segunda-feira, 30 de novembro de 2009

É o amor que humaniza a sexualidade




Quem verdadeiramente ama é capaz de assumir o outro integralmente
Amor: somente ele pode, de fato, humanizar a sexualidade. No entanto, em nossos dias esse termo se encontra envolto em uma complexa confusão em seu sentido e compreensão. Muitos o têm reduzido apenas à dimensão do prazer e à sua especificidade erótica. É certo que essa palavra engloba também essa dimensão, contudo, ele não se encerra apenas em tal expressão.

O amor – em seu sentido agápico (Grego: Agápe) – significa capacidade concreta de doação em favor de um outro, buscando a devida interação com a verdade dele. E isso também deve ser aplicado à concepção humano/erótica do amor, pois, este para ser autêntico não poderá ter o egoísmo como única força motriz.

O amor não se resume à utilização do outro como objeto de prazer sexual. Ele não poderá permitir a utilização momentânea e descartável de um “alguém humano” por meio de aventura descompromissada e irresponsável. O autêntico amor comporta o compromisso.

Estamos acostumados a ouvir os gritos de uma sociedade, que elevou à máxima potência a necessidade de satisfazer os próprios desejos e instintos a qualquer custo, transmutando assim o valor da pessoa e o colocando em segundo plano. Dentro desse universo de compreensão o que importa é satisfazer o desejo, não se importando se o outro é utilizado como um mero “brinquedo” por alguns instantes, sendo depois jogado nas mãos do destino.

É o amor/compromisso que humaniza a sexualidade, do contrário ela se torna apenas egoísmo animalesco. A vivência sexual sem o amor deixa de ser humana e torna-se escravidão instintiva.

Quem verdadeiramente ama é capaz de assumir o outro integralmente, com todas as suas consequências, sem querer usá-lo apenas para uma satisfação superficial.

O amor torna humana a sexualidade, gerando o comprometimento – que tem sua máxima expressão no matrimônio sacramental – e o bem, necessários para que a devida interação aconteça, sinalizando o outro como fim e não como meio. O ser humano possui uma dignidade inviolável, ele é pessoa e nunca deverá ser diminuído à categoria de objeto.

O amor traz cor e sabor à vida, ele inaugura uma primavera de sentido para toda e qualquer relação.

A virtude a que somos chamados consiste em contemplar pessoas e relacionamentos sob a ótica do autêntico amor. Assim a doação sincera em vista do bem inspirará nossas atitudes e nos permitirá elevar o ser à sua altíssima e verdadeira condição: a de filho amado, querido e respeitado por Deus.

Adriano Zandoná (seminarista)

FRASES



"O que há de admirável no amor é que quando um se dedica ao outro, esquecem-se de si mesmos." 
(M. Corday)

Chegou o CD Eliana Ribeiro “Barco a Vela”




Gravado Ao Vivo no auditório São Paulo, em Cachoeira Paulista. O CD tem 14 faixas, incluindo músicasinéditas: Barco a Vela, música que dá título ao CD, Força e Vitória, Enviai e Eu me Rendo a Ti.
No CD há a produção com uma qualidade técnica de áudio. Um Trabalho imperdível para que as pessoas tenham o prazer de estar junto a Deus por meio da música, por meio de uma celebração de vida preparada, especialmente, com muito trabalho e carinho. Um trabalho que marca a trajetória de Eliana Ribeiro na sua vida missionária.
Conheça o CD Eliana Ribeiro, Ao Vivo – Barco a Vela e tenha o grande prazer de estar em contato com Deus por meio da música e do show que traz grandes novidades e uma produção que vai encantar o público, emocionar, levar grandes momentos que provem o bem da alma e do espírito.

Músicas
1. Nada me falta
2. Barco a vela
3. Sempre caminhar
4. Enviai
5. Consagrado para amar
6. Força e vitória
7. Deus te vê
8. Utopia
9. Ao teu encontro
10. Espera no Senhor
11. Eu me rendo a Ti
12. Sonda-me/ Vem ES/ Pra te adorar
13. Chuva de graça
14. Dia de festa


 

Natal em família 2009



O grupo luz do mundo prepara-se para o advento, com o natal em família 2009, o GLM faz como de costume as visitas nos bairros de Km 8 (comunidade do galo), e Panatis I, II e III.

 

Parafuso





Algumas vezes é um erro julgar o valor de uma atividade simplesmente pelo tempo utilizado para realizá-la.

Um bom exemplo é o caso do técnico em informática que foi chamado para consertar um computador gigantesco e extremadamente complexo. um computador que valia 12 milhões de dólares.

Sentado em frente ao monitor, apertou umas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo a si mesmo e desligou o aparelho.

Tirou de seu bolso uma pequena chave de fenda e girou uma volta e meia um minúsculo parafuso.

A seguir, religou o computador e verificou o seu perfeito funcionamento.

o presidente da companhia ficou encantado e se dispôs a pagar a conta imediatamente. Quanto é que lhe devo? Pergunto.

São mil dólares pelo serviço realizado, respondeu o técnico.

Mil dólares?
Mil dólares por alguns momentos de trabalho?
Mil dólares por apertar um simples parafusinho?
Disse o presidente, indignado.

Eu sei que meu computador custa 12 milhões de dólares.
Mas mil dólares é uma quantia absurda!
Farei o pagamento desde que você me envie uma fatura detalhada que justifique o preço que você está cobrando.

O técnico confirmou com a cabeça o pedido e se foi.
Na manhã seguinte, o presidente recebeu a fatura.
Leu a nota com cuidado, balançou a cabeça e resolveu pagá-la no ato, sem pestanejar.

Na fatura estava escrito:
Detalhe dos serviços prestados
Apertar um parafuso:
1 dólar
Saber qual parafuso apertar:
999 dólares

Pois é, minha gente, essa é uma lição pra não esquecer:
Ganha-se pelo que se sabe e não somente pelo que se faz!

Just Marriage!


No último sábado foi a vez da nossa amiga Rosana (ex. música) a unir-se em matrimonio, ela que é um verdadeiro anjo  emocionou a todos ao cantar para seu noivo em meio a cerimonia. O GLM deseja muitas realizações nesta nova fase de vossas vidas que agora é uma só.


Muitas felicidades ao casal Rosana e Fabiano

Micareta católica reúne jovens e pinta às ruas da Zona Norte




Uma festa diferente, com jovens cantando músicas religiosas ao som de axé e muita swingueira chamou a atenção dos moradores do bairro de Nazaré na tarde-noite de ontem. Foi a terceira edição do Nazaré Fest, uma espécie de micareta católica que conseguiu reunir jovens nos dias que antecedem ao Carnatal como forma de anunciar para a sociedade que é possível cantar, dançar e entrar na folia, sem a necesidade de ingerir bebidas alcoólicas ou consumir drogas.

A promoção da Micareta foi da recém-criada paróquia do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. A concentração foi em frente à igreja, no bairro de Nazaré, com os foliões seguindo pela Avenida Miguel Castro, Rua dos Potiguares, Amintas Barros, Caicós e retornando pela Miguel Castro. O evento foi animado pelos grupos Jovens de Cristo, Ministério de Música Encontro com Deus, Banda Siga-me(que puxou o trio elétrico) e Divina Luz. O evento encerrou às 20h.

De acordo com o organizador Mikael Alves, o eventotem atraído muitos jovens que, apesar de não se identificarem com o Carnatal, gostam de se divertir, dançar e pular. "Essa é uma forma que encontramos de proporcionar diversão aos jovens que estão engajados na igreja e não se sentem bem em um ambiente como o de uma micareta tradicional. A moradora do bairro, Isaura Batista da Silva, 40, gostou de ver jovens se divertindo sem beber. "Fico feliz em ver que também existem jovens preocupados em transmitir amor, mesmo que seja através de músicas ritimadas como o axé", disse ela.

Alternativa

Para a foliã e estudante Sheyla Lima, 18, residente em Cidade Nova, a micareta, apesar de ter proporções muito menores do que um bloco de Carnatal, tem um significado muito grande porque aproveita para evangelizar as pessoas com as músicas, além de espalhar alegria na comunidade. Outro entusiasta era Eliziel Soares, 23, que faz parte do grupo de acolhimento e da renovação carismática da Paróquia Nossa Senhora da Esperança.

DN online

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 30/11/2009



Vocação de todos


Leitura Orante


Mt 4,18-22


Jesus estava andando pela beira do lago da Galiléia quando viu dois irmãos que eram pescadores: Simão, também chamado de Pedro, e André. Eles estavam no lago, pescando com redes. Jesus lhes disse:
- Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.
Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus.
Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco junto com o pai, consertando as redes. Jesus chamou os dois, e, no mesmo instante, eles deixaram o pai e o barco e foram com ele. 
 
Comentário do Evangelho

"Venham comigo"

Esta narrativa do chamado dos quatro primeiros discípulos é encontrada, praticamente sem alterações, também no Evangelho de Marcos. Já Lucas insere o episódio no contexto de uma pesca milagrosa, e no Evangelho de João o chamado se dá por ocasião do batismo de Jesus feito por João Batista. Pedro e André são originários de Betsaida,
região gentílica de fronteira, no norte do lago da Galiléia. André é um nome grego, o que aponta para as raízes gentílicas dos dois irmãos. Nos Evangelhos, encontramos significativas referências a André. Em Marcos, Mateus e João ele é nomeado entre os quatro primeiros discípulos chamados por Jesus. E está na relação dos doze apóstolos em todos os sinóticos. No Evangelho de João, é mencionado na narrativa da partilha dos pães e, ainda, com Filipe, é intermediário entre os gregos que queriam ver Jesus. Da mesma forma, no Evangelho de Marcos ele participa
do diálogo com Jesus sobre a destruição do templo. A tradição guarda a memória de um amplo apostolado de André na Ásia Menor, tendo sido martirizado em uma cruz em forma de X, na Acaia.

Direitos reservados:
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.or

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

FRASES



“O carinho é responsável por nove-décimos de qualquer felicidade sólida e durável existente em nossas vidas.” 
(C. S. Lewis)

Tá faltando uma flor‏


 
 
A música é um hino ao coração. Ela entra dentro da nossa mente e nos transporta a recordações de momentos tão importantes que vivemos ou que pretendemos que aconteçam em nossa vida. E quando a letra bate com alguma época do nosso passado e até mesmo do nosso presente nos enche de emoções. Desce uma lágrima no canto do olho e uma saudade imensa de algo que nos fez bem. A gente fecha os olhos e vai direto a uma imaginação profunda. É assim que estou me sentindo agora. Meus dedos deslizam no teclado enquanto as melodias de algumas canções entram suavemente em meus ouvidos e me transportam há alguns anos atrás.
Lembro da minha mãe. Ela gostava de cantar em seus instantes de felicidade. Era uma pessoa tão boa e preocupada comigo. Tão carinhosa e tão amorosa. Ficava tão feliz quando eu lhe enviava cartas pelo correio contando que estava bem. Era um anjo em minha vida. Amava-me sem se importar com a reciprocidade da minha parte. O que importava era que tudo estivesse na santa paz em minha vida.
O dia em que fiquei sabendo da sua morte me tranquei-me dentro de mim. Senti-me incompleto, vazio... Ela gostava tanto de sorrir. Nunca tratou ninguém mal. Adorava meus amigos e alertava quando algumas companhias não me faziam bem. Puxava as minhas “orelhas” quando eu cometia meus errinhos diários. Falava, falava logo em seguida estava do meu lado me abraçando e dizendo que me amava. Não era uma pessoa letrada, mas tinha as letras da vida dentro do seu coração. Sabia perdoar, fazer o bem e nunca teve besteiras. As portas da nossa casa sempre estavam abertas para quem quisesse entrar sentar e conversar. Eu tinha o imenso prazer em levar meus colegas num final de semana para conhecê-la e tomarem um banho de praia. Que saudade Dona Marietta...
Envolvido nas melodias dessas canções que estou ouvindo enquanto escrevo agora também estou lembrando todos os detalhes do nosso convívio. Foram apenas 13 anos, mas o suficiente para eu ter certeza do seu amor por mim e pelos meus irmãos e sobrinhos. Pena que não tive a chance de lhe mostrar o meu filho. Queria que tivesse dado tempo. Assim como eu, ele também iria lhe amar com a mais pura transparência de um sentimento verdadeiro. Mas tenha certeza, o meu Huguinho sabe que a senhora existiu e que foi a melhor mãe do mundo.
Olha só a letra da música que estou ouvindo agora emocionado com fleches de recordações de todos os momentos da sua passagem em minha vida. Lembro da senhora com meu pai, cuidando da minha irmã quando adoeceu, preocupada com o meu irmão, feliz quando eu chegava de surpresa lá em São Miguel do Gostoso, chorando quando eu voltava aqui pra Natal, do medo que tinha de não me ver mais... E a última imagem: em cima da cama daquele hospital impaciente com suas dores e levantando-se do colchão quando a médica deu as costas, pois ela havia dito que a senhora não poderia porque as conseqüências seriam piores. Eu estava lá do seu lado e lhe fazia carinho nos cabelos, no rosto e lhe ajudei a sentar e depois a ficar de pé. O seu alivio foi imediato. A senhora tinha medo da morte. Eu me lembro bem. Mas Deus lhe levou. Eu fiquei triste. Sozinho e inconformado eu briguei muito com Ele, mas depois entendi que as pessoas boas Ele que do lado D’Ele. E com essa certeza estou vivendo até hoje.
A letra dessa música diz bem o que sinto.

