segunda-feira, 24 de agosto de 2009

EXIGÊNCIAS CRISTÃS


"Para os nossos irmãos ouvintes que nos acompanham pela Rádio Rural de Natal, desejamos que comunguem conosco na fé e na esperança de que a Eucaristia e a Palavra, nos ajudem a compreender as exigências cristãs de promoção da paz e da justiça"

Comentário da missa dominical na Igreja de São Marcos


Mesmo diante das palavras duras do Mestre, Pedro reconhece que somente Jesus tem palavras de vida eterna. Todas as propostas de Jesus são em favor da vida – não apenas da que se esgota nestes poucos anos de nossa perambulação sobre a face da terra, mas também da vida que perdura para além deste mundo frágil.

Quem, hoje em dia, propõe palavras de vida? A quem buscamos e seguimos? Normalmente as propostas recebidas são interesseiras, egoístas e não visam à edificação da vida do próximo. Nossa primeira tendência é seguir quem consegue sorrateiramente propor uma felicidade momentânea.

As palavras de Jesus, muitas vezes, parecem difíceis de ser aceitas e seguidas; por isso, com facilidade procuramos construir a imagem de um Jesus “adocicado”, sem exigências, que nos deixe tranquilos. Para tanto, buscamos no evangelho palavras que sejam mais convenientes, que nos agradem e nos deem certo prazer e alívio espiritual; fingimos não ver as exigências cristãs que nos comprometem com a caridade e com a justiça promotora de transformação da sociedade; participamos passivamente da comunidade sem nos pôr à disposição para assumir algum ministério ou serviço...

Todos somos convidados a fazer uma opção livre por Jesus e seu projeto. A decisão cabe a cada um. Somos livres para optar ou não por eles. As palavras de Jesus são duras e seu projeto é exigente. Não podemos ignorar essa realidade e ao mesmo tempo dizer que somos discípulos e seguidores de Cristo. Todo aquele que se compromete com ele deve também assumir as exigências do evangelho. Nós, que participamos da celebração e comemos o pão eucarístico, devemos estar cientes do compromisso que nos cabe assumir: concordar com aquilo que Jesus ensinou e aceitar e levar adiante seu projeto.

Pe. Nilo Luza, ssp


Nenhum comentário: