terça-feira, 30 de junho de 2009
EVANGELHO DO DIA
Comentário do Evangelho
FAMÍLIA !
Deste cataclisma midiático que é a morte do famoso cantor americano, transcrevemos uma reflexão a partir da relação do cantor com o seu pai. Um bom texto que valoriza a importância da família e do papel dos pais.
OLHANDO A CRIANÇA MICHAEL JACKSON
O acontecimento mais notável da semana: a morte de Michael Jackson.
A trágica vida do astro é o exemplo insuperável das consequências profundas de uma relação pai-filho degenerada.
Michael Jackson, durante toda a vida, lutou (de modo caótico, é evidente) contra o fantasma aterrorizante do pai. Esse homem de quem Michael, na infância, esperava proteção e afeto, mas que só lhe causou horror, medo e violência, foi uma sombra negra constante e determinante em sua vida.
Até mesmo a transformação física do cantor foi muito menos uma questão racial com implicações políticas (interpretação banal da maioria) do que uma profunda rejeição à figura paterna e a tudo que ele representava. A bizarra metamorfose foi fruto da imensa ojeriza que Michael Jackson sentia diante da possibilidade de se identificar ao pai. O problema não era uma rejeição à própria cor, mas uma rejeição absoluta, integral ao pai. Se o pai fosse louro, a transformação de Michael Jackson provavelmente teria sido inversa.
O evento da morte de Michael Jackson pode servir de gancho para que as pessoas façam uma reflexão mais profunda sobre a relação pais-filhos e sobre as relações adultos-criança de maneira geral. Que as pessoas entendam de que os adultos - epitomizados por pai e mãe - devem antes de tudo PROTEGER as crianças. E protegê-las não diz respeito apenas ao aspecto material, mas fundamentalmente ao aspecto afetivo, psicológico e moral.
A grande assimetria existencial entre adultos e criança traz embutido um imperativo, ao qual precisamos estar sempre atentos e com o qual devemos nos orientar: a proteção. Por isso, usar as crianças para sua própria satisfação (seja ela material, psicológica, egóica, erótica, ou qualquer outra) é uma covardia indesculpável.
Qualquer pessoa (pais e mães inclusos) incapaz de manifestar generosidade em relação às crianças ou que se relacione com elas primordialmente usando-as em benefício próprio, não têm a mínima moral para exigir um mundo melhor.
Por Villegagnon
segunda-feira, 29 de junho de 2009
EXPOCATEQUESE
A Expocatequese será aberta com uma missa, seguindo-se apresentação de experiências bem sucedidas de Catequese. Também haverá apresentações de danças e corais, jogos e brincadeiras, oficinas e teatro. “Todos os participantes do Encontro Regional de Catequese também participarão da Expocatequese”, informa a Ir. Ana Maria, da Coordenação de Catequese da Arquidiocese de Natal, responsável pela realização do evento arquidiocesano.
Mais informações, clique aqui.
CONVITE
Prezadas poetisas, poetas e afins,
I evento do PROJETO NOSSA LÍNGUA BRASILEIRA NA LITERATURA.
tema: CEM ANOS DE PATATIVA DO ASSARÉ
Ministrante: MANOEL AMÉRICO DE CARVALHO PITA
(Pesquisador da Cultura Nordestina, poeta, declamador com vários trabalhos publicados sobre a poesia do cantador nordestino. )
PROSA E POESIA
... para desarmar a tristeza,
... encarar de frente os problemas e solucioná-los
... lutar mesmo que pareça impossível
... crer que inicia um novo dia,
... que tudo dará certo.
USE A PAZ
... para combater a ira,
... manter-se calmo, ... respirar fundo,
... seguir o coração e a razão ponderadamente,
... fazendo assim o equilíbrio de seu dia.
USE O PERDÃO
... para suportar as ingratidões,
... as ofensas, ... as perdas,
... possíveis e aparentes derrotas.
USE O AMOR
... para enfrentar a vida. ... para encontrar sua paz,
... para sentir-se amado, ... para sorrir facilmente,
... para viver com sorriso, ... para ter paz,
... para perdoar e ser perdoado!!!
FREI JUNIOR
EVANGELHO DO DIA
Décima Terceira Semana do Tempo Comum
HUMOR !
De maneira EXCLUSIVA este site teve acesso aos ensaios e preparação do nosso amigo para festa. Agora está explicado os seus dotes de dançarino !
A FARRA JUNINA !
Quem pensou que Bagdá é aqui, acertou na mosca. A propósito, se Obama botasse as mãos na Terra de Cascudo iria se divertir bastante com as moscas natalenses.