João do Amor




Minha mãe, minha flor
Anjos de Resgate



Está faltando uma flor
No jardim do meu coração há um vazio em mim
Sei que foi Deus quem te colheu
E te levou pra enfeitar um jardim que existe no céu


Eu não consigo encontrar uma flor
Que me faça esquecer essa dor
Dentro de mim ainda posso sentir
O perfume que exalava de ti


Mãe eu preciso dizer amo você não vou te esquecer
Quando no céu te encontrar
Com lágrimas de amor
Eu vou te regar minha mãe minha flor


Sinto falta de cuidar de ti
Dos carinhos que deixei de fazer quanto tempo eu perdi

Homem volta a enxergar após implante de olho biônico

Um britânico foi o primeiro a voltar a enxergar com o uso de um “olho biônico”. Peter Lane de 51 anos, morador da cidade de Manchester é uma das 32 pessoas que estão sendo submetidas a uma experiência com o equipamento, desenvolvida nos Estados Unidos.
Peter perdeu a visão na juventude, por volta dos 20 anos por causa de uma retinite pigmentosa, uma doença degenerativa da retina com origem genética.
Lane recebeu um implante de um receptor eletrônico, instalado dentro do globo ocular e ligado ao nervo óptico e a óculos especiais.
Ele consegue enxergar porque as imagens são captadas por uma microcâmara colocada nos óculos, transformando essa imagens em sinais eletrônicos enviados ao receptor. Este, por sua envia impulsos até a retina e o nervo óptico, fazendo a pessoa finalmente enxergar.
Por enquanto, Peter consegue apenas ler algumas palavras pequenas em uma tela especial.
 "É um começo", disse ele. "Os médicos vão me dar uma dessas telas para eu ler em casa, e espero um dia poder voltar a ler cartas sozinho. Além disso, quando saio, o equipamento me dá mais segurança e mais independência."
O "olho biônico" foi desenvolvido pela empresa americana Second Sight e está sendo testado por apenas 11 médicos de todo o mundo.
Os especialistas, no entanto, acreditam que inicialmente o aparelho será útil apenas para as pessoas vítimas da retinite pigmentosa.

Do Blog Dzaí do Correioweb.com

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 27/11/2009



Os sinais do Reino
Leitura Orante


Lc 21,29-33


Em seguida Jesus fez esta comparação:
- Vejam o exemplo da figueira ou de qualquer outra árvore. Quando vocês vêem que as suas folhas começam a brotar, vocês já sabem que está chegando o verão. Assim também, quando virem acontecer aquelas coisas, fiquem sabendo que o Reino de Deus está para chegar. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que agora estão vivos. O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre. 




Comentário do Evangelho

O Reino está perto

Esta parábola da figueira encerra o "discurso escatológico" que encontramos nos três Evangelhos sinóticos, seguindo-se as advertências sobre a necessidade de vigiar e orar. Depois da descrição da violência característica
dos poderes deste mundo, é confirmada a presença do Reino de Deus entre nós, como escatologia já realizada. Assim como pela natureza pode-se perceber as mudanças de estações do tempo, pela observação dos fatos
da vida e da história nota-se a proximidade do Reino de Deus. O Reino está perto assim como o meu próximo está perto de mim. A comunhão e a solidariedade com meu próximo são a entrada no Reino. Tudo acontece a partir do ouvir e praticar as palavras de Jesus que nos revelam a vontade do Pai. Tudo acontece quando as comunidades que formam a Igreja, ao lado de todos os movimentos sociais, se empenharem na construção de um mundo novo possível. Já acontece a luta por igualdade racial, afi rmação da mulher em sua atuação na transformação da sociedade e libertação de qualquer forma de opressão. O Reino de Deus já está entre nós nos movimentos de solidariedade
entre as comunidades e os povos, particularmente com os mais empobrecidos, e é expresso no clamor mundial contra as guerras e pela paz. 
 


Direitos reservados:
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.org

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

FRASES


"A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável." 
(Kathleen Norris)

Estudo britânico confirma propriedade analgésica de hortelã brasileira





Uma xícara de chá de um tipo de hortelã tem propriedades analgésicas equivalentes às de alguns remédios vendidos comercialmente, concluiu um estudo feito na Grã-Bretanha por uma pesquisadora brasileira.

Há séculos, a erva Hyptis crenata, conhecida como hortelã-brava e salva-de-marajó, vem sendo utilizada na medicina popular no Brasil para tratar desde dores de cabeça e estômago até febre e gripe.

Liderada pela brasileira Graciela Rocha, a equipe da Universidade de Newcastle, no nordeste da Inglaterra, fez estudos com ratos e provou que a prática popular tem base científica. O estudo foi publicado na revista científica "Acta Horticulturae."

Graciela Rocha está apresentando seu trabalho no International Symposium on Medicinal and Nutraceutical Plants em Nova Déli, na Índia.

Tradição
De forma a reproduzir os efeitos do tratamento da maneira mais precisa possível, a equipe fez uma pesquisa no Brasil para descobrir como a erva é preparada tradicionalmente e que quantidades devem ser ingeridas.

O método mais comum de uso é ferver a folha seca em água durante 30 minutos e deixar que o líquido esfrie entes de bebê-lo.



Fonte: G1

Vocabulário da vida

Adeus:
É quando o coração que parte deixa a metade com quem fica.

Amigo:
É alguém que fica para ajudar quando todo mundo se afasta.

Amor ao próximo:
É quando o estranho passa a ser o amigo que ainda não abraçamos.

Caridade:
É quando a gente está com fome, só tem uma bolacha e reparte.

Ciúme:
É quando o coração fica apertado porque não confia em si mesmo.

Lágrima:
É quando o coração pede aos olhos que falem por ele.

Mágoa:
É um espinho que a gente coloca no coração e se esquece de retirar

Netos:
É quando deus tem pena dos avós e manda anjos para alegrá-los.

Orgulho:
É quando a gente é uma formiga e quer convencer os outros de que é um elefante.

Perdão:
É uma alegria que a gente dá e que pensava que jamais a teria.

