domingo, 31 de janeiro de 2010

Eu esqueço! NÓS, Não...



Achei uma mensagem bem bacana no site da cantora gospel Nívea Soares e decidi dividir com vocês.

O texto fala sobre o culto ao suicído, prática cada vez mais cumum nos últimos tempos. Quem não lembra do suicídio da jovem potiguar Isabelle Araújo, em outubro do ano passado. Classe média alta, 20 e poucos anos, esbanjando saúde e beleza em seus perfislocalizados nas mais diversas redes sociais... Mas com um detalhe: se definia como uma pessoa depressiva!

Nesta quinta-feira, lendo o Joral de Hoje - edição manhã - me deparei com a foto de uma mulher sentada do lado de fora de uma das janelas do fórum Miguel Seabra Fagundes e a seguinte manchete: "Mãe tenta suicídio após perder guarda do filho na Justiça".

Eu não posso sentir - muito menos julgar - o que se passa na mente de uma pessoa que cojita o suicídio. Mas posso garantir, seja qual for esse motivo, que essa atitude não é o fim. É na verdade o início de muito sofrimento para quem fica aqui. Quem tem que segurar a barra, a desestrutura da família, entre outros desdobramentos.

Costumo dizer lá em casa, quando minha mãe sente-se mal e se recusa a procurar um médico, que seria muito fácil se ela morresse e não deixasse saudades, sofrimento, dor...

Sei que sem minha mãe, nada: minha casa, minha vida, minha cabeça, meu coração será o mesmo. Então apelo para o sentimental e ela acaba percebendo a necessidade de se cuidar, tanto por ela quanto por nós.

É isso que falta aos suicídas. Tomados pelo Egoismo eles esquecem seu próximo. Esquecem o mal que causam aos que precisam enterrá-los. Conjugam o verbo Esquecer apenas na primeira pessoa e nos impedem de fazer o mesmo!


Abraços,
Italo Amorim

Confiram as palavras do Pr. Jorjão:

"Hoje vivemos um tempo de culto ao suicídio. Vemos isso nos filmes e seriados que os nossos adolescentes e jovens estão assistindo. A depressão, a angústia, a rejeição e a vergonha são algumas das causas de suicídios e de tentativas de suicídio.

A rejeição é uma causa das mais fortes de depressão. Hoje vemos milhares de jovens sendo “criados” por babás eletrônicas (TV, vídeo games, internet) por causa da ausência paterna e de referência. E nos filmes e seriados dessa geração se percebe claramente um “culto” à depressão como se fosse um estado de ânimo natural. Eu pude ver um filme recentemente onde a atriz principal por varias vezes declara que deseja entregar sua alma às trevas, e tenta cometer suicídio varias vezes para “chamar a atenção” da pessoa amada (neste caso um vampiro “bonzinho”). Esse filme é um sucesso de bilheteria. Parece um filme romântico “normal”. Mas me preocupa o que está por trás disso, e o que esse filme esta provocando nos nossos jovens. Hoje em dia o vampirismo se tornou algo normal e corriqueiro. Na minha mocidade o vampiro era “o capeta”. Hoje parece que temos “demônios do bem e demônios do mal”.

Mas Jesus disse “venham a mim”. Ele não disse abandonem tudo, fujam, corram. Ele disse “venham”. Ele chama para o descanso. Ele é o único que pode dar o verdadeiro descanso para nossas almas. Eu duvido que um suicida encontre descanso. Nem para ele nem para as pessoas que queridas que ficam chorando e sofrendo.
Nós temos para onde ir meus queridos. Não estamos sozinhos; Jesus esta chamando para um descanso literalmente nos braços Dele. Se você for rejeitado “venha a Mim”. Se ficar envergonhado “venha a Mim”. Se estiver deprimido “venha a Mim”. Angustiado “venha a Mim”. E Eu lhe darei descanso."

