quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Receita de ano novo

Amigos, 
Ano novo é sem dúvida uma oportunidade de recomeçar, e é isso que nós, que compomos o blog GLM desejamos a todos vocês que nos prestigiam ao longo de todo o ano, rezamos a Deus por vocês e pedimos que essa parceria continue e seja sempre causa de enterterimento e informação para nossa comunidade e amigos. Deixamos a "receita" e um bom recomeço.

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)
 

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
 

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre

Drummond de Andrade.

FRASE DO DIA


"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos".
Luís de Camões

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL !

Já é Natal. Muita gente feliz por todo esse nosso pais. Muita gente na expectativa de ver a família reunida na paz de Deus. Como é bom olhar cada pessoa e sentir que nela está presente o perdão, o amor e a felicidade. Afinal, é com esses sentimentos que a gente sonha o tempo todo. Todos nós queremos viver bem com todos, principalmente com a nossa família.

Se você acredita no amor, abra o seu coração nessa noite tão linda e permita que suas palavras fluam na sinceridade. Fale o que sente e o que acredita. Procure não machucar se tiver alguma mágoa acumulada dentro de si. Deixe compreenderem que o seu interior é um jardim de paz. Perdoe aqueles que crêem que precisam do seu perdão. Faça amizade com todos que se interessarem pela sua amizade. Não tenha medo de fazer alguém feliz de alguma forma. Simplesmente, seja você inteiramente. Libere seus sentimentos e sua vontade de mostrar a beleza do seu coração.

A noite de Natal não é apenas uma noite. Jesus nasce todos os dias em cada um de nós. Por isso devemos ser exemplo o ano todo. E não, somente, nessa data.

Eu desejo a todos um Natal cheio de amor. Que as luzes de Deus iluminem os caminhos de cada um. E além de iluminar os caminhos, elas sirvam para fazer ver os erros, os pecados, as injustiças, as incompreensões, as tristezas, as maldades, a impureza, a infidelidade, a falta de sentimentos, a violência, a falta de perdão, a ganância, a inveja... A falta de amor.

O mundo será muito melhor se todos nós enxergarmos nossos próprios erros de maneira natural. É preciso que admitamos que não somos perfeitos. E que deixemos nosso orgulho de lado e partamos para mais diálogos com a intenção de termos a paz conosco e com o nosso irmão.

Eu quero a sua felicidade. Eu quero o seu sorriso sincero, o seu abraço apertado e a sua alegria em me ver. Eu quero me sentir importante em sua vida. Mas não quero ser melhor que as outras pessoas que você conhece. Quero apenas ser tratado com respeito e muito amor. Se você assim o fizer já está de bom tamanho para mim. Contento-me com o seu interesse em ter a minha presença ao seu lado. Não quero ser tratado com mais atenção que os demais. Só quero ter a certeza que também estou entre eles, pois eles foram escolhidos por você. Você me entendeu?

É com muito amor no coração que desejo Um Feliz Natal a você que acompanha esse blog. Você já ouviu aqui a minha alegria e minha tristeza. Ou seja, alguns dos meus momentos pessoais. Você não imagina o quanto me sinto bem quando desabafo dessa maneira. E é você quem ouve ou apenas ler. Obrigado.

Que o seu Natal seja muito feliz. Muito feliz. Muito feliz. Muito feliz.

Feliz Natal... 

João do Amor


P.S - Amigo leitor, quer ouvir o áudio com o próprio João do Amor lendo a sua linda mensagem, clique aqui

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”.

Bom dia!

No mundo, milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore. A árvore, símbolo da vida, é uma tradição mais antiga do que o próprio Cristianismo, e não é exclusiva de uma só religião.
Muito antes de existir o Natal, os egípcios traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano em dezembro como um símbolo de triunfo da vida sobre a morte.

Já o costume de ornamentar a árvore pode ter surgido do hábito que os druidas tinham de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste mesmo dia do ano. A primeira referência a uma “Árvore de Natal" é do século XVI. Na Alemanha, famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces. Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Logo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo mundo.

Mas, para nós, ocidentais, esse é um momento de REFLEXÃO e TRANSFORMAÇÃO, e nada melhor do que uma fábula. Espero que consigam entender:

Era uma vez um certo homem que, enquanto caminhava pela floresta, encontrou uma pequena águia. Levou-a para casa, colocou-a no seu galinheiro, onde logo ela aprendeu a se alimentar como as galinhas e a se comportar como elas.

Um dia, um naturalista que ia passando por ali lhe perguntou por que uma águia, a rainha de todos os pássaros, deveria ser condenada a viver no galinheiro com as galinhas.

“Depois que lhe dei comida de galinha e a eduquei para ser uma galinha, ela nunca mais aprendeu a voar”, replicou o dono. “Comporta-se como uma galinha, não é mais uma águia”.

“Mas”, insistia o naturalista, “ela tem coração de águia, e, certamente, poderá aprender a voar”.

Depois de falar muito sobre o assunto, os dois homens concordaram em descobrir se isso poderia ser possível. Cuidadosamente o cientista pegou a águia nos braços e disse: “você pertence aos céus e não a terra. Bata bem as asas e voe”.

 A águia, entretanto, estava confusa; não sabia quem era, e vendo as galinhas comendo pulou para ir juntar-se a elas.

Inconformado, o naturalista levou a águia no dia seguinte para o alto do telhado da casa e insistiu novamente, dizendo: “você é uma águia. Bata bem as asas e voe”. Mas a águia tinha medo do seu eu desconhecido e do mundo que ignorava e voltou novamente para a comida das galinhas.

No terceiro dia, o naturalista levantou-se bem cedo, tirou a águia do galinheiro e levou-a para uma alta montanha. Lá, segurou a rainha dos pássaros bem no alto e encorajou-a de novo, dizendo: “você é uma águia. Você pertence ao céu e a terra. Bate bem as asas agora e voe”. A águia olhou em torno, olhou para o galinheiro e para o céu. Ainda não voou. Então, o cientista levantou-a na direção do sol e a águia começou a tremer, lentamente abriu as asas. Finalmente, com um grito de triunfo, levantou vôo para o céu.