Pessimismo:
É quando a gente perde a capacidade de ver em cores.

Paz:
É o prêmio de quem cumpre honestamente o dever.

Raiva:
É quando colocamos uma muralha no caminho da paz.

Simplicidade:
É o comportamento de quem começa a ser sábio.

Saudade:
É estando longe, sentir vontade de voar; e estando perto, querer parar o tempo.

Sexo:
É quando a gente ama tanto que tem vontade de morar dentro do outro.

Solidão:
É quando estamos cercados por pessoas, mas o coração não vê ninguém por perto.

Ternura:
É quando alguém nos olha e os olhos brilham como duas estrelas.

Sinceridade:
É quando nos expressamos como se o outro estivesse do outro lado do espelho.

Trecho do livro "O Homem que Veio da Sombra" (Luiz Gonzaga Pinheiro)

Dia do Ministério Público





A origem da Instituição Ministério Público não é facilmente situada na História, não sendo possível precisar ou afirmar com certeza a data e o local nos quais se tenha originado. O primeiro local no qual se tem registro do surgimento de um órgão com as características semelhantes ao atual Ministério Público foi a França, sendo que, após a Revolução Francesa, foi adotado por toda a Europa e pelas Américas, tornando-se hoje uma instituição mundial. Foi na persecução criminal que as atividades do Ministério Público se firmaram perante a sociedade, ganhando projeção e destaque.

RN tem mais um caso confirmado de morte por gripe suína

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na tarde desta quarta mais um caso de morte por gripe suína no Rio Grande do Norte. A informação foi dada por Stella Leal, coordenadora do Programa de Controle de Influenza.

Segundo ela, oito resultados chegaram nesta quarta-feira (25). Quatro laudos apontaram como positivo, sendo um com vítima fatal, e o restante deu negativo.
Agora, segundo os dados oficiais da secretaria, chega a nove o número de pessoas mortas em decorrência da gripe A no estado.

Cuidados

A Sesap alerta que a população em geral deve tomar os cuidados necessários para evitar o contágio. Entre eles, estão a higiene das mãos com água e sabão, depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e de tocar os olhos, boca e nariz. Além disso, deve-se evitar tocar os olhos, nariz ou boca após o contato com superfícies e não se compartilhar objetos de uso pessoal. Outro cuidado importante é proteger a boca e o nariz com lenços descartáveis, ao tossir ou espirrar. É recomendado, ainda, buscar manter-se em ambientes ventilados, procurando não circular em aglomerações e locais
fechados.

Onde fazer o exame

O exame está disponível nos Hospitais Públicos Estaduais, nos quatro Distritos Sanitários da Secretaria Municipal de Natal, em cinco hospitais privados (Natal Center, Casa de Saúde São Lucas, PAPI, Promater e UNIMED), e ainda no Hospital da Guarnição de Natal (referência para as unidades militares)

Fonte: DN online

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 26/11/2009



Um olhar para o que não passa
Leitura Orante/
Hoje, 26 de novembro, festa litúrgica do bem-aventurado Tiago Alberione, fundador da Família Paulina


Lc 21,20-28


Jesus disse ainda:
- Quando vocês virem a cidade de Jerusalém cercada por exércitos, fiquem sabendo que logo ela será destruída. Então, os que estiverem na região da Judéia, que fujam para os montes. Quem estiver na cidade, que saia logo. E quem estiver no campo, que não entre na cidade. Porque aqueles dias serão os "Dias do Castigo", e neles acontecerá tudo o que as Escrituras Sagradas dizem. Ai das mulheres grávidas e das mães que ainda estiverem amamentando naqueles dias! Porque virá sobre a terra uma grande aflição, e cairá sobre esta gente um terrível castigo de Deus. Muitos serão mortos à espada, e outros serão levados como prisioneiros para todos os países do mundo. E os não-judeus conquistarão Jerusalém, até que termine o tempo de eles fazerem isso.
E Jesus continuou:
- Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas. Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados. Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos. 


 Comentário do Evangelho

Anunciar e construir a paz

A destruição de Jerusalém pela Babilônia já havia sido interpretada pelo povo judeu como castigo por terem pecado contra Deus. Por outro lado, Ciro da Pérsia, cruel conquistador, foi considerado um messias, escolhido por Deus, por ter feito um acordo para a volta das elites exiladas a fim de reconstruírem Jerusalém. Agora Jerusalém está prestes a ser destruída de novo. Toda esta violência, que é fruto da ambição e do conflito de poderes, ainda é vista como vontade de Deus. Jesus ofereceu a paz a Jerusalém e ao mundo. Aqueles que a rejeitam caminham para a autodestruição. Os discípulos de Jesus, libertos desta espiral de violência, de cabeça erguida continuam sua missão de anunciar e construir a paz. 
 


Direitos reservados: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O que você tem para ofertar hoje?



 “(…) Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver” (cf. Lc 21,1-4).

Despojar-se daquilo que nos sobra não é em si, uma atitude má, Jesus sabe disso, nós também. Não nos é estranho saber que todo o supérfluo, o que nos excede, deva ser dado para quem precisa. Faz parte da caridade e da solidariedade não possuirmos além do que realmente necessitamos.

Música



Novo CD da Adriana " Jardim secreto"

Porque esse nome?

"Nesses últimos anos tenho experimentado esse cuidado de Deus na minha vida. Ele (o Senhor) como o jardineiro, que ama, sobretudo, que cuida, que tira as ervas daninhas, que poda quando necessário, que direciona o crescimento, enfim...Sem medo de titubear posso dizer, o Senhor tem cuidado muito de mim". 
 
Adriana

Com vocês: Jardim secreto


Não importa se o homem
Compara o meu valor
Com moeda deste tempo
Propriedade de Deus eu sou

Não importa se os reis
Deste tempo nome honrou
Eu fui comprado pelo sangue
Que não se mede o seu valor
Sangue puro que na cruz jorrou

REFR.: Eu sou um jardim guardado em Deus
Regado com seu amor
Entre os milhões me separou
E pelo nome me chamou.

O homem não consegue olhar nos olhos do Senhor
Por isso escondido estou, um jardim Secreto sou
Ninguém me tocará nada vai me separar
Dos braços do amado Salvador.

Composição: Anderson Freire

As sete faces do amor - Nosso sucesso está em amar os outros.

 
Estas reflexões estão fundamentadas em G. Chapman, no livro “O Amor como Estilo de Vida”. Ser amado, deixar-se amar, crer no Amor de Deus constituem a alegria de viver. Só os amados mudam. O amor é uma força transformadora e propulsora. Nosso sucesso está em amar os outros. O amor não é só uma emoção, mas, decisão, atitude, ação. Portanto, decidimos amar, escolhemos amar, optamos por amar. É preciso esforço para sermos pessoas capazes de amar.