* Texto publicado originalmente em 12/01/2010, no niveasoares.org

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 31/01/2010



"Escolhido para levar boas notícias"
Leitura Orante


Lc 4,21-30


. Então ele começou a falar. Ele disse:
- Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir.
Todos começaram a elogiar Jesus, admirados com a sua maneira agradável e simpática de falar, e diziam:
- Ele não é o filho de José?
Então Jesus disse:
- Sem dúvida vocês vão repetir para mim o ditado: "Médico, cure-se a você mesmo." E também vão dizer: "Nós sabemos de tudo o que você fez em Cafarnaum; faça as mesmas coisas aqui, na sua própria cidade."
E continuou:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Eu digo a vocês que, de fato, havia muitas viúvas em Israel no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e meio, e houve uma grande fome em toda aquela terra. Porém Deus não enviou Elias a nenhuma das viúvas que viviam em Israel, mas somente a uma viúva que morava em Sarepta, perto de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi curado. Só Naamã, o sírio, foi curado.
Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. Mas ele passou pelo meio da multidão e foi embora. 

Comentário do Evangelho

Jesus continua seu caminho

Este texto de Lucas acentua a dimensão controvertida do anúncio de Jesus e justifica o anúncio aos gentios. Jesus é o ungido pelo Espírito de Deus, de Isaías, para anunciar a Boa-Nova aos pobres e proclamar a liberdade aos cativos.
Cheios de admiração, os presentes na sinagoga, sob a influência de seus mestres fariseus, passam a rejeitar Jesus. Deixam-se dominar pelo espírito religioso nacionalista, segregacionista e esperançoso de glória e poder. O messias devia manifestar-se de maneira imponente, e suas origens seriam desconhecidas. Daí o tom de desprezo no questionamento: "Não é este o filho de José?". Lucas registra uma sentença helênica pronunciada por Jesus: "Médico, cura-te a ti mesmo". Jesus menciona Elias e Eliseu, e destaca a confiança nestes profetas, por parte de dois pagãos: a viúva de Sidônia e o sírio Naamã. Fica assim caracterizada a adesão dos gentios a Jesus, enquanto os judeus o desprezam. Levam Jesus ao alto da montanha para atirá-lo abaixo. Situamo-nos no clima da narrativa das tentações, que antecedem a atual narrativa. Jesus, porém, continua o seu caminho.
A Palavra de Deus restaura o ânimo das comunidades diante de eventuais insucessos na tarefa missionária. Esta se fortalece pela confiança no amor eficaz. Em Jeremias, encontramos também o modelo da fortaleza de quem confia no Senhor.

Direitos reservados
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.org


sábado, 30 de janeiro de 2010

Criatividade com papel

 

  

  

  

  

  

 
Fotos que falam

QUER COMENTAR?

Criança do Haiti

Decidindo o destino alheio


Malba Tahan conta a história de um homem que encontrou um anjo no deserto, e lhe deu água. “Sou o anjo da morte e vim buscá-lo”, disse o anjo. “Mas como você foi bom, vou lhe emprestar o Livro do Destino por cinco minutos; você pode alterar o que quiser”.
O anjo entregou o livro. Ao folhear suas páginas, o homem foi lendo a vida dos seus vizinhos. Ficou descontente:  “estas pessoas não merecem coisas tão boas”, pensou.
De caneta em punho, começou piorar a vida de cada um. Finalmente, chegou na página de seu destino. Viu seu final trágico, mas quando preparava-se para mudá-lo, o livro sumiu. Já havia passado cinco minutos.
E o anjo, ali mesmo, levou a alma do homem.

Paulo Coelho

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 29/01/2010



A semente: paciência e esperança
Leitura Orante


Mc 4,26-34


Jesus disse:
- O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita.
Jesus continuou:
- Com o que podemos comparar o Reino de Deus? Que parábola podemos usar para isso? Ele é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas.
Assim, usando muitas parábolas como estas, Jesus falava ao povo de um modo que eles podiam entender. E só falava com eles usando parábolas, mas explicava tudo em particular aos discípulos. 