Apesar desse quadro caótico, o que fez a prefeita Micarla de Sousa? Se mandou para Portugal levando a tiracolo uma comitiva de 40 pessoas (qualquer semelhança com a história das “Das 1001 noites” não é mera coincidência).
A farra vai custar uma grana preta aos cofres públicos. O custo médio da passagem aérea Natal-Lisboa-Natal é de 1.200 dólares.
No regabofe apelidado de “Voo Colombo” (nada a ver com “Adeus, Columbus”, de Philip Roth) há secretários, vereadores, jornalistas e até a Miss Brasil, Larissa Costa, acompanhada, dizem, do namorado.
Há quatro décadas o Rio Grande do Norte é comandada por duas famílias: Maia e Alves. O poder dessas delas é tão forte que a capital potiguar, outrora Cidade dos Reis Magos, passou a se chamar Cidade dos Reis Maias (nos anos 1970) e Cidade dos Três Reis Alves (nos anos 1990).
Resumo da ópera: quase 500 depois, a Taba de Poti continua uma Capitania Herediária.
sexta-feira, 26 de junho de 2009
EVANGELHO DO DIA
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Michael Jackson morreu !
Lembro disso agora, pois acabo de ler que site americano anuncia a morte do famoso Cantor Michael Jackson. Espero que seja mais um brincadeira de primeiro de abril fora de época. A veracidade da notícia ainda é duvidosa, mas, de toda forma, presto aqui a homenagem a este cantor de origem humilde, negro, polêmico, envolvido em tantas confusões, mas de indubitável talento. Se for verdade é uma triste notícia de um cantor que faz parte, principalmente, da minha infância e adolescência. Se for mentira, fica a a homenagem !
Quem nunca tentou imitar os passos do astro e não cantou "That this is thriller, thriller, Thriller night..."
Luiz Teixeira
P.S - Publico aqui a prova de seu talento e sensibilidade no vídeo abaixo. Quem não conhece esta obra prima do Michael Jackson que canta a paz e um mundo melhor?
Há um lugar em seu coração
AND I KNOW THAT IT IS LOVE
E eu sei que ele é o amor
AND THIS PLACE
E nesse lugar
COULD BE MUCH BRIGHTER THAN TOMORROW
Pode estar o mais brilhante amanhã
AND IF YOU REALLY TRY
E se você realmente tentar
YOU'LL FIND THERE'S NO NEED TO CRY
Você irá descobrir que não precisa chorar
IN THIS PLACE
Nesse lugar
YOU'LL FEEL THERE'S NO HURT OR SORROW
Você irá sentir, que não há mágoa ou tristeza
THERE ARE WAYS TO GET THERE
Há caminhos para chegar lá
IF YOU CARE ENOUGH FOR THE LIVING
Se você se importa muito com a vida
MAKE A LITTLE SPACE
Crie um pequeno espaço
MAKE A BETTER PLACE ...
Crie um lugar melhor
( REFRÃO )
HEAL THE WORLD
Cure o mundo
EVANGELHO DO DIA
Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: "Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!" Então eu direi claramente a essas pessoas: "Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!" - Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. - Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída. Quando Jesus acabou de falar, as multidões estavam admiradas com a sua maneira de ensinar. Ele não era como os mestres da Lei; pelo contrário, ensinava com a autoridade dele mesmo.
Consumo de cocaína cresce 30% no Brasil, revela ONU
Neste momento, trabalho em uma região muito pobre de nossa cidade, aqui mesmo na Zona Norte. Região esquecida pelas autoridades que nos últimos anos tem recebido parcos investimentos em "saneamento básico" e pavimentação de ruas. Dirão que estas obras sociais são importantes, mas da mesma forma afirmo: "A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte".
No bairro Nossa Senhora da Apresentação, surpreende-me a quantidade de jovens nas ruas em desocupação deprimente. Não há investimentos sociais na área da educação, cultura, lazer e o que vemos são jovens abraçados pelo tráfico, viciados, envolvidos na criminalidade. Um retrato disso são as execuções diárias, os assaltos e um número cada vez maior de assaltantes e bandidos que surgem naquela comunidade e que ganham repercussão na mídia.
Naquela área me entristece a pobreza e a sensação de insegurança latente. Os moradores são assustados: "Cuidado meu filho, aqui tem vagabundo demais!" "Não ande a pé por aqui não, pois é perigoso". "Lá no Jardim Progresso, mata um hoje e amarra outro pra manhã". Que mundo é esse meu Deus ! Será que esta situação não melhoraria a longo prazo com investimentos na ordem de R$ 350 milhões (preço da Arena das Dunas) em escolas boas, creches, programas de lazer e cultura nos finais de semana, repressão ao tráfico e humanização da polícia, dando segurança àquele bairro pobre? E iluminação pública que não tem ! (a escuridão é absurda naquela área)
Investimento na qualidade de vida dos mais pobres não importa para esta elite natalense ignorante e desumana, formada por gestores hipócritas e dissumulados que invadem as nossas casas com a propaganda oficial ou nos programas polícias transformados em palanques semanais para ludibriar o povo. Enquanto isso, o tráfico reina, locupleta os nossos jovens e promove o inferno na vida de muitas famílias.