Pode ser que a águia ainda se lembre das galinhas com saudades; pode ser que ainda ocasionalmente torne a visitar um galinheiro. Mas até onde foi possível saber, nunca mais voltou a viver como galinha. Era uma águia, embora tivesse sido mantida e domesticada como galinha.

Assim, como a Águia, alguém que aprender a pensar de si mesmo alguma coisa que não é, pode reformular o que pensa em favor do seu REAL POTENCIAL. Pode tornar-se vencedor.

Traçando um paralelo da história da águia com o caminho do autoconhecimento, cada personagem pode ser considerado como um elemento simbólico. Em sua opinião, o que cada um deles representaria nesse caminho: as galinhas, a águia, o dono do galinheiro e o naturalista?

No processo de autoconhecimento, o que poderia significar a persistência do naturalista para a águia alçar vôo?

O que simboliza o vôo da águia ao final da história?

O que poderia significar o sol para o despertar da águia?

Tenho conhecimento de minhas potencialidades?

Sou o que sou em meu íntimo ou o resultado do que pensam que sou?

Lido facilmente com as mudanças ou tenho dificuldades em aceitá-las?

Sou persistente em meus objetivos? Tenho perseverança e esforço suficiente para alcançá-los?

Percebo que, quando não procuro ampliar meus horizontes, torno-me um produto do meio?

Que tenham todos um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo.
 
João Teixeira

As vendas de Natal nos shopping centers em 2010 cresceram 13%.

As vendas de Natal nos shopping centers em 2010 cresceram 13% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e divulgado hoje.

A mostra, realizada nos dias que antecedem o Natal, foi feita com 150 empresas de varejo associadas à Alshop e que reúnem cerca de 6,3 mil lojas espalhadas por todo o Brasil.

De acordo com a associação, o segmento de perfumaria e cosméticos registrou no Natal deste ano crescimento de 17% em comparação com 2009. Durante o ano de 2010, o crescimento das vendas deste segmento foi de 14% em relação ao ano passado.

Também apresentou bom desempenho o segmento de óculos, bijuterias e acessórios, com vendas nominais 18% superiores às do Natal de 2009. No período de janeiro a dezembro, as vendas deste setor foram 12% maiores, em comparação com o ano passado.

Os lojistas especializados em vestuário venderam 13% a mais neste Natal e 10% a mais no acumulado do ano, em relação aos mesmos períodos em análise de 2009. Já o segmento de calçados vendeu 12% a mais no Natal deste ano e 9% a mais no acumulado do ano, em relação a 2009.

Outro setor que também cresceu expressivamente foi o de eletrônicos e eletrodomésticos, com 17% de negócios realizados a mais neste Natal e 13% a mais no acumulado do ano, comparativamente ao ano passado.

O segmento de livros, DVDs e CDs registrou crescimento nominal de 14% neste Natal e os valores mais comuns dos presentes ficaram entre R$ 35 e R$ 70. 

Fonte: Fator RRH

Papai Noel ou Menino Jesus?

Devido à minha barba longa e aos cabelos brancos, muitas crianças me vêem e me chamam de Papai Noel. Eu lhes explico, sem convencê-las, que sou apenas o irmão do Papai Noel. E que minha função é olhar pelas crianças, observar se elas estudam direitinho, se tratam bem os coleguinhas e se escutam os bons conselhos de seus pais. Digo-lhes que depois conto tudo ao Papai Noel que, então no Natal, vai lhes trazer belos presentes.  Num dia desses, uma me seguiu curiosa. Quando me viu entrar no carro correu para o pai e lhe disse:"Pai, o Papai Noel não veio de trenó; ele veio de carro".

Esse é um tipo de Natal com seu respectivo imaginário. Papai Noel é uma figura do mercado. Ele é o bom velhinho que trata de seduzir as crianças para que seus pais  lhes comprem presentes. A memória de que ele representa São Nicolau que também trazia presentes despareceu para dar lugar à figura infantilizada do bom velhinho que tira do saco surpresas que antes foram compradas e postas lá dentro.

Como em todas as casas há televisão – pode faltar o pão mas nunca a televisão – as crianças pobres vêem o Papai Noel e sonham com o mundo encantado que ele mostra, cheio de presentes, carrinhos, bonecas e brinquedos eletrônicos a que elas dificilmente terão acesso. E sofrem com isso apesar de manter o brilho encantado de seus olhinhos infantis. O mercado é o novo deus que exige submetimento  de todos. Dai que as crianças pressionam seus pais para que Papai Noel também passe lá por "casa". Então são os pais que sofrem por não poderem atender ao filhos, seduzidos por tantos objetos-fetiche  mostrados pelo Papai Noel.
O mercado é uma maiores criações sociais. Mas houve e há muitos tipos de mercado. O nosso, de corte capitalista, é terrivelmente excludente e por isso vitimizador de pessoas e de empresas. Ele é apenas concorrencial e nada solidário. Só conta quem produz e consome. Quem é pobre deve se contentar com migalhas ou apenas viver na marginalidade. No tempo de Natal, o Papai Noel é uma figura central do consumo para quem está dentro do sistema e pode pagar.

Diferente é o Natal do Menino Jesus. Ele nasceu de uma família pobre e honrada. Por ocasião de seu nascimento numa gruta, entre animais, anjos cantaram no céu, pastores ficaram imobilizados de emoção e até sábios vieram de longe para saudá-lo. Quando grande, fêz-se exímio contador de histórias e pregador ambulante com uma mensagem de total inclusão de todos, começando pelos pobres a quem chamou de bem-aventurados.  As pessoas que guardam sua memória sagrada, na noite de Natal, ouvem a história de como nasceu, celebram a presença humanitária de Deus que assumiu a forma de uma criança. Festejam a ceia com a família e os amigos. Aqui não há mercado nem excluidos. Mas luz, alegria e confraternização. A troca de presentes simboliza o maior presente que Deus nos deu: Ele mesmo na forma de um infante. Ele nos alimenta  a esperança de que podemos viver sem o Papai Noel que nos vende ilusões.