Comentário do Evangelho

Conversão a partir da Palavra semeada

Das duas parábolas, ambas introduzidas por: "Jesus dizia-lhes", a primeira é exclusiva de Marcos. O conteúdo é a ação de Deus nos corações, inspirando-os à conversão a partir da Palavra semeada. Ao discípulo missionário cabe lançar a semente, estar atento às mudanças, permanecer solidário e em comunhão com aqueles a quem foi enviado. É o mesmo Espírito que age no discípulo e naqueles com quem este se relaciona.
O Reino de Deus não é como os frondosos cedros do Líbano que ornaram o Templo de Jerusalém e contribuíram para a glória de Salomão. É como o pequeno grão de mostarda, que se espalha à beira do Mar da Galileia, humilde, porém cresce o suficiente para dar abrigo às aves do céu, para acolher a vida. As duas parábolas, uma da paciência e outra da esperança, são orientações para nossa ação missionária.

Direitos reservados:
José Raimundo Oliva

Fonte: Paulinas.org

FRASE DO DIA



"As ideias das pessoas são pedaços da sua felicidade".

Mulheres devem parar de buscar o homem perfeito se quiserem ser felizes no amor


Se até os 30 anos você não encontrar seu príncipe encantado, é melhor casar-se com um sapo. Esta é a sugestão polêmica da escritora Lori Gottlieb, autora do recém-lançado livro "Marry Him! The case for settling for Mr. Good Enough" ("Case com ele - Por que casar com o Sr. Bom o Suficiente", em inglês). Para ela, as mulheres mais velhas têm perdido ótimas oportunidades no amor por serem muito exigentes nos relacionamentos.
- Existem homens maravilhosos que querem compromisso, são inteligentes e divertidos. Eles podem não ser lindos, mas eles poderão fazê-la feliz - afirma a escritora em seu livro.
" Existem homens maravilhosos que querem compromisso, são inteligentes e divertidos. Eles podem não ser lindos, mas eles poderão fazê-la feliz "
Os argumentos apresentados por ela são justificados por pesquisas e entrevistas extensas com atropólogos, sociólogos e psicólogos. Lori afirma que, após os 30, é inegável que as mulheres ficam menos bonitas e menos férteis, requisitos importantes para um homem quando ele busca uma relação séria.
Para confirmar sua teoria, Lori usa o exemplo da própria vida. A autora, com 42 anos e mãe solteira, afirma no primeiro capítulo do livro que perdeu diversas chances de se casar porque achava que um pretendente melhor estava por vir.
- Perdi muitas chances porque não quis ceder. Aprendemos desde pequenas que temos que ter o melhor em todas as áreas da vida, inclusive no casamento. Temos a ideia de que porque somos pessoas únicas e interessantes, merecemos alguém super especial. Mas este alguém pode nunca aparecer - acredita.
A escritora afirma que a maioria das mulheres tem uma ideia errada do que é um casamento e que quase todas sentem uma grande ansiedade quando se encontram solteiras após os 30 anos, mesmo com um ótimo trabalho ou um grande grupo de amigos.
Continue lendo aqui

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 28/01/2010



Luz para iluminar
Leitura Orante


Mc 4,21-25


Jesus continuou:
- Por acaso alguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto ou de uma cama? Claro que não! Para iluminar bem, ela deve ser colocada no lugar próprio. Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
Disse também:
- Cuidado com o que vocês ouvem! Deus usará para julgar vocês a mesma regra que vocês usarem para julgar os outros. E com mais dureza ainda! Quem tem receberá mais; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. 




Comentário do Evangelho

A Palavra não é para ficar escondida


Este texto de Marcos reúne algumas sentenças, pouco articuladas entre si, possivelmente inseridas para estimular o anúncio e a escuta da Palavra. Temos dois conjuntos, introduzidos, cada um, por "Jesus dizia-lhes".
Como a lâmpada, a Palavra não é para ficar escondida, mas para ser anunciada e iluminar a todos. As coisas escondidas devem tornar-se públicas. Ao contrário do culto dos "mistérios" esotéricos, exclusivo para uma
minoria iluminada, as parábolas são de fácil compreensão para todos, sendo instrumento para o anúncio da Palavra. A insistência, três vezes, no "ouvir" realça a importância da atenção e da disponibilidade para acolher as palavras de Jesus e praticá-las.
A alusão à medida a ser usada para os outros corresponde à abolição dos maus julgamentos a serem feitos sobre os outros, e é encontrada também em Mateus e Lucas.
A sentença final é bem característica da sociedade injusta e excludente. Com certo constrangimento, seria aplicada na perspectiva da fé. Quem tem fé acolhe a Palavra e se fortalece; quem não tem fé na Palavra, como aqueles que rejeitaram Jesus, perderá até a fé antiga.

Direitos Reservados
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.org


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Entrevista com Lobão


Quem viveu a década de oitenta sabe muito bem quem é o roqueiro Lobão... Para alguns jovens desinformados ele é apenas  mais um apresentador da MTV . 
Quem gosta da palavra falada e do bom papo inteligente e transgressor, o Lobão é o máximo! Ele foge dos clichês e do politicamente correto. Você pode não concordar com o que ele prega, mas é fascinante ver nele o direito sagrada de falar o que pensa, expressar idéias, sem que isso signifique ofender pessoas.


Apreciem sem moderação a entrevista do cantor e compositor Lobão à televisão Record.





FELIZ ANIVERSÁRIO!!!


Muitas Felicidades os para nossos amigos Neto (comunicação) e Fred (música)

Deus abençoe os vossos dias e que hoje seja um dia de muitas realizações.
Parabéns meninos o GLM pede por vós a Deus.

Jacaré de 1,5m é capturado na avenida Ayrton Senna



Você já topou com um desses na rua?

Um jacaré de 1,5m de comprimento foi capturado na noite desta terça-feira (26), em plena a Avenida Ayrton Senna, uma das mais movimentadas da Zona Sul de Natal. O animal, da espécie Papo-Amarelo, foi levado para o Parque das Dunas e irá ser entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis (Ibama).
De acordo com a polícia, o jacaré foi capturado nas imediações do motel Dunas, localizado já próximo à avenida Maria Lacerda Montenegro, em Nova Parnamirim. Ele tem 1,5m de comprimento e já é considerado adulto.
Um popular que passava próximo em uma bicicleta dominou o jacaré e acionou a Companhia de Polícia Ambiental (Cipam). Os policiais chegaram ao local e depois de fazer os procedimentos conduziram o visitante indesejado até ao Parque das Dunas, em Natal.
Segundo informações do Major da Polícia Ambiental, Túlio César, a polícia tem recebido chamados como este com frequencia. "Isso é causado pela expansão da cidade para as áreas ambientais. Os bichos saem de uma lagoa para outra, e são obrigados a passar por dentro da cidade. As ocorrências ocorrem em grande número, tanto na Zona Norte, quanto na Zona Sul, sempre em locais próximos a onde existem lagoas e riachos", disse.
A suspeita da polícia é de que o jacaré tenha vindo de algumas das lagoas de captação próximas ao local, em busca de alimento.

DN online

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 27/01/2010



 A Palavra é a semente
Leitura Orante


Mc 4,1-20


Jesus começou a ensinar outra vez na beira do lago da Galiléia. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou e sentou-se num barco perto da praia, onde o povo estava. Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia:
- Escutem! Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Por isso nada produziram. Mas as sementes que caíram em terra boa brotaram, cresceram e produziram na base de trinta, sessenta e até cem grãos por um.
E Jesus terminou, dizendo:
- Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
Quando a multidão foi embora, as pessoas que ficaram ali começaram, junto com os doze discípulos, a fazer perguntas a Jesus sobre parábolas.
Jesus disse a eles:
- A vocês Deus mostra o segredo do seu Reino. Mas para os que estão fora do Reino tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam; se não, eles voltariam para Deus, e ele os perdoaria.
Então Jesus perguntou:
- Se vocês não entendem essa parábola, como vão entender as outras?
E continuou:
- O semeador semeia a mensagem de Deus. Algumas pessoas que a ouvem são como as sementes que caíram na beira do caminho. Logo que ouvem, Satanás vem e tira a mensagem que foi semeada no coração delas. Outras pessoas são como as sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras. Quando ouvem a mensagem, elas a aceitam logo com alegria; mas depois de pouco tempo essas pessoas abandonam a mensagem porque ela não criou raízes nelas. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé. Ainda outras são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas, quando aparecem as preocupações deste mundo, a ilusão das riquezas e outras ambições, estas coisas sufocam a mensagem, e ela não produz frutos. E existem aquelas pessoas que são como as sementes que foram semeadas em terra boa. Elas ouvem, e aceitam a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, trinta; outras, sessenta; e ainda outras, cem vezes mais do que foi semeado. 


