annaba, na Argélia, enquanto Aurélio tornava-se o bispo de Cartago.

Ele foi considerado um dos principais líderes da Igreja na chamada "província da África", que ocupava a faixa norte do continente, exceto o Egito. Encontrou essa Igreja em ruínas, pois enfrentara um cisma no início do século. A crise explodira no fim da perseguição romana aos cristãos, quando o bispo da Numídia, Donato, se declarara uma força política e religiosa. Dizia que viera para purificar a Igreja, separando-a do mundo profano e do Império Romano.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 20/07/2010



É da família de Jesus quem faz a vontade de Deus

Mt 12,46-50

Quando Jesus ainda estava falando ao povo, a mãe e os irmãos dele chegaram. Ficaram do lado de fora e pediram para falar com ele. Então alguém disse a Jesus:
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.
Jesus perguntou:
- Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Então apontou para os seus discípulos e disse:
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe. 
 
 
Comentário Do Evangelho
 
Compromisso em fazer a vontade do Pai
Jesus, colocando os laços de sangue em segundo plano diante da vontade de Deus, descarta o valor das origens genealógicas, elaboradas pelo Judaísmo surgido no pós-exílio. Todos são chamados independentemente de raça ou de qualquer deus nacionalista ou apropriado por algum império. O chamado é o compromisso em fazer a vontade do Pai. Esta é a obra vivificante no empenho de que todos tenham vida. A família de Jesus une-se em torno da libertação, do serviço, da solidariedade, da misericórdia, da acolhida aos pobres, da prática da justiça, da defesa dos direitos humanos, do direito à alimentação, do direito à posse da terra e à moradia, do direito de todos a constituir dignamente sua família. As genealogias associavam-se ao direito à posse da Terra Prometida. Para Jesus, a Terra Prometida é toda a terra. Prometida a todos os povos. É a terra a serviço da vida, e não a terra ocupada por guerras de conquista
em vista do acúmulo de riqueza e de poder, com a exclusão dos pequenos e oprimidos. Maria, mais do que por seus laços de sangue com Jesus, é bem-aventurada por sua união à vontade do Pai: "Faça-se em mim segundo a tua palavra".

Autor: José Raimundo Oliva
fonte: paulinas.com

segunda-feira, 19 de julho de 2010


GRUPO LUZ DO MUNDO

DEUS NOS PROTEJA !


Mais fotos, clique no "continue lendo"

Dia Nacional do Futebol

No dia 19 de julho comemora-se o dia nacional do futebol.
A escolha da data se deu através da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.
O futebol chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o país, trouxe uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Com a divulgação do esporte, este se tornou uma paixão do povo brasileiro, fazendo do nosso país o maior campeão mundial.
As primeiras regras do futebol foram criadas pela associação de futebol de Londres, na Inglaterra, através dos dirigentes dos clubes ingleses. Primeiramente elaboraram treze regras, mas em razão das necessidades, estas passaram para o número de dezessete.

SANTO DO DIA

Arsênio, que pertencia a uma nobre e tradicional família de senadores, nasceu no ano 354, em Roma. Segundo os registros, ele foi ordenado sacerdote, pessoalmente, pelo papa Dâmaso. Em 383, o próprio imperador Teodósio convidou-o para cuidar da educação e formação de seus filhos Arcádio e Honório, em Constantinopla. Arsênio permaneceu na Corte por onze anos, até 394. Enfim, conseguiu a exoneração do cargo e retirou-se para o deserto no Egito.

O mundo católico passava por muitas transformações. Nos séculos anteriores, o martírio, a morte pela fé na palavra de Cristo, era o melhor exemplo para a salvação da alma. A partir do século IV, a "morte em vida" passou a ser o sacrifício mais perfeito para a purificação, com o aparecimento dos eremitas no Oriente. Eram cristãos e isolavam-se no deserto, em oração e penitência, numa vida solitária e contemplativa, como forma de servir a Deus.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 19/07/2010



O pedido de um milagre
Mt 12,38-42


Então alguns mestres da Lei e alguns fariseus disseram a Jesus:
- Mestre, queremos ver o senhor fazer um milagre.
Jesus respondeu:
- Como as pessoas de hoje são más e sem fé! Vocês estão me pedindo que faça um milagre, mas o milagre do profeta Jonas é o único sinal que lhes será dado. Porque assim como Jonas ficou três dias e três noites dentro de um grande peixe, assim também o Filho do Homem ficará três dias e três noites no fundo da terra. No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês, pois eles se arrependeram dos seus pecados quando ouviram a pregação de Jonas. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas. No Dia do Juízo a Rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão. 
COMENTÁRIO DO EVANGELHO 
O sinal da presença de Deus entre nós é o amor