Eis as sete faces do amor:

1. A gentileza. É a alegria de ajudar os outros, ou ainda, é reconhecer e acolher com afeto as necessidades dos demais. A gentileza transforma encontros em relacionamentos. A pessoa gentil quer servir o próximo porque o valoriza e o respeita como pessoa. Gentileza é gesto de amor altruísta e por isso transforma as pessoas. As palavras gentis têm grande poder de cativar e até de curar porque expressam reconhecimento, respeito, atenção pelo outro, são palavras construtivas, cativantes, salvadoras. A gentileza faz bem para nós e para os outros, causa-nos alegria e dá importância aos outros.

Gentileza é cortesia, generosidade, respeito, amabilidade. Os gestos mais comuns da gentileza são: agradecer, ajudar, saudar, informar, sorrir, atender, elogiar, pedir desculpas.

2. A paciência. Consiste em compreender e aceitar as imperfeições dos outros. É permitir a alguém ser imperfeito. É entender o que se passa dentro do outro, acolher seus sentimentos e os motivos de suas atitudes. Paciência não é concordar, é compreender; não julgar e não condenar. Nossa paciência permite ao outro crescer, mudar, ter nova chance para melhorar.

Quem tem consciência das próprias imperfeições e cultiva um espírito positivo, tem condições de ser paciente. A humildade nos torna pessoas dotadas de paciência, porque saímos de nós mesmos, sofremos com a situação dos outros e os acolhemos.

3. O perdão. Perdoar não é fácil, mas é atitude sábia e saudável. Quem perdoa oferece ao ofensor a chance de ele melhorar. O perdão nos livra de doenças, insônias, vinganças, ódios, que são sentimentos destrutivos, e possibilita a convivência, a saúde e a felicidade. Perdoar é reencontrar a alegria, a paz interior e social. Perdoar é ter amor de mãe, amor sem medidas, amor de misericórdia que reata amizades e relacionamentos. Quem perdoa faz bem a si mesmo, compreende as limitações alheias e constrói a reconciliação e a paz social.

4. A cortesia. Significa tratar os outros como amigos porque toda pessoa é digna, original, única, valiosa. A cortesia no trânsito, no ônibus, nas filas, no relacionamento com os vizinhos, no dedicar tempo aos outros, no receber bem os que chegam, no saber agradecer, prestrar atenção, pedir desculpas, são inestimáveis gestos de amor. No cotidiano podemos praticar a cortesia por meio de uma conversa; pedir licença, ajudar idosos ou alguém em dificuldades, aceitar as incompreensões dos outros.

5. A humildade. É saber reconhecer os próprios valores e imperfeições e acolher os valores e fraquezas dos demais. Humildade é autenticidade, verdade e realismo. A palavra "humildade" vem de "húmus" (barro, terra), que é a raiz da palavra “homem”. Somos todos de barro. A humildade está nessa igualdade de dignidade, na irmandade que formamos a partir do barro, do pó e até da lama. Aceitar a ajuda dos outros, reconhecer os erros, afirmar os valores dos outros, alegrar-se com o sucesso de nossos próximos e de seu bem-estar, tudo isso é humildade.

6. A generosidade. Define-se pela doação aos outros, é o amor que se doa, que sabe servir, dedicar tempo aos demais, ter a coragem do desapego de si e das coisas para partilhar. A generosidade é gêmea da solidariedade, da dádiva, do dom. "Há mais alegria em se doar que em receber", ensina a Palavra de Deus. A pessoa generosa é capaz de renúncias e de sacrifícios pelo bem alheio.

7. A honestidade. É dizer a verdade com amor, não inventar desculpas para justificar os próprios erros, falar os próprios sentimentos e emoções, aceitar as limitações pessoais, como também os dons, as qualidades, os sucessos. A integridade da pessoa honesta está na veracidade das palavras, na transparência das atitudes, no compromisso com a verdade.




Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina - PR

FRASES




"Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas os seus ecos são efetivamente infinitos."
(Madre Teresa de Calcutá)

PROSA E POESIA


Diego Velásquez, Vênus ao Espelho (1647)


MULHER AO ESPELHO
 
Hoje, que seja esta ou aquela,
pouco me importa.
Quero apenas parecer bela,
pois, seja qual for, estou morta.

Já fui loura, já fui morena,
já fui Margarida e Beatriz,
já fui Maria e Madalena.
Só não pude ser como quis.

Que mal fez essa cor fingida
do meu cabelo, e do meu rosto,
se é tudo tinta: o mundo, a vida,
o contentamento, o desgosto?

Por fora, serei como queira,
a moda, que vai me matando.
Que me levem pele e caveira
ao nada, não me importa quando.

Mas quem viu, tão dilacerados,
olhos, braços e sonhos seus,
e morreu pelos seus pecados,
falará com Deus.

Falará, coberta de luzes,
do alto penteado ao rubro artelho.
Porque uns expiram sobre cruzes,
outros, buscando-se no espelho.


Cecília Meireles 

Portal de Vagas oferece mais de 170 oportunidades de emprego nesta quarta em Natal

O Portal de Vagas da Prefeitura do Natal oferece mais de 170 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (25), distribuídas em 37 diferentes cargos. A maioria de vagas disponíveis é para a função de vigilante (50), seguido por operador de caixa (21) e garçom (17).

Os candidatos interessados às vagas devem se cadastrar em uma das unidades do Centro Cidadão, no Alecrim ou na Cidade Alta. Para o cadastro são necessários documentos de identidade, CPF, Carteira de Trabalho e número do PIS.