Comentário do Evangelho

A Palavra acolhida gera frutos de amor

Marcos, que é moderado no registro de falas de Jesus, retém em seu Evangelho apenas seis parábolas. Destas, três, que são apresentadas em sequência no capítulo 4 de seu Evangelho, têm como imagem de partida a semente, o que condiz bem com o ambiente rural da pregação de Jesus.
Nesta parábola de hoje, o leitor é induzido a fazer uma revisão de vida, procurando identificar-se com aquela terra boa, na qual a semente lançada deu frutos abundantes. A palavra de Jesus acolhida em seu coração com
generosidade gera frutos de amor, acolhida, solidariedade e partilha. 
 
Direitos reservados
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org 

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

QUEM SOU EU FLÁVIO?


Pois é quem chuta um dia acerta bem no gol.

Nosso amigo Flávio deu sua opnião e se deu bem, ele é o primeiro ganhador do quem sou eu do ano... parabéns Flávio!!! seu super prêmio será entregue no próximo grupão.

Campanha de vacinação contra gripe suína começa em março

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta terça-feira, 26, a estratégia nacional de enfrentamento contra Influenza A (H1N1). A partir do dia 8 de março, o Ministério da Saúde iniciará uma campanha de imunização em grupos prioritários contra a gripe A.

Serão vacinados os trabalhadores da rede de atenção à saúde, indígenas, gestantes, portadores de doenças crônicas, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, pessoas de 20 a 29 anos e idosos que têm doenças crônicas.

Segundo o ministro, foram comprados 83 milhões de doses da vacina, ao custo de R$ 1 bilhão. Ele destacou que a estratégia brasileira tem como objetivo reduzir a incidência da gripe e de óbitos por grupos de risco.

Os 26 estados e o Distrito Federal receberão um número de doses proporcional à população dos grupos prioritários. Caberá às Secretarias Estaduais de Saúde distribuir as vacinas aos municípios, obedecendo ao mesmo critério. As secretarias estaduais e municipais de Saúde vão definir conjuntamente os locais de vacinação.

A imunização será realizada ao mesmo tempo em todo o país. São 36 mil salas de vacina, nos 26 estados e no DF. As pessoas dos grupos indicados devem comparecer às unidades de saúde com a carteirinha de vacinação e documento de identidade. A vacina é contra-indicada a quem tem alergia a ovo.

A expectativa é imunizar pelo menos 62 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. Uma parte das 83 milhões de doses da vacina adquirida pelo Ministério da Saúde será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno e eventual necessidade de ampliar o público-alvo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus da gripe já está presente em 209 países.

Etapas da vacinação

A primeira fase da vacinação, de 8 a 19 de março, imunizará os trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e a população indígena

A segunda etapa, entre 22 de março e 2 de abril, abrangerá grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças de seis meses a dois anos.

Adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da terceira fase, que vai de 5 a 23 de abril.

A quarta e última etapa, de 24 de abril a 7 de maio, coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Nesse período, os idosos serão imunizados para a influenza sazonal, como todos os anos.



Fonte CN notícias

NOSTALGIA

Sessão férias



 

 

 

 

Por: Andrezinho (ex. catequista da comunidade)

Porquinhos são 'adotados' por tigresa em zoológico


 
Porquinhos são 'adotados' por tigresa em zoológico e
Três filhotes vivem em jaula com a mãe adotiva, os animais estão em parque na Tailândia.