Nesta Campanha da Fraternidade uma verdade sabida nos foi ratificada: AS DROGAS É UMA GERADORA DE VIOLÊNCIA QUE DESTRÓI AS FAMÍLIAS. Mas também nos foi ensinado a sermos propagadores do Evangelho que promove paz. O que fazemos para mudar esta realidade?
Luiz Teixeira
Consumo de cocaína cresce 30% no Brasil, revela ONU.
ONU: cresce o consumo de maconha e cocaína no Brasil. País só perde para os EUA em número de usuários.
Feliz aniversários
Um forte abraço de seus irmãos e amigos do GLM !
quarta-feira, 24 de junho de 2009
SÃO JOÃO DO GLM 2009
Enquanto não chega a festa, relembremos velhas festas juninas !
SESSÃO BOA MÚSICA !
VIVA SÃO JOÃO !
Luiz Gonzaga do Nascimento,nasceu em 13 de dezembro de 1912 numa fazenda chamada Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, no sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-la. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.
Gonzaga sofria de osteoporose. Morreu vítima de parada cárdio-respiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e posteriormente sepultado em seu município natal. Sua música mais famosa é Asa Branca
NAT RECORDS - Gonzaguinha - Luiz Gonzaga - Pense n'eu
EVANGELHO DO DIA
terça-feira, 23 de junho de 2009
É uma verdadeira macacada !
Espanta-me é que essas denúncias só agora vêm à tona, como se fosse novidade em nossa política. Imaginem o que acontece em nossa Assembleia Legislativa Potiguar que nunca sequer fez um concurso público para servidores! Por que a nossa imprensa "potiguar livre", de diplomados, também não denuncia os escalabros por aqui? A verdade é que está na hora de mudanças, inclusive, na imprensa que manipula denúncias que vão e vêm ao bel prazer dos interesses de seus proprietários, muitas vezes, políticos canalhas.
Nesta tempestade de escândalos, vale a pena ver uma outra face da moeda. Leia mais aqui .
Luiz Teixeira
EVANGELHO DO DIA
Décima Segunda Semana do Temo Comum
SÃO JOÃO DO GLM 2009
No próximo sábado (27/06/09), às 19h, é o nosso São João 2009, momento de diversão, confraternização com amigos e famíliares. Noite de alegria, quadrilha improvisada, comidas típicas, casamento matuto, brincadeiras, rei e rainha do milho e, principalmente, muito forró pé-de-serra. (
Para o sucesso de nossa festa, precisamos de sua ajuda ! Até quarta-feira precisamos saber a quantidade de pessoas e convidados que estarão presentes e, principalmente, o pagamento da entrada: R$ 5,00 (componentes do GLM) e R$ 10,00 (convidados) que poderá ser feito à Adriana e Eliane.
Por favor, não deixe passar esta data, sob pena de não poder levar o seu convidado à festa, pois o pagamento do safoneiro e, sobretudo, o pedido das comidas só poderá ser feito com a informação da quantidade de presentes na festa.
VIVA SÃO JOÃO E SÃO PEDRO !
Amanhã, mais fotos e momentos dos arraiás do mundão !!!
IMAGEM É TUDO ! (Fotos históricas)
Sharbat Gula foi fotografada quando tinha 12 anos pelo fotógrafo
Steve McCurry, em junho de 1984. Foi no acampamento de refugiados Nasir
Bagh do Paquistão durante a guerra contra a invasão soviética.
Sua foto foi publicada na capa da National Geographic em junho de
1985 e, devido a seu expressivo rosto de olhos verdes, a capa converteu-se
numa das mais famosas da revista e do mundo.
No entanto, naquele tempo ninguém sabia o nome da
garota. O mesmo homem que a fotografou realizou uma busca à jovem que
durou exatos 17 anos. Em janeiro de 2002, encontrou a menina, já uma mulher de
30 anos e pôde saber seu nome. Sharbat Gula vive numa aldeia remota do
Afeganistão, é uma mulher tradicional pastún, casada e mãe de três filhos.