Dom Pedro Casaldáliga diante de um indiosinho recem-nascido escreveu:"Não vi a tal da estrela, mas vi um Deus muito pobre. Maria estava desperta, desperta estava a noite. E estava sobressaltado para sempre o rei Herodes". O rei Herodes não é mais uma pessoa, mas um sistema que continua devorando pessoas no altar do consumo solitário. 

Leonardo Boff - Teólogo e escritor

ASPAS



Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi somente assim que o mundo mudou". 

Shrii Shrii Ananda Murti

CONHEÇA O LUGAR ONDE JESUS NASCEU

Você já pensou em conhecer o lugar em que Jesus Cristo nasceu? Vamos dar um passeio na cidade de Belém, na Terra Santa.

Belém está localizada a 9 km de Jerusalém, em uma colina rochosa no limite do deserto da Judeia. Sua população atualmente é de aproximadamente 30 mil habitantes, sendo que 12% destes são cristãos. Segundo o Antigo Testamento, é o local onde Davi passou a infância e se tornou rei, quando ainda era um simples pastor de ovelhas.

"E tu, Belém Efrata, posto pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel” (Miqueias 5,2).
Essa profecia se cumpriu quando César Augusto ordenou que os súditos de todas as Províncias do Império Romano fossem recenseados, decreto este que trouxe Maria e José de Nazaré à sua cidade natal.
"José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, a cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Aconteceu que estando eles ali, completaram-se-lhe os dias, e Maria deu a luz o seu Filho Primogênito, enfaixou-o e o deitou na manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lucas 2,4-7).

Desde esse acontecimento, que marcou a transição entre o Antigo e o Novo Testamento, Belém se tornou imortal e vive no coração de milhões de cristãos.

 Clique aqui e a assista ao Vídeo.


:: Veja fotos

Gruta da Natividade
“Vimos a sua estrela no oriente, e viemos para adorá-lo… e eis que as estrelas que viram no oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino” (Mateus 2, 2-9).
A gruta é o ponto alto da Basílica da Natividade. O teto original do local foi substituído por outro de alvenaria do século IV. As paredes foram revestidas de aminiato à prova de fogo.


A gruta da manjedoura
Na gruta da manjedoura, local em que estava a manjedoura que abrigou Jesus após Seu nascimento, encontramos o altar dos Reis Magos. O solo é recoberto de mármore e no altar-mor encontra-se a estrela de prata – incrustada no chão – significando a “Natividade”, o provável local do nascimento de Cristo.


Gruta do Leite
Uma gruta próxima à Basílica da Natividade é considerada, segundo a tradição, o local onde a Sagrada Família parou, enquanto fugia para o Egito e onde, também, Nossa Senhora amamentou o Menino Jesus. A mesma tradição afirma também que, durante a amamentação, uma gota de leite caiu sobre a rocha da gruta, a qual se tornou branca. Razão pela qual o lugar ficou conhecido como a Gruta do Leite. Tanto os cristãos como os islâmicos acreditam que o pó branco do lugar ajuda a estimular a produção do leite materno e a intensificar a fertilidade.
No lado externo da gruta é possível encontrar uma sala reservada para testemunhos de mulheres de diversos países que tinham problemas de fertilidade e que após ingerirem o pó conseguiram engravidar.


Gruta de São Jerônimo
No ano 386, São Jerônimo instalou-se em Belém, onde fundou um mosteiro e concluiu uma nova tradução da Sagrada Escritura para o latim, iniciada em Roma por ordem do Papa São Dâmaso, de quem era secretário. Essa tradução foi adotada pela Igreja Católica como o texto oficial da Bíblia, sob a designação de “Vulgata”. Essa grande santo da Igreja morreu junto à Gruta de Belém em 420, aos 90 anos de idade.
 
 
Campo dos Pastores
A 3 km da Basílica da Natividade, em Belém, encontra-se o Campo dos Pastores. Segundo a tradição, trata-se do local onde os pastores receberam, por intermédio de anjos, o anúncio do nascimento de Jesus nessa cidade [em Belém].

O local desse acontecimento tem origem nas ruínas de um antigo monastério bizantino. O ambiente é composto por uma gruta, um santuário em meio a um jardim cuidado pelos Frades Franciscanos.






quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

AINDA DÁ TEMPO DE PREPARAR O SEU NATAL

Imagem de Destaque


E como nos preparar para vivê-lo?



Você deve estar pensando: "Meu Deus, como passou rápido o ano, já estamos de novo no Natal! Gente, eu nem vi o ano passar! Parece que os anos estão passando mais rapidamente...". Bom, se o Natal deste ano o pegou nessa situação, certamente é porque você não encontrou tempo para se preparar para ele. Então, que tal começar agora, mesmo em cima da hora, não deixando que este ano seja somente mais um ano? Pelo tempo dedicado à preparação podemos imaginar a consideração e a importância de um acontecimento.

Se você deixa tudo para a última hora e sempre confia que no final dá tempo de improvisar e dar um jeitinho nas coisas, isso mostra que tudo o que vem pela frente tem pouca importância para você – do jeito que as coisas saírem, está bem! O contrário também é válido. Se você se prepara, com antecedência, tudo bem planejado com sentido correto e na expectativa de bem celebrar, esse acontecimento realmente é para você um fato de muita importância.

O tempo que gastamos na preparação anuncia a importância do acontecimento para nós. Por isso, vive bem o Natal quem se prepara para ele. Mas, como me preparar para o Natal? Será que é fazendo as minhas compras, escolhendo bem as roupas e presentes? Antes de tudo isso, você precisa descobrir que o Natal verdadeiro acontece de "dentro para fora". Todas as celebrações e manifestações de carinho são demonstrações externas de um Natal bem celebrado no coração. Isso significa deixar que, por primeiro, o Menino Deus nasça em seu coração. O lugar onde acontece o Natal é no seu coração e não nas vitrines das lojas.