Confira a lista de oportunidades:

ANALISTA DE LOGISTICA (TECNICO DE NIVEL MÉDIO) (3)
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (3)
AUXILIAR DE COZINHA (4)
AUXILIAR DE LAVANDERIA (1) (EXCLUSIVO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS)
AUXILIAR DE PESSOAL (1)
AUXILIAR DE SUSHIMAN (3)
BALCONISTA DE AÇOUGUE (1)
BARMAN (1)
CHEFE DE COZINHA (1)
COPEIRO (1)
CORRETOR DE IMOVES (10)
COSTUREIRA EM GERAL (1)
COZINHEIRO GERAL (4)
ENFERMEIRA PARTEIRA (1)
ESTETICISTA CORPORAL (3)
GARÇOM (17)
GERENTE DE VENDAS (1)
MAITRE (1)
MANICURE (5)
MASSOTERAPEUTA (2)
MECÂNICO DE MAQUINAS PESADAS (MANUTENÇÃO) (1)
MOTORISTA DE CAMINHÃO (2)
MOTORISTA DE ONIBUS URBANO (3)
OPERADOR DE CAIXA (21)
OPERADOR DE EMPILHADEIRA (3)
OPERADOR DE TELEMARKETING RECEPTIVO (2)
OPERADOR DE TRATOR DE ESTEIRA (2)
PEDREIRO (1)
RECEPCIONISTA BILINGUE (4)
RECREADOR (2)
SUPERVISOR DE HOSPEDAGEM (1)
SUPERVISOR DE RECEPÇÃO DE HOTEL (1)
SUSHIMAN (1)
TECNICO DE LABORATORIO DE ANALISES CLINICAS (3)
VENDEDOR DE SERVIÇOS (6)
VENDEDOR INTERNO (10)
VIGILANTE (50)

Fonte: DN online

FELIZ ANIVERSÁRIO!


Muitas felicidades para nossa amiga Gizar, que o Senhor te abençoe e te guarde em todos os dias de tua vida. O GLM se alegra neste dia tão especial.

Sacerdote showman?

Dando um passeio nos blogs de cada dia, encontrei um post feito pelo padre Joãozinho discutindo um tema que nós já tinhamos aqui tratado. Lá já passa dos 40 comentários e desperta em nós leigos reflexões diante de opiniões variadas.

Viviane


Uma das formas de evangelizar, hoje, em sido a pomoção de shows. Muitos bispos e padres já me convidaram para este tipo de atividade. Este final de semana mesmo acabo de fazer um show de encerramento da CAMINHADA PELA PAZ, em Juazeiro e estou a caminho de Sooretama, no ES, aonde acontece um show na festa da padroeira. Pe. Zezinho parece ter sido um dos pioneiros deste tipo de linguagem. Mas nem de longe esta é minha principal atividade. Sou professor de teologia e diretor da Faculdade Dehoniana, em Taubaté. Ali, no escondimento da tarefa acadêmica gasto meus minutos mais preciosos. O show tem sua linguagem própria. Missa não é show. Show não é adoração. Palestra não é missa nem show. Neste sentido precisamos parar para refletir sobre a missão do sacerdote nestes três tipos de linguagem. Definitivamente não precisamos de padres espetaculares. O dia-a-dia da missão passa pela tarefa de padres elementares. Mas será que devemos eliminar os nossos shows e espetáculos? Em outras palavras, justifica-se a vocação de um padre que só faz shows? É possível ser padre sendo somente artista? Posto aqui um provocante artigo recente e peço a sua opinião sobre este polêmico assunto.

ROMA, sexta-feira, 20 de novembro de 2009 (ZENIT.org).- “Para a evangelização, não servem os sacerdotes showman que vão à televisão”, declarou o secretário da Congregação para o Clero, arcebispo Mauro Piacenza.
O prelado falou nessa quarta-feira em um Dia de Estudo sobre “A comunicação na missão do sacerdote”, organizado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Pontifícia da Santa Cruz, em Roma.
Ele afirmou que “a comunicação deve favorecer a comunhão na Igreja, que, do contrário, converte-se em protagonismo individual ou, o que ainda é mais grave, introduz divisão”.
Também indicou que “o sacerdote não deve improvisar quando utiliza os meios de comunicação, nem deve comunicar a si mesmo, mas os dois mil anos de comunhão na fé”, uma mensagem que “só pode ser transmitida através da experiência própria e da vida interior”.
Também interveio o professor Philip Goyret, professor de eclesiologia e teologia sacramental na Universidade Santa Cruz.
Ele explicou que, de alguma maneira, a dimensão comunicativa pertence à essência de todo sacerdote, “seja em si mesmo enquanto que sacramentalmente representa Jesus Cristo e portanto deve viver conforme aquilo que representa, ou enquanto portador de graça e ministro da Palavra de Deus”.
Portanto, acrescentou, “consagração e missão são correlativas: a Palavra dá sentido ao testemunho e o testemunho dá credibilidade à Palavra”.
O professor Sergio Tapia-Velasco, docente na Faculdade de Comunicação da Santa Cruz, afirmou que a homilia dominical pode-se converter em um momento privilegiado da transmissão da Palavra.
E lamentou que em contrapartida se assista frequentemente a “tantas homilias longas e chatas”.



e você o que diz?

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 25/11/2009



Firmeza no seguimento de Jesus
Leitura Orante/


Lc 21,12-19


- Mas, antes de acontecer tudo isso, vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão entregues para serem julgados nas sinagogas e depois serão jogados na cadeia. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos reis e aos governadores para serem julgados. E isso dará oportunidade a vocês para anunciarem o evangelho. Resolvam desde já que não vão ficar preocupados, antes da hora, com o que dirão para se defender. Porque eu lhes darei palavras e sabedoria que os seus inimigos não poderão resistir, nem negar. Vocês serão entregues às autoridades pelos seus próprios pais, irmãos, parentes e amigos, e alguns de vocês serão mortos. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos. 

Comentário do Evangelho

Sofrer por causa do Reino


O capítulo 21 de Lucas, assim como o capítulo 24 de Mateus e o 13 de Marcos, apresenta falas de Jesus sobre o fim dos tempos, a partir de seu anúncio da destruição do templo. Possivelmente eles extraíram seus textos de uma fonte de tradição que circulava nas comunidades, formando um "discurso escatológico". Uma parte destas falas foi antecipada em Lucas, abordando o dia da vinda do Filho do Homem. Em Mateus temos o paralelo à narrativa de hoje
inserido na fala de Jesus, ao enviar os Doze em missão. O texto, em um estilo literário escatológico, como anúncio
do fim dos tempos, na realidade exprime as perseguições e provações que os discípulos de Jesus sofrerão, tanto por parte dos judeus das sinagogas como do Império Romano. No seio da própria família haverá incompreensões
quanto à novidade libertadora de Jesus. Porém, os discípulos vivem a paz por terem Jesus que os inspira e por terem encontrado a porta da eternidade para suas vidas. 
 
Direitos reservados: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org

terça-feira, 24 de novembro de 2009

FestNatal exibe hoje o filme Divã; ingresso a R$ 1






Essa dica vai especialmente para nossa amiga Kleiba.







O filme a ser exibido em sessão única às 20h desta terça-feira (24) pelo 19ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Natal (FestNatal) é "Divã", dirigido por José Alvarenga Jr. e inspirado na obra literária de mesmo nome da autora Martha Medeiros. Além deste, também será exibido, às 17h40, "O Grão", dirigido por Petrus Cariry.