Ela regressou ao Afeganistão em 1992.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
EVANGELHO DO DIA
12a Semana do Tempo Comum
domingo, 21 de junho de 2009
EVANGELHO DO DIA
Décimo Segundo Domingo do Tempo Comum
sexta-feira, 19 de junho de 2009
EAVANGELHO DO DIA
Abertura do Ano Sacerdotal
O Evangelho de João, que manifesta afinidade com os samaritanos remanescentes do antigo Israel, apresenta Jesus em conflito com o judaísmo em geral. A última ceia de Jesus, neste Evangelho, realizou-se um dia antes da ceia da Páscoa dos judeus. Com a expressão "tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim" (Jo 13,1), João apresenta o fim do ministério de Jesus como uma missão de amor pleno, e não como uma missão sacrifical. Com hipocrisia, os judeus se preocupam em retirar os corpos das cruzes, para não profanar o sábado. Os romanos só os retirariam mortos; assim, os judeus pedem que lhes quebrem as pernas para acelerar a morte. No sangue que sai do lado ferido de Jesus, temos a expressão do seu amor, em um dom sem limites; e, na água, temos a expressão da origem da vida nova no Espírito, doado por Jesus.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
O DIPLOMA
Ontem o STF (Supremo Tribunal Federal), por oito votos a um, entendeu que Estado não pode estabelecer condições restritivas para o trabalho do jornalista, porque a profissão se confunde com o pleno exercício da liberdade de expressão. O jornalismo não é o formador (certificador) de uma casta de profissionais ou cidadãos especiais que detêm a plenitude do direito a livre expressão.
O Presidente do Supremo, relator do processo, aquele mesmo! Chegou a comparar o ofício de jornalista à de um chef de cozinha ou de um profissional de moda. "Um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa falculdade de culinária, o que não legitima exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área", disse.
Sempre achei o máximo ser jornalista. Escrever artigos, colunas, promover investigações bombásticas que darão primeira página dos jornais; Formar opiniões, quer seja pelas ondas do rádio, do qual sou apaixonado e só durmo ouvindo o meu "raidinho", quer seja pela tevê com os seus repórteres e apresentadores tão seguros e críveis. E agora a intenet com os seus sites e blogs? Que profissão maravilhosa...
Agora também me irrita os "canalhas" e "picaretas" dos meios de comunicação sempre a serviço de seus patrões, geralmente políticos, igualmente canalhas, que manipulam, mentem, criam fatos, vendem notícias, abusam da ignorância do povo e só têm o compromisso com o dinheiro e os interesses do seus chefes. Que profissão miserável.
Uma tarde dessa, em conversa com o nosso talentoso amigo e estudante de jornalismo Ítalo, também colaborador deste blog, por sinal, poderia nos agraciar mais com sua inteligência, refletíamos sobre o curso e a carreira de jornalista, e lhe dizia, na ocasião, que já tinha ouvido do jornalista Juca Kfouri que o jornalismo era uma forma de luta, de promoção de justiça neste mundo. Já era fã de Juca Kfouri, agora então, com aquele conceito de jornalismo, fiquei maravilhado. Jornalismo é um instrumento de construção de uma sociedade cristã! Vou para o Universidade !
Confesso que Ítalo me fez uma cara de espanto e desaprovação, típica de estudante que não ouviu nada disso nos bancos da universidade, e me fez algumas considerações técnicas desapontadoras do curso.
Se o diploma ajudasse a banir todos os picaretas do rádio, jornal, televisão e internet teria o meu total apoio, sob a justificativa da prevalência da ética e da moral. No entanto, isto é quimera e ,a despeito entender importante a vida acadêmica para o futuro reporter ou jornalista, não se pode privar talentos de ocuparem espaços na imprensa só porque não têm diploma.
O assunto é polêmico e deve ser, por nós leigos, consumidores das notícias, refletido sempre sob o olhar da contrariedade, analisando as vozes contra e a favor para se chegar, democraticamente, a uma opinião balizada, como faz o bom jornalismo ! Como as vozes dos meios de comunicação é de total repúdio a decisão judicial, ouso publicar alguns links que nos dão outra visão sobre o caso.
Enquanto isso, vou surfar na decisão do STF dando uma de jornalista por aqui. Estou brincando !!!
Luiz Teixeira
1) Exercício do jornalismo não requer diploma superior
2) Diploma de jornalismo é algema que Supremo deve tirar3) "Juca Kfouri - o militante da notícia"
4) Jornalismo é profissão de segunda classe, segundo o Supremo Tribunal Federal
EVANGELHO DO DIA
VIVER BEM!
O frio e a baixa na claridade fazem você sentir mais sono do que o habitual.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
EVANGELHO DO DIA
Décima Primeira Semana do Tempo Comum