Mas será que isso dói? Não, pode ficar tranquilo. O que sempre acontece com quem deixa o Natal ocorrer dentro de si são mudanças positivas e o amadurecimento da própria fé. Experimente, neste ano, oferecer-se ao Senhor, como o presépio do ano de 2010, dando a Ele toda a liberdade de nascer em você. Isso certamente mudará sua vida. É muito simples e, talvez, por isso, nós adultos tenhamos tanta dificuldade de cultivar em nós a alegria natalina. Nós gostamos de complicar todas as coisas e o Natal é muito simples. Tão simples que se nós não nos prepararmos, deixaremos passar despercebida a graça de ser visitados pelo nosso bom Deus.

Prepare-se e experimente! O Natal de quem acolhe o Menino Jesus é sempre um novo Natal. Deixa marcas e lembranças maravilhosas. Acontece quando a Sagrada Família encontra um coração para ficar e fazer aí sua morada. A Luz se faz presente, os anjos cantam “Glória a Deus nas Alturas...” e você se torna para os outros um presépio vivo, sendo na sua própria vida uma testemunha do nascimento de Cristo Jesus. Aí tem sentido trocar presentes e abraços, pois assim o Menino Jesus está no centro desse tempo maravilhoso.

Tenha um Feliz Natal! Isso só depende de você! Prepare-se,
será inesquecível!
Padre Fabrício Andrade

Comunidade Canção Nova

SER CRISTÃO, TAMBÉM É SER SOLIDÁRIO!


Natal é tempo de solidariedade. E é claro que a juventude de nossa paróquia não podia ficar de fora. Um dos exemplos é o grupo de jovens Pedra Angular (igreja Matriz). Onde todo o ano o grupo faz o Natal de quem "não tem natal". Como de costume, o gesto croncreto será às 06:00 hs no pátio da igreja Matriz. Rua Salto Veloso, 2838, Santa Catarina. E você pode também deixar a sua colaboração na secretaria Parpoquial (ao lado da igreja) de segunda a sexta das 08:00 às 11:00 hs e das 14:00 às 17:00 hs ou na missa desta quarta e sexta feira nas capelas. Obs.: se deixar a contribuição em alguma das capelas tem que informar na hora que é para o Grupo Pedra Angular (da Matriz). As colaborações podem ser em: roupas, cestas básicas, alimento para o café da manhã, alimentos não perecíveis para cestas básicas e brinquedos. Maiores informações, falar com Aelson (9103-5848) ou com Silvinha (8808-43606).
Veja algumas fotos de uma das atividades anteriores do grupo:

sábado, 18 de dezembro de 2010

CHURRASCO DO MUNDÃO!!!


(clique na imagem para vêla por inteira)
Banho de Piscina, Parque Aquático, Futebol,
Parque Infantil e CHURRASCO RODADO!!!

DATA: 18/12/Sábado
SAÍDA: às 08:00 hs (Novo Horário)
RETORNO: 16:00 hs
LOCAL: CEPE: Av. Airton Sena (ver mapa)
VALOR: R$ 20,00 (URGENTE)
MAIORES INFORMAÇÕES COM
AS MUSAS: LEANDRA E CLÁUDIA!

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 18/12/2010



O nascimento de Jesus Cristo
Mt 1,18-24

O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber. Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse:
- José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta:
"A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel." (Emanuel quer dizer "Deus está conosco".)
Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria. Porém não teve relações com ela até que a criança nasceu. E José pôs no menino o nome de Jesus. 
Comentário do Evangelho

José acolhe Maria

Temos aqui uma narrativa teológica de Mateus, para inserir Jesus na genealogia davídica e harmonizar a concepção virginal de Maria com a acolhida de José. Causa estranheza que, só depois de José sofrer profundamente ao perceber, progressivamente, a gravidez da mulher amada, é que o anjo é enviado a ele dissipando a terrível dúvida
acumulada. Na narrativa teológica, José, apresentado como inserido na genealogia davídica, representa o antigo Judaísmo. De Maria, que está fora desta genealogia, nascerá Jesus. Maria representa a novidade de Jesus nas
comunidades cristãs. Porém o novo que se manifesta em Maria escapa à compreensão de José. Advertido pelo anjo, ele acolhe Maria. A mensagem é que os judeus devem aceitar as novas comunidades cristãs, vendo nelas a obra de Deus.Autor:José Raimundo oliva
Fonte:paulinas.com

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

RIR PARA NÃO CHORAR !

"Acho bacana, acho legal. Dei sorte. Tomara que aprove, acho que é justo".
(O deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, quando perguntado sobre o reajuste salarial do Legislativo e do Executivo)


 R$ 26.703,10
 (NOVO SALÁRIO MÍNIMO, DIGO, O MÍNIMO DOS DEPUTADOS, SENADORES E PRESIDENTE DA REPÚBLICA)


SEM CONTAR AINDA QUE OS PARLAMENTARES GANHAM:

13º SALÁRIO E 14º SALÁRIO; 
VERBA DE GABINETE: R$ 60.000,00
VERBA INDENIZATÓRIA: R$ 15.000,00
COTA POSTAL E TELEFONE:  R$ 4.300,00 (Deputado) 
PASSAGEM AÉREAS
VERBA DA GRÁFICA: R$ 6.000,00 (por ano)

 ACABOU POR  AI ?

Nao!  Eles recebem aquela dinheira toda acima, mas apenas paga imposto de renda sobre o mísero salário de R$ 26.703,10, quando por mês faturam quase R$ 100.000,00.

 VIVA O BRASIL !!

Deputados e senadores abriram a guerra dos salários nos Três Poderes. Ontem, em menos de duas horas, as Casas aprovaram e enviaram à promulgação presidencial projeto que equiparou o salário de parlamentares eleitos para mandatos de quatro e oito anos aos vencimentos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que têm cargos vitalícios. O projeto de decreto legislativo também concede o teto de R$ 26,7 mil ao presidente, ao vice-presidente da República e aos ministros de Estado, que atualmente recebem R$ 11,4 mil e R$ 10,7 mil, respectivamente.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

MEIO AMBIENTE - “ ECOLOGIA E MISSÃO”

Assustei-me e ao mesmo tempo fiquei feliz ao ver uma matéria na qual ela revela que o desmatamento na Amazônia reduziu 13,6% em 2010. Fico a imaginar como este processo de queda aconteceu (REVISTA - VEJA). 