Foto: Sukree Sukplang/Reuters

Três porquinhos descansam ao lado de sua mãe adotiva, a tigresa Sai Mai, de 8 anos. A 'família' vive no zoológico de Sriracha, na província de Chonburi, na Tailândia. (Foto: Sukree Sukplang/Reuters)

 G1

FRASE DO DIA




“Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos”
Willian Shakespeare

Príncipio do vácuo

 
Você tem o hábito de juntar objetos inúteis acreditando que um dia vai precisar deles?

Você tem o hábito de juntar dinheiro só para não gastá-lo, pois no futuro acha que vai fazer falta?

Você tem o hábito de guardar roupas, sapatos, móveis, utensílios domésticos e outros tipos de equipamentos que já não usa há muito tempo?

E dentro de você?
Você tem o hábito de guardar mágoas, ressentimentos, raivas e medos?
Não faça isso.

É preciso criar um espaço, um vazio, para que as coisas novas cheguem a sua vida.
É preciso eliminar o que é inútil e dar espaço para que venha a prosperidade.
É a força desse vazio que vai absorver e atrair tudo o que você deseja.

Enquanto você estiver material ou emocionalmente carregado de coisas velhas e inúteis, não haverá espaço aberto para novas oportunidades.
Os bens precisam circular.
Limpe as gavetas, os guarda-roupas, o quartinho lá do fundo, a garagem.

Dê o que você não usa mais.
A atitude de guardar um monte de coisas inúteis amarra sua vida.
Não são os objetos guardados que emperram, mas o significado da atitude de guardar.

Quando se guarda, considera-se a possibilidade da falta, da carência.
É acreditar que amanhã poderá faltar e você não terá meios de prover suas necessidades.

Com essa postura, você está enviando 2 mensagens para o seu cérebro e para a vida.
Primeira mensagem:
Você não confia no amanhã.
Segunda mensagem:
Você acredita que o novo e o melhor não são para você, já que se contenta em guardar coisas velhas e inúteis.

Desfaça-se do que perdeu a cor e o brilho e deixe entrar o novo em sua casa e dentro de você! 
 
Mais você - mensagem

FELIZ ANIVERSÁRIO


Luiz (25/01)


Muitas felicidades para nosso irmão e grande colaborador Luiz Teixeira, que Deus te abençoe amigo e lhe proporcione muitos sonhos realizados e muito trabalho em nossa comunidade. Nós do GLM pedimos ao Senhor por ti neste dia.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 26/01/2010



Tarefa que o Senhor nos confiou
Leitura Orante


Lc 10,1-9



Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir. Antes de os enviar, ele disse:
- A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém. Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: "Que a paz esteja nesta casa!" Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação. Fiquem na mesma casa e comam e bebam o que lhes oferecerem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra.
- Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam a comida que derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: "O Reino de Deus chegou até vocês." 



Comentário do Evangelho

Igrejas são as sementes do Reino.


Esta narrativa do envio dos setenta e dois em missão, em território gentílico, é exclusiva de Lucas. Com ela, Lucas prepara as narrativas das missões que se seguirão em Atos, em continuidade com seu Evangelho. Nesta narrativa Lucas inclui instruções para a missão já registradas no envio dos Doze, na Galileia, na sua própria narrativa e nas dos
outros sinóticos. Contudo, apresenta a originalidade do comer e beber do que lhes for oferecido nas casas em que
entrarem. De acordo com a prática de Jesus, os missionários não se identificam com a Lei do Judaísmo, a qual proibia entrar e, ainda mais, comer em casa de gentios. A missão tem o objetivo de formar Igrejas domésticas e acolhedoras, que, articuladas entre si, são as sementes do Reino. 
 
Direitos reservados
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org

sábado, 23 de janeiro de 2010

GLM TEM NOVA SECRETARIA!


O Grupo Luz do Mundo,apesar de no Estatuto falar que o coordenador geral deve escolher um secretário,durante estes dois anos ELIANE e WILLIAN,assumirão tal função.Eliane será a 1ª secretária e Willian será o 2° secretário e arquivista do GLM.Boa sorte aos dois e,vamos trabalhar!