Divã conta a história de Mercedes, uma mulher que não tem do que reclamar. Aparentemente a vida dela é perfeita, o que desperta a curiosidade dela mesma em descobrir o porquê de sua vida ser tão completa. É quando Mercedes resolve fazer análise com um psicanalista, Dr. Lopes, para descobrir o motivo de não ver nem a sombra dos problemas. O que ela não imaginava era que sua vida iria mudar a partir do dia em que ela entrasse naquele consultório.

O filme é estrelado por Lília Cabral (Mercedes Cunha Ribeiro), José Mayer (Gustavo Ribeiro), Alexandre Richter (Mônica) e ainda conta com a participação de Cauã Reymond (Murilo Almeida) e Reynaldo Gianiecchini (Theolonio Moreira). A sessão única, às 20h, será na sala 3 do Moviecom, no Praia Shopping. O preço do ingresso custa R$ 1.




Fonte: DN online
 

A caminho do Natal




O último grupão do ano foi marcado por um momento de reflexão, conduzido pelo Professor e músico Antônio Carlos a palestra teve como tema "A caminho do Natal" que nos  questionava o sentido da prática e da reparação.

 


NATAL COM JESUS?



Quem é ele?


Você o conhece?

Um Natal sem Jesus?


Um Natal sem a presença de Deus que veio estar conosco só pode ser um Natal sem graça, mas mesmo os descrentes ainda participam das migalhas da festa da fé. Dizem que o Natal deste ano vai ser bom, com mais dinheiro na praça e comes e bebes mais em conta.


São as pequenas alegrias da superficialidade de ver a felicidade na facilidade de ter mais. No comércio já é Natal, o Natal de presentes, de luzes e enfeites pendurados em árvores de plástico, de um Papai Noel importado da França que tomou o lugar do menino Jesus, Deus presente para nós.


A figura do Papai Noel tem sua origem em São Nicolau, um bispo do século IV que levava presentes às crianças pobres. No meu tempo de menino na Suiça, no dia seis de dezembro um visitante vestido de São Nicolau trazia pequenos presentes às crianças. Antes, um ajudante dele censurava nossas traquinagens que misteriosamente conhecia todas. No Natal mesmo, quem mandava os presentes era o menino Jesus.


Os enfeites do natal comercial podem esconder o sentido da festa para muitos, mas também ajudam a lembrar o dia da chegada do Salvador, dia de festa para todos, até mesmo para quem festeja o aniversário sem lembrar o aniversariante.


A Igreja nos convida a preparar o aniversário de Jesus com o tempo do Advento que nos faz lembrar o tempo anterior à vinda do Salvador, especialmente os dezoito séculos da história do povo eleito para preparar o ambiente para sua chegada.


O Natal é festa de presentes, pequenos gestos de amor. Para lembrar o maior momento da história da humanidade, o grande acontecimento da manifestação do amor de Deus que veio estar conosco, se fez presente para nós. O presente maior é a presença. Num mundo de trevas surgiu uma luz.


A religião cristã é a religião da presença de Deus no mundo dos homens. Agora, dois mil anos depois, muitos ainda andam na escuridão, mesmo em países onde quase todos se dizem cristãos. No Brasil, no maior país católico do mundo, apenas uma minoria dos católicos participa da vida da Igreja.  Na maioria das cidades, nem 10% dos jovens participam da missa no domingo, dia do Senhor.


Pode conferir na sua paróquia. De vinte jovens, dezoito ou dezenove não dão valor ao encontro com Jesus e não procuram seguir seus ensinamentos. Muitos deles preferem festas com bebidas e drogas piores. Procuram os prazeres da promiscuidade. Numa cidade onde fui pároco havia mais jovens no brega do sábado que na Missa do domingo. Que tipo de família vão construir? Que tipo de sociedade?


Sem a firmeza da fé, muitos ficam presas fáceis de traficantes , estragam seu futuro e deixam de fazer a sua parte na construção de um mundo melhor.


Mais vale acender uma vela que ficar a queixar-se das trevas. O mundo está cheio de pessoas que perdem tempo com reclamações contra os outros. Faltam jovens que tenham a coragem de viver pessoalmente o que pregam aos outros. Só teremos um Brasil melhor com brasileiros melhores. O mundo só será melhor com homens e mulheres melhores.


O problema maior está na falta de formação cristã. Falta de conhecimento dos fundamentos racionais da fé. Aí está a sua missão, jovem cristão: Fazer brilhar a luz de Cristo para quem ainda caminha nas trevas. Ajudar a amar a Deus acima de tudo e amar o próximo como a si mesmo.


Como dizer isso a pessoas que não têm certeza nem sobre a existência de Deus, criador de todas as coisas? Não sabem que a família humana é a obra prima do Criador que nos colocou no mundo para cuidar da sua obra.


A fé não é apenas questão de razão, mas não é contra a razão. Neste mundo de ciência e tecnologia precisamos superar as contradições entre fé e razão, entre religião cristã e ciência. Missão não é questão de propaganda, mas a missão dos cristãos é fazer que a mensagem de Jesus possa ser conhecida por todos que desejam viver na verdade.


Temos argumentos e devemos usá-los, mas o que conta mesmo é o exemplo. “Nisto todos poderão saber que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” Jesus é a luz do mundo e quer que você seja.    


Desde já desejo um Feliz Natal para você que é chamado a fazer brilhar a sua luz num mundo de trevas. 

Dom Cristiano Jakob Krapt

FRASES





"Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la."

- Carlos Drummond de Andrade

IFRN abre inscrições para seleções de cursos técnicos, graduação e pós-graduação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu nesta segunda-feira as inscrições para seus Processos Seletivos 2010, que incluem os cursos técnicos integrados ao nível médio, cursos técnicos integrados ao nível médio na modalidade PROEJA (para maiores de 18 anos), cursos técnicos subsequentes (realizados após o ensino médio), cursos superiores de licenciaturas (Plataforma Freire) e cursos de pós-graduação. Para todas as modalidades o prazo se estende até 4 de dezembro.

Prosseguem também até 4 de dezembro as inscrições para os cursos superiores de graduação, destinados exclusivamente a candidatos inscritos no Enem 2009.