As questões ambientais estão entre as mais críticas para a humanidade nesse inicio de milênio, pois afetam as condições de sobrevivência da vida sobre a terra e as relações entre grupos sociais e sociedade. 

Deparamos-nos a cada dia em nossa cidade com inúmeros empreendimentos imobiliários, setor  que mais cresce em Natal. São muitos condomínios construídos em áreas verdes de nossa cidade; apartamentos de luxo erguidos a beira mar, criando um verdadeiro paredão nas praias.  Exemplo disso: Basta apenas visitar a famosa praia dos artistas, para vislumbrar esta exuberante “barreira geográfica”. 

De acordo com Enrique Leff, Economista Mexicano, Doutor em Economia do desenvolvimento, o subdesenvolvimento é o efeito da perda do potencial produtivo de uma nação, devido a um processo de exploração e espoliação que rompe os mecanismos ecológicos e culturais, dos quais depende a produtividade sustentável das suas forças produtivas e a REGENERAÇÃO de seus recursos produtivos. Ele continua afirmando que DEGRADAÇÃO AMBIENTAL não é um resultado direto da pressão demográfica sobre a capacidade de carga dos ecossistemas, mas das formas de apropriação e usufruto da Natureza. Cabe ainda ressaltar os desastres ambientais em escala mundial que são ocasionados direto ou indiretamente por impactos ambientais (alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade antrópica).

Exemplos podem ser dados: o derretimento das calotas polares, como conseqüência do aquecimento global que se amplifica pelo aumento da retenção de calor na terra, ocasionado pelo famoso efeito estufa; redução da qualidade da água do subsolo, através da introdução de pesticidas e fertilizantes. 
(edifícios na Praia do Meio, Natal/RN)

 Outro agravante presente em nossa querida cidade: A destruição dos mangues, para criação de camarões (Carcinicultura). O ecossistema manguezal é rico em diversidade de espécies, considerado um “berçário” natural, do qual muitas espécies utilizam-se desse ambiente para reprodução.


Enfim queria parabenizar a região norte do país por este grande feito. É verdade que muito ainda deverá  e poderá ser feito. Estou convencido que esta porcentagem aumentará gradativamente, quando os cidadãos refletirem um pouco sobre a grandiosidade desse planeta; sobre a importância que este ambiente tem para nossa sobrevivência. 

Quero concluir esta reflexão com um trecho retirado do nosso jornal dominical “O DOMINGO” que durante vários meses trouxe-nos uma mensagem reflexiva sobre a conservação ambiental:  Tudo começa na infância. “De pequenino se torce o pepino”, reza o provérbio. Se as crianças se educam em meio a doentio consumismo e exigem cada vez mais coisas, a luta ecológica anda perdida. Falta-nos construir uma pedagogia em vista da ecologia... Maduro significa ser crítico diante das ilusões ideológicas da cultura consumista atual e batalhar pelo equilíbrio ecológico.

Abraço a todos!


Emerson de Oliveira

O PECADO DA GULA - REFLEXÃO

Certa vez, uns trinta anos atrás, fiz uma reportagem para o Estadão sobre as mais variadas causas de câncer. Entrevistei médicos, pesquisadores e pacientes, para chegar à conclusão de que praticamente tudo causava câncer. O título só poderia ser mais ou menos este: “Cuidado! Viver dá câncer”.

Desde pequeno, a gente costuma ouvir aquela filosofia segundo a qual “o que não mata engorda”. Ou seja, você pode escolher entre ser obeso ou morrer, embora os médicos e os religiosos nos digam que a obesidade mata.

Uma rápida pesquisa no Dr. Google nos mostra que o que era um problema de saúde para os antigos gregos _ a depressão, por exemplo _ foi transformado em pecado pelos grandes pensadores da Igreja Católica.

Assim como acontece com as causas do câncer, se nós formos levar a ferro e fogo o que está escrito nos textos bíblicos e nas suas interpretações posteriores, vamos ver que tudo o que é bom e dá prazer ameaça a nossa saúde, abala o espírito, é pecado e pode matar. Por isso, devemos viver em permanente sacrifício, como nos ensinam os especialistas do pecado da Gula.


 Ricardo Kotscho
 

NINGUÉM MERECE !! LUIZ ALMIR, O RETORNO

O deputado Luiz Almir não se reelegeu, despediu-se da Assembléia, chorou muito e de forma dramática apelou para que os eleitos não deixem de atender uma ligação telefônica dele, agora na planície.

“Eu hoje não consegui me reeleger, mas no futuro posso ser novamente deputado, posso ser senador, posso ser prefeito e até governador”, disse ele.


CRUZ CREDO !! 

Fonte: Fator RRH
 

Equipe da CF 2011 faz treinamento


A coordenação da Campanha da Fraternidade 2011 realizará treinamento de multiplicadores, dia 16 deste mês, das 8 às 13 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, da Antiga Catedral, na Cidade Alta. O treinamento será assessorado por Roberto Mazvezzi, integrante da equipe da Terra, Água e Meio Ambiente do Conselho Episcopal Latino Americano, CELAM. O treinamento se destina aos Padres, Diáconos, e aos articuladores dos zonais e das paróquias.

Em 2011, a CF terá como tema: “Fraternidade e a vida no Planeta” e, como lema: “A criação geme em dores de parto”. Na arquidiocese, a equipe da campanha é coordenada pelo Pe. Dalmário Barbalho, auxiliado por uma equipe, da qual faz parte a secretaria executiva da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Neste ano, o lançamento da Campanha, em nível de Regional Nordeste 2, será feito em Natal, nos dias 11 e 12 de março, no Santuário dos Mártires, bairro de Nazaré, Natal.


Obs:  Alguém sabe informar a este BLOG GLM quem são os articuladores de nossa Paróquia?


Fonte: Arquidiocese de Natal/RN

Caminhada Histórica do Natal


Será domingo o evento, que tem o incentivo da Lei Câmara Cascudo, é considerado um misto de conhecimento e saúde e faz parte do calendário anual da cidade.
A 4ª Caminhada Histórica do Natal será neste domingo (19), às 15h, com largada na Praça André de Albuquerque. O evento, que tem o incentivo da Lei Câmara Cascudo, é considerado um misto de conhecimento e saúde e faz parte do calendário anual da cidade.