Esta narrativa é encontrada, também, de maneira mais simples, no Evangelho de Marcos. Em Marcos nenhum sinal será dado aos escribas e fariseus que provocam Jesus (cf. 15 fev.). A partilha dos pães já havia sido o sinal da autenticidade e do amor de Jesus. O Evangelho de Marcos caracteriza-se pela apresentação de Jesus, Filho de Deus encarnado, na simplicidade de sua humanidade e de sua comunicação amorosa. O Evangelho de Mateus tem um caráter mais cristológico, isto é, apresenta Jesus compreendido como aquele que, depois da morte sacrifical, mereceu
a ressurreição. O sinal do profeta Jonas, mencionado em Mateus, significa a ressurreição de Jesus. Percebe-se aqui um texto elaborado para a orientação das comunidades oriundas do Judaísmo, que se formaram após a crucifixão de Jesus. O sinal da presença de Deus entre nós é o amor semeado nos corações pelo Espírito Santo, que se manifesta nos relacionamentos humanos do dia a dia, na humildade de cada lar, na rotina do trabalho, na vida comunitária e nas
lutas para a criação de um mundo novo possível.
AUTOR: JOSÉ RAIMUNDO OLIVA
FONTE:PAULINAS.COM

o que elas tem em comum?




"qual a pietá , eternizada em mármore por   michelangelo para simbolizar a dor materna diante da morte do filho, a mãe afegã ,olhar petrificado e envelhecida, aninha seu menino de quatro anos,que agoniza de fome." 





                                             

sexta-feira, 16 de julho de 2010

PARABÉNS !


Esta turma de senhores e senhoras estão de parabéns, pois são os mais novos formados do ensino superior em nossa cidade. Em particular, a alegria deste BLOG GLM  é redobrada, porque que um destes estudantes é nosso amigo, colaborador e integrante do Grupo Luz do Mundo. Vamos festejar o sucesso do nosso irmão fazendo a seguinte brincadeira: Quem é ele? Alguém consegue vê-lo na foto? Resposta durante a semana !!


PARABÉNS ELSON !!

O mais novo graduado em rede de computadores !
Seja muito feliz e que tenhas muito sucesso em tua carreira.



IMAGEM É TUDO !

Flagra de automóvel na Av. Pte. Bandeira no Alecrim


"FOI DEUS QUE ME DEU !"

Como o nosso Deus é injusto!  Para este(a) cidadão(ã) ele deu um carro e para maioria da população falta o que comer, onde estudar, saúde... Ou será que este motorista é um(a) santo(a) merecedor(a) desta graça num mundo de pecadores?

REALMENTE, COMEÇOU A CAMPANHA !

Jesus ! O que há de pior também em uma campanha política já começou... Em nosso comunidade já se ouve fogos e os famigerados carros de som que poluem o meio ambiente e tiram a nossa paz. Será que o povo vota em quem faz barulho? 

Os candidatos estão a solta! Agora vão à missa; marcam presença em aniversários; fazem festas juninas fora de época, tudo para enganar o povo... Clamemos a Deus que o povo saiba escolher os seus representantes, levando em consideração os valores da honestidade, competência, coerência, compromisso com os mais pobres, com a educação, saúde. Povo de Deus, prestemos a atenção no passado deste político, sua trajetória e se ele não tem ficha suja. Não nos enganemos com panis et circenses (Pão e Circo).

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 16/07/2010




A família de Jesus


Mt 12,46-50

Quando Jesus ainda estava falando ao povo, a mãe e os irmãos dele chegaram. Ficaram do lado de fora e pediram para falar com ele. Então alguém disse a Jesus:
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.
Jesus perguntou:
- Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Então apontou para os seus discípulos e disse:
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
Comentário do evangelho

Fazer a vontade do Pai
Esta narrativa cria uma tensão quando Jesus fala às multidões enquanto, do lado de fora, ficam sua mãe e seus irmãos, que procuram falar com ele. O que está em foco é uma reformulação da família em vista do cumprimento da vontade do Pai, conforme pedimos na oração do Pai-Nosso. A conversão pessoal implica a conversão da família. Uma renovação dos valores supõe uma reformulação das relações familiares. No Judaísmo são os laços sanguíneos que
constituem os elos genealógicos que vinculam às origens abraâmicas de povo eleito. Jesus apresenta como critério de pertinência à sua família divina não os laços sanguíneos, mas o cumprimento da vontade do Pai, que está nos céus. De um modo mais geral, as tradições familiares são perpetuadas em vista da posse de bens, gozo de privilégios ou de submissão à ordem das estruturas da sociedade injusta. À medida que a família se compromete com
fazer a vontade do Pai, ela se abre para a partilha, a solidariedade e a acolhida aos mais excluídos, sem preconceitos e com amor transformador. Maria, acompanhando seu filho, guardava em seu coração tudo que observava e ia amadurecendo sua compreensão a respeito da revelação de Jesus.