Continue lendo aqui.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 24/11/2009



"Não ficará pedra sobre pedra"
Leitura Orante / Novembro - mês do bem-aventurado Tiago Alberione (festa litúrgica: 26 de novembro)


Lc 21,5-11


Algumas pessoas estavam falando de como o Templo era enfeitado com bonitas pedras e com as coisas que tinham sido dadas como ofertas. Então Jesus disse:
- Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra.
Aí eles perguntaram:
- Mestre, quando será isso? Que sinal haverá para mostrar quando é que isso vai acontecer?
Jesus respondeu:
- Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu, dizendo: "Eu sou o Messias" ou "Já chegou o tempo". Porém não sigam essa gente. Não tenham medo quando ouvirem falar de guerras e de revoluções. Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro. Mas isso não quer dizer que o fim esteja perto.
E continuou:
- Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias. Acontecerão coisas terríveis, e grandes sinais serão vistos no céu. 




Comentário do Evangelho

O templo deve ser um espaço de Deus

A partir do comentário de algumas pessoas sobre a grandiosidade do templo em Jerusalém, Jesus passa a prenunciar a sua destruição, bem como de toda a cidade. Este templo, desde sua construção por Salomão, tinha o caráter de respaldo aos interesses de poder e riqueza da realeza, e sempre abrigou o espaço de acúmulo de riquezas a partir das funções legais-religiosas e das ofertas do povo. Com sua ostentação de riqueza e luxo, provocava no povo um sentimento de humilhação e submissão. Através dele desfilavam multidões de populares e camponeses tímidos e humilhados, os quais, com grandes sacrifícios, traziam suas ofertas de obrigação aos cofres do Tesouro do templo. A seguir são dados sinais do fim dos tempos e da chegada do Reino, extraídos das violências que ocorrem no mundo, guerras e calamidades naturais. 
 


Direitos reservados: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

FRASES




"Visto que a alma é criada diretamente por Deus, não pode ser completamente feliz a não ser que veja Deus diretamente".
(S. Tomás de Aquino)

E lá vem o natal outra vez





Ontem à tarde quando entrei nas Lojas Americanas estava tocando aquele cd natalino cantado por Simone. Acho que até hoje é o melhor cd natalino que eu conheço. Além da interpretação dela as letras das músicas incentivam a minha imaginação e me levam a sonhos mesmo de olhos abertos. Sinto uma sensação de alegria e ao mesmo de tristeza. È que hoje o Natal para mim não tem mais o mesmo significado de antes. Pois ele representa união, família, felicidade, confraternização entre outros gestos de amor e carinho entre as pessoas. É uma noite onde cores, luzes e lágrimas se misturam com a emoção das lembranças e retrospectivas da vida pessoal de cada ser humano.
Eu fui criado dentro da religião católica e por isso sempre amei e continuo amando essa religião que me ensinou tantas coisas, apesar dos erros de alguns padres, bispos e muitas críticas por parte daqueles que nunca acreditaram na força do amor que nela existe. Sempre fui envolvido com grupos de jovens e pessoas de boa índole. Talvez por esse motivo nunca tenha tido a vontade de conhecer as drogas, o álcool e a violência. Também nunca me envolvi em uma briga mesmo na época de adolescente.  Então cresci com a certeza de que jamais iria decepcionar os meus pais de alguma forma. Hoje sou um adulto que nunca teve sorte no amor e que ainda vive em busca de um caminho e um lugar que eu acredito que existem pra mim. Sou grato a Deus pela minha saúde e por tudo de bom que Ele me deu de presente.
E nessa época do Natal eu fico amolecido. Lembro desses acontecimentos em minha vida e se torna impossível não me emocionar.
Desde que o meu filho nasceu, e já tem cinco anos, não passei uma Noite de Natal ao lado dele. Não tive ainda essa felicidade. E outra vez o Natal se aproxima. Já começo a sentir gosto de lágrimas em minha boca. Vou estar trabalhando mas não vou esquecer  dele um segundo. Igual o ano passado.
Pensando nisso fico querendo saber o que é felicidade. No fundo compreendo que a felicidade é a fé em Deus. Quando você crer que Ele pode tudo, mesmo debaixo de lágrimas você sorrir e confia no seu dia seguinte. A esperança não deve morrer e os sonhos têm de fazer parte dos nossos desejos. Do contrario, a vida se torna sem graça e sem os tons necessários para a alegria.
O Natal mexe com a minha emoção e com toda a minha estrutura sentimental. Quem sabe esse Natal seja bem legal pra mim, para meu Huguinho e para todos em geral. Afinal, a esperança não pode morrer. Eu também acredito em milagres. E quando somos merecedores eles acontecem. Deus não esquece seus filhos. E eu também me considero um filho de Deus. Portanto, me resta continuar fazendo por onde ser merecedor de mais um presente dos Céus.

João do Amor



festNatal; Cinema nacional $ 1,00

A 19ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Natal (FestNatal) segue até a próxima quarta-feira (25) na sala de cinema 3 do Moviecom, no Praia Shopping, com exibições de filmes nacionais ao preço de R$ 1.

Filmes como Cascalho, Dias Amargos, Inversão, Elvis & Madona e Tapete Vermelho já foram exibidos desde o início do Festival, na quinta-feira (19) passada.

Hoje (23), será exibido o clássico "Depois Daquele Baile" de Roberto Bontempo, com destaque para os atores Irene Ravache, Lima Duarte e Marcos Caruso.  As sessões são às 17h40 e 20h.

Sinopse

Dóris (Irene Ravache) é uma viúva sensual, que mora em Belo Horizonte e leva a vida cuidando de uma pensão. Ela é ajudada por Bete (Ingrid Guimarães), sua sobrinha, que veio para a cidade com o objetivo de estudar enfermagem. Entre os clientes mais assíduos de Dóris estão Freitas (Lima Duarte) e Otávio (Marcos Caruso), dois amigos que têm em torno de 60 anos e que disputam o coração da viúva. É quando Freitas propõe uma aposta a Otávio, em que quem ganhar terá um mês para conquistar Dóris e, se perder, será obrigado a abrir caminho para o rival.

Programação

DEPOIS DAQUELE BAILE
DIA DE EXIBIÇÃO: 23/11
GÊNERO: Comédia
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
MINUTAGEM: 108 min.
DIRETOR: Roberto Bontempo

O GRÃO
DIA DE EXIBIÇÃO: 24/11
GÊNERO: Ação
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
MINUTAGEM: 88 min.
DIRETOR: Petrus Caryri

DIVÃ
DIA DE EXIBIÇÃO: 24/11
GÊNERO: Comédia
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
MINUTAGEM: 93 min
DIRETOR: José Alvarenga Jr.

O SIGNO DA CIDADE
DIA DE EXIBIÇÃO: 25/11
GÊNERO: Drama
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
MINUTAGEM: 95 min.