A Caminhada vai visitar cerca de 25 pontos turísticos, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Instituto Histórico e Geográfico, Memorial Câmara Cascudo, Praça Padre João Maria, Museu Café Filho, Palácio Potengi, Praça Sete de Setembro, Palácio Felipe Camarão, Rua Chile, e muitos outros.

A novidade desta edição é o lançamento e a distribuição gratuita da Revista Histórica do Natal. São fotos e reportagens especiais sobre a história desses 25 monumentos que fazem parte do corredor cultural da capital potiguar. Além disso, a organização, em parceria com a Harabello Turismo, sorteará uma viagem à Salvador para o grupo que levar a maior quantidade de pessoas e alimentos. O roteiro para duas pessoas inclui passagens aéreas, traslado e hotel.

“O encerramento será na Rua Chile, antiga Rua do Comércio, no bairro da Ribeira. A festa ficará por conta da Orquestra infantil de Guamaré, iniciativa que faz parte da Oficina de Música do Programa de Criança Petrobras do município, e da Orquestra Sanfônica de Mossoró, que preserva as raízes musicais nordestinas, destacando ritmos como xote, baião e xaxado”, avisa o presidente da Viva Promoções, Jarbas Filho.

Além de um exercício para o corpo e a mente os participantes vão contribuir com a doação de alimentos para a Casa do Bem e para o Grupo de Apoio a Criança com Câncer. Na terceira edição, realizada no último mês de junho, o evento conseguiu arrecadar dez toneladas de alimentos e mais de 700 livros entregues às casas de cultura da Fundação José Augusto e para Biblioteca Pública da Capitania das Artes.
A Caminhada Histórica conta com a parceria da PETROBRAS, Governo Federal, Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), Governo do Estado/Lei Câmara Cascudo, Luck Receptivos, SERHS Natal Grand Hotel, Banco do Brasil, Prefeitura do Natal/ Lei Djalma Maranhão, Extra Hipermercados, Shopping Cidade Jardim, Intertv Cabugi, Sebrae, OpenDorrs e Harabello.

Inscrição: Os interessados em participar da 4ª Caminhada Histórica precisam trocar dois quilos de alimentos não-perecíveis ou dois livros pela camiseta do evento. O supermercado Extra, do Midway Mall, e o Shopping Cidade Jardim são os pontos de troca.

Serviço
O que: 4ª Caminhada Histórica do Natal
Quando: Domingo, 19 de dezembro de 2010
Onde: Saída a partir da Praça André de Albuquerque, em Petrópolis
Horário: 15h
Quanto custa: 2kg de alimentos não-perecíveis ou dois livros; ponto de troca: Supermercado Extra, do Midway Mall, e Shopping Cidade Jardim.

Fonte: Nominuto.com

HUMOR !!


 Mazembe 2 x 0 Internacional
 Mundial de Clubes da Fifa


Obs: Este ano realmente não é vermelho !!!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Visão do AMOR!

Bom dia!

Devoção é um mistério do coração. Nenhum tipo de argumento poderá nos persuadir a ter devoção ao Senhor, pois ela é uma ligação entre o criador e a criatura que supera a compreensão racional. Talvez seja de nossa natureza sentir e expressar devoção. Na realidade, a devoção é composta de vários sentimentos, emoções e idéias, incluindo gratidão, reverência, adoração, amor, reconhecimento ao Senhor, e até temor ao pecado. Mas, no final, todas as definições parecem falhas. A verdade é que devoção só pode ser entendida quando é vivenciada.

Se aspiramos a realização em Deus, ampliamos nossa percepção de forma a abranger tudo o que temos dentro de nós mesmos. A dependência acaba quando compreendemos que não há nada que não seja parte de nós, e que somos o absoluto universal.

Para se ter devoção não é necessário seguir um credo ou religião em particular: basta que o devoto aja com amor para com todas as pessoas. Esse amor, não importa qual seja seu nome, chega até Deus. Se cumprirmos com nossa obrigação espiritual, a graça Divina naturalmente flui até nós. Quando a devoção se manifesta em ação e caráter virtuosos, podemos estar certos que ela é autêntica. É preciso que pratiquemos as mensagens de amor e paz, e que não nos limitemos a pregar a virtude.

A devoção cheia de fervor ao Senhor é o primeiro passo, mas de pouco alcance se não for temperado com disciplina e dever. Nosso amor pelo Senhor é importante, mas para Ele nos amar é ainda mais importante. Atraímos seu amor Divino quando praticamos nossas obrigações e observamos as normas de conduta correta.

Se restringimos nosso culto a uma ida semanal à igreja ou ao templo, o sucesso alcançado será limitado. A devoção é uma busca permanente, que exige dedicação para se atingir a meta de reconhecer a divindade em toda parte, o tempo todo. A autotransformação requer prática constante e deve ser firme perante qualquer obstáculo.

Para conhecer o amor universal, devemos trilhar o caminho do amor individual. Não há uma forma única de relação com o Senhor que sirva a todos os devotos, mas todos podem amar a Deus a sua própria maneira. Uma pessoa pode assumir o comportamento de uma criança com seus pais, outro pode ver Deus como um companheiro ou um amigo querido. Qualquer tipo de relação ou atitude positiva nos aproxima de Deus. Todas as formas de devoção são aceitas pelo Senhor, quando expressas com amor.

A devoção começa com amor desinteressado que, com o tempo, se transforma em amor universal. Quando nada mais esperamos em troca de nosso amor, podemos amar todos os seres como manifestações da onipresença divina, pois Deus habita todas as criaturas. Ao descobrirmos Deus em nós, descobrimos, também, que Ele está em todas as coisas e criaturas. Quando nosso coração se abre ao amor divino, nos tornamos amor e vemos o mundo através das “lentes” do amor. A devoção pode brotar quando se adora uma imagem num templo, mas ela desabrocha perante a visão do amor infinito. É essa visão que nos confere fé e força e que nos impulsiona até nossa meta.