Autor: José Raimundo Oliva
fonte: paulinas.com

SANTO DO DIA

Bartolomeu Fernandes dos Mártires


Bartolomeu nasceu em Lisboa, em maio de 1514. Era filho de Domingos Fernandes e de Maria Correia, ambos de famílias tradicionais, abastadas e nobres. O filho foi batizado com o nome do santo apóstolo na igreja de Nossa Senhora dos Mártires e, por serem seus devotos, incluíram também o "dos Mártires" para homenagear Maria.

Foi educado na Corte portuguesa com muito requinte, recebeu sólida formação humanística e cristã. Cedo decidiu pela vida religiosa, ingressando na Ordem dos Dominicanos em 1528. Fez o noviciado no mosteiro de Lisboa, onde se diplomou em filosofia e teologia. Desde sua graduação, em 1538, foi professor nos vários conventos da capital da Corte, função que exerceu durante vinte anos.

Foi apresentado pela rainha Catarina para suceder o arcebispo de Braga e o papa Paulo IV confirma-o, em 1559. Bartolomeu aceitou essa dignidade por obediência ao seu prior provincial, o qual o teria indicado antes à rainha, de quem era conselheiro e confessor.

Pesquisa diz que brasileiro é “campeão de banho”. Conheça os perigos do exagero

Sabonete e água quente reduzem a camada de gordura que protege a pele

"Tome com moderação". O ditado muito usado para o consumo de bebida alcoólica vale também para a prática do banho, uma modalidade em que os brasileiros são "campeões mundiais". Uma pesquisa feita pela consultoria TNS Global Market Research em dez países indica que os brasileiros são os que tomam banho com mais frequência, mas exagerar na dose pode colocar a saúde da pele em risco.
Os dados indicam que, por aqui, a média é de 19,8 banhos por semana, o que dá quase três passadas pelo chuveiro por dia. Depois aparecem os russos, com 8,4 banhos semanais, japoneses (7,9), franceses (7,7), americanos (7,4), alemães e italianos (6,1), britânicos (5,6), chineses (4,9) e indianos (3).
No Brasil, foram ouvidas 1.057 pessoas de ambos os sexos e com idade entre 18 e 65 anos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 15/07/2010



Eu lhes darei descanso
Mt 11,28-30

- Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.




Jesus a todos convida ao seu seguimento
Jesus a todos convida ao seu seguimento. Ele se dirige a todas as pessoas em todos os tempos. É o Jesus simples, humano, sensível, que se faz presente entre nós, com suas palavras carinhosas e sedutoras, que são luz e vida. Os discípulos, no tempo de Jesus, viviam sob o jugo da Lei. Os escribas e fariseus amarravam fardos pesados sobre seus ombros (Mt 23,4), sob a forma dos inúmeros preceitos legais, as exigências de ofertas, as discriminações, as humilhações e as exclusões. Jesus oferece o jugo do cumprimento da vontade do Pai. Esta vontade é o dom da vida eterna, e o caminho é a prática das bem-aventuranças, que levam a um estado de felicidade divina e a uma alegria comunicativa. O mundo, dominado pelos ambiciosos e poderosos, também amarra fardos pesados tanto sobre os inseridos no sistema global, quanto sobre os excluídos, cada um a seu modo. As opressões sob formas diversificadas, as ansiedades, as frustrações, os estresses urbanos, a violência e o medo que provocam a carência, a fome, a doença, a miséria. Jesus, manso e humilde de coração, oferece a sua paz. O mesmo coraçãozinho que batia junto com o coração de Maria, em seu ventre. É o Jesus humano, com seu coração compassivo, que convivendo conosco nos revela o Pai, nos comunica seu Espírito de amor, nos ilumina e conforta, nos estimula à luta e nos dá a vida eterna. 

Fonte: Paulinas.com
Autor: José Raimundo Oliva