É com lento e continuado esforço que se cultiva a devoção. Para ser o alicerce do caráter ela deve crescer forte e segura. De nada adianta se regredimos quando nosso empenho é posto à prova. O desenvolvimento deve ser acompanhado de discernimento que conhece sua própria força.
 
João Teixeira

Loucura Sagrada


"Sonhei que o Papa enlouquecia.
E ele mesmo ateava fogo ao Vaticano
e à Basílica de São Pedro.
Loucura sagrada!
Porque Deus atiçava o fogo que os
bombeiros, em vão, tentavam extinguir.
O Papa, louco, saia pelas ruas de Roma
dizendo adeus aos embaixadores
credenciados junto a ele,
jogando a Tiara ao tibre.
Espalhando pelos pobres, todos,
o dinheiro do banco do Vaticano.
Que vergonha para os cristãos!
Para que um Papa viva o Evangelho
temos que imaginá-lo em plena loucura"

Dom Helder Câmara

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Estudo indica que Moisés teve ajuda do vento para abrir o Mar Vermelho


WASHINGTON (AFP) - Pesquisadores americanos acreditam ter descoberto o exato ponto onde Moisés teria dividido as águas do Mar Vermelho, 3.000 anos atrás, para que o povo judeu pudesse fugir em segurança do faraó egípcio, e também como ele teria conseguido: com uma ajudinha do vento.

"As pessoas sempre foram fascinadas por essa história do Êxodo, indagando se tinha base em fatos históricos", estimou Carl Drews, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas, principal autor do estudo, publicado no site da Public Library of Science.

"O que este trabalho mostra é que a descrição das águas se abrindo de fato possui uma base nas leis da física", acrescentou.

A Bíblia descreve como os israelitas "passaram pelo meio do mar no chão seco", com uma parede de água de cada lado, enquanto um forte vento soprava do leste.

Os pesquisadores não podiam simplesmente usar a Bíblia como referência para deduzir a localização geográfica da travessia, porque "embora o autor do Êxodo tenha tentado de fato apontar o local onde Moisés atravessou, infelizmente os nomes usados não são mais reconhecidos", disse o cientista à AFP.

Drews e seu coautor, o oceanógrafo Weiqing Han, da Universidade do Colorado, focaram sua busca pelo local onde a travessia poderia ter ocorrido em um ponto onde há uma faixa de terra na água, descartando lugares considerados anteriormente por outros estudos, como o Golfo de Suez ou em um ponto perto de Aqaba, na atual Jordânia.

A dupla descobriu que, quando o vento sopra, a água pode se levantar e se "dividir" no local da faixa de terra, explicou Drews.

"Um monte de refugiados pode correr pelo meio, e quando o vento para, a água subitamente volta a ficar como antes, atingindo quem estiver no caminho", afirmou.

Drews e Han chegaram a um local no leste do Delta do Nilo, em um sítio arqueológico chamado de Tell Kedua, a norte do Canal de Suez na costa mediterrânea.

Neste ponto, acreditam que um antigo braço do Nilo e uma lagoa costeira um dia tenham formado um 'U' à beira do Mar Mediterrâneo.

Com a ajuda de um satélite, os cientistas fizeram um modelo da área, e modificaram o terreno para que se parecesse com a forma que tinha há 3.000 anos. Depois, preencheram o modelo com água e fizeram vento soprar.

De acordo com seus cálculos, um vento de 100 km/h soprando durante 12 horas teria sido capaz de empurrar a água em até dois metros de profundidade por cerca de quatro horas - tempo suficiente para que Moisés e seu povo atravessassem para a liberdade.

FONTE: AFP

MÚSICO PEDE INDENIZAÇÃO DEPOIS DE SER SURRADO POR JESUS

A colunista Mônica Bergamo, do jornal “Folha de S. Paulo”, informa que o baterista Toinho Batera pede indenização de 5 milhões de reais a Ivete Sangalo.

Ele foi demitido de sua banda em abril depois de ter sido agredido por Jesus Sangalo, irmão da cantora.

E até agora não recebeu um centavo de direitos trabalhistas nos mais de dez anos em que trabalhou com a rainha do Axé.

Obs: Só para descontrair !!!

Covardes atacam nos homossexuais corajosos a própria miséria sexual


Amigos ouvintes, hoje eu falo para os canalhas, esses canalhas skinheads, que estão atacando homossexuais indefesos na Avenida paulista, nas madrugadas violentas de São Paulo.  Ouçam: Vocês são uns covardes vagabundos. Vocês são uns boçais que atacam nos homossexuais a miséria sexual que vocês têm dentro Solitários, desamados por homens e mulheres, vocês tem ódio da liberdade dos gays, da coragem que tiveram de assumir sua identidade sexual, vocês tem inveja deles porque não tem identidade alguma. Eles são muito mais corajosos que vocês que vivem trancados no medo e no ódio. 

Vocês invejam nos gays a sensibilidade que desenvolveram como minorias, sensibilidades que vocês nem atingem. Se vocês morassem no Irã, seriam pelo apedrejamento da Sakineh. Vão pra lá!, vão pro Irã! O colega de vocês, aquela boneca reprimida Ahmadinejad, disse que lá não há homossexuais. Ou então, porque é que vocês não vão atacar lá no Rio de Janeiro na praia gay em Ipanema. 

Há um tempo atrás um bando de pitboys resolveu bater naquelas bonecas malhadas, fortíssimas, de bigode; eles souberam, ergueram a bandeira colorida e esperaram… pra que… deram tanta porrada nos playboys que eles acabaram chorando sentados no meio fio.. é, viraram pitlulus. 

É isso, tenho saudades de Madame Satã, aquela grande bonecona guerreira que chamava pro pau a patrulha inteira da polícia especial e depois ia cantar num cabaré da Lapa: ‘cadê Mimi… cadê Mimi…’ é… é isso aí.

Arnaldo Jabour

ASPAS


 O cronista é um peixe num aquário. Ele tem que ser bonito, brilhante, fosforecente; fazer estripulias dentro dágua. Mas vive dentro de uma redoma, de um aquário, num universo fechado e limitado por água renovado por terceiros, com bomba até para renovar a taxa de oxigênio da água. Alimentado pelo dono que joga uns biscoitinhos para ele comer, bota brinquedos dentro do aquário (bota um anãozinho da branca de neve, um dragão...). E o peixinho então fica rebolando e é bom de ver. É uma coisa decorativa. Isto é um cronista. Já o escritor, romancista ou poeta é peixe de fundo dágua; peixe de lá onde o sol não chega. Ele não tem as paredes de vidro e nem a iluminação do aquário; ele mesmo tem que criar sua própria luz, buscar seu próprio alimento.

(Calos Heitor Cony - escritor e jornalista)


sábado, 11 de dezembro de 2010

PENSE NUMA BOA OPORTUNIDADE !


Na blogosfera potiguar, não há dúvida que leitura diária e obrigatória passa pelo blog do jornalista, publicitário e professor universitário,  Ricardo Rosado de Holanda, no seu blog FATOR RRH. Jornalista bem informado e influente, ele é lido e trafega entre os poderosos de nossa cidade e Estado.

Não é que em seu blog, hoje, ele publica uma nota sobre o "acendimento oficial da árvore natalina instalada na área de lazer do Conjunto Panatis". Pense numa boa oportunidade de expressarmos o nosso sentimento sobre o abandono da área de lazer. Quem sabe num blog famoso e respeitado as autoridades municipais ouçam o nosso descontetamento e tristeza com o descaso de nosso espaço de lazer e esporte.

Convido a todos a visitarem o BLOG FATOR RRH e deixarem o seu comentário:


Árvore do Panatis será acesa hoje

Foi adiada para às 18h deste sábado (11), a solenidade de acendimento oficial da árvore natalina instalada na área de lazer do Conjunto Panatis, na zona Norte.

A árvore, uma novidade do "Natal em Natal" desse ano, mede 60 metros de altura e é composta por 86 mil lâmpadas.

Na ocasião, além do espetáculo de luzes, o público presente vai conferir a apresentação do cantor Sérgio Luiz e da banda Carcará na Viagem.

No domingo, as atividades serão direcionadas para o público infantil com contação de história.

As atrações culturais e a Feira de Artesanato vão garantir a movimentação no espaço de lazer que também oferecerá diversão para as crianças.

As atividades acontecerão até o dia 06 de janeiro.

Fonte: Assessoria

É NATAL: TEMPO DE SOLIDARIEDADE!

       Neste final de semana, o grupo de Jovens Pedra Angular (da Igreja Matriz, Santa Catarina), estará fazendo capanha de arrecadação de donativos (roupas e alimentos) para doações no Natal.
       Os componentes dos grupos que compõe o Pedra Angular, estarão passando nas residências dos conjuntos Panatis (I, II e III) Santa Catarina e Soledade.
       Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=2626108
       Maiores informações, falar com Aelson pelo cel: 9103-5848.

CONVITE EUCARÍSTICO

       A Catequese da Capela São João Evangelista no conjunto Soledade I, convida a todos para participar da Missa de 1ª Eucarístia de 20 crianças que será celebrada neste domingo dia 12/12/2010 às 17:00 hs.
      End.: Rua Jussara, s/n. Próximo a praça das Mangueiras e Carrefour ZN.

ELEIÇÕES PARA CONCELHO TUTELAR: é neste Domingo 12/12/2010


       Você conhece algum candidato? Aqui apresentamos um dos canditados que é apoiado pela Paróquia:


COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

J. ou J ?

Na casa dos capuchinhos de Turino, no refeitório, existe uma pintura na parede, representando a última Ceia do Senhor, e com um detalhe interessante. Leonardo da Vinci, gênio, grande pintor, trabalhava muitas vezes com modelos. Um dia, os religiosos encomendaram ao artista aquela obra da Primeira Eucaristia do Cenáculo. Leonardo se apresentou e começou a pintar o cenário: mesa baixinha, almofadas, ervas amargas para lembrar o sofrimento do povo no deserto, um cordeiro assado, o pão ázimo e sem fermento, umas taças de vinhos e as cortinas, além de alguns candeeiros daquela época.

O artista saiu para encontrar o modelo de Jesus. Ele encontrou um rapaz muito simpático na rua, o qual tinha aproximadamente trinta anos, e acertou com ele a quantia de cem pratas para posar durante dois ou três dias, segurando nas mãos o pão partido e, com os olhos para cima, agradecendo ao Pai Celeste. Dito e feito ! Saindo de novo, ele foi procurar "Pedro". Avistou um homem pescador que falava muito alto e que parecia ter um coração generoso. Ambos combinaram o preço, e o trabalho começou. Jesus e Pedro já estavam na parede. Do mesmo jeito Leonardo, o artista, conseguiu João, André, os dois Tiagos, Mateus, Bartolomeu, Simão, Felipe, Judas Tadeu e Tomé. Faltava apenas Judas, o traidor.

Uma crise abalou a região, e os capuchinhos cancelaram o trabalho. O famoso pintor ficou muito triste diante da obra quase terminada. A vida às vezes se torna tão dura! Ele se mandou longe de lá para sobreviver. Três ou quatro anos se passaram, e a situação melhorou bastante. Os religiosos chamaram de volta o mestre. Ele chegou e procurou logo o "Judas". Passaram-se dias, semana, meses, e nada. O pessoal do convento achou que Leonardo estava "fazendo cera", e deram o prazo de uma semana para descobrir o traidor. Percorrendo todos os lugares de fama pouco recomendável, Leonardo se desesperava. No último dia, perto de abandonar a pesquisa, do outro lado da rua do convento, ele avistou um indivíduo que personificava perfeitamento o infeliz da Paixão. Ele atravessou ligeiro e logo perguntou: "Você quer trabalhar para mim? A resposta veio direto: "Tudo bem, mas desta vez eu quero duzentas pratas!" O pintor ficou de boca aberta: O personagem que era Jesus transformou-se em poucos anos em Judas.

Somos capazes do melhor e do pior. Dentro de cada pessoa se escondem tanto as raízes do bem com as do mal (Rom 7,21)

Pe. Thiago Theisen