EQUIPE DE EVENTOS


A Equipe de eventos agora tem novos representantes; Eliane, Fátima, Elizabeth, Arakem, Thayse e Ângelo. A equipe de eventos será liderada por Idayane Galvão. Desejamos a nova equipe muito trabalho e sucesso.



IMAGEM É TUDO


Apresentação da equipe de Teatro no km 8.
Você lembra o ano?

ESPECIAL 20 ANOS


UM POUCO DE HISTÓRIA

O ano era 1990-se não me falha a memória.
Do restante,eu me lembro muito bem.
Final da turma de crisma,conduzida por Júnior(filho de Dona Marinete e Seu Josa,hoje Frei Júnior) e, principalmente,por João Manuel(hoje Diácono João).Dos alunos,10 foram para o "1º Ágape"- evento ocorrido durante o periodo de carnaval,promovido pela Renovação Carismática Católica. Ressaltamos os esforços de Dona Marinete e João Manuel para arrecadar fundos para que os jovens pudessem ir a esse encontro,uma vez que não tinham o dinheiro suficiente.Deu certo.
Um primeiro passo,isto ninguém pode negar.
Com características do movimento dos folcolares(dadas por João Manuel) e carismáticas(devido ao Ágape) ,surgiu o embrião do Grupo Luz do Mundo: a UNIDADE. Eis 0 primeiro nome do grupo,formado pelos dez jovens recém crismados,mais João e Júnior- assim 12 componentes-,tal qual os dozes apóstolos: Antônio Carlos e cláudio(também filho de Dona Marinete); Raniere,Patrícia e Neto(moradores da rua Ilhéus, no Panatis I); Luiz Teixeira e Ana(irmãos,filhos de Dona Lídia); Aparecida(Cidinha), Thelma e Suzi(neta de Dona Rufina).
No início reuniões de formação e oração. E ,por infruência da RCC,foram formados três ministérios: pregação (Júnior,João,Luiz e Antônio), música(Neto,Patrícia,Thelma,Cláudio,Raniere e Suzi) e intercessão(Ana e Cidinha- com a participação de Patrícia).
O tempo foi passando, o grupo foi crescendo e amadurecendo. Com isso, foram desfeitos os ministérios de intercessão e pregação(esse já estava bem maior e tornou-se ministério de crisma- que perdurou com esse nome até 2009, tormando-se o ministério de catequese. E surgiu o ministério de teatro.
No comerço, a ligação com a formação e eventos promovidos pela RCC era intensa. Com o decorrer dos anos, isso foi diminuindo, a ponto de o grupo, hoje, ter poucos traços desse movimento(o traço mais visível é a nomenclatura de suas equipes).
Há pelos menos 8 anos não podemos considerar o Grupo Luz do Mundo, como um grupo carismático. Existe uma característica própria, peculiar, contruída no processo de desenvolvimento e amadurecimento, já mencionado.
A preocupação com o social foi aparecendo também aos poucos. Da necessidade de uma organização mais concreta de ações mais ligadas à comunidade, extra espaço da igreja, foram criados o ministério de visitas(em um primeiro momento) e, depois de alguns anos, o ministério de ação social.
Em 2009, por outra precisão de nossos novos tempos, foi criado o ministério de comunicação, para cuidar da evangelização por meio da rede mundial de computadores. É o ministério caçula.
Desde seus primórdios, as decisões de condução do grupo não são dadas unilateralmente, mas, sim, por um conselho(denominado núcleo), formado pelos coordenadores e vice-coordenadores de cada ministério e coordenador geral e seu vice-coordenador do grupo- que também são componentes de seus ministérios. Esse conselho lidera o grupo por dois anos, quando é feita uma nova eleição. Acreditamos que essa forma de organização é uma das responsáveis pela manutenção do grupo por tantos anos, sendo a principal a responsável a ação de Deus, por meio do Espirito Santo, do exemplo e ensinamento de Jesus Cristo e da intercessão de Maria, Nossa Senhora; sempre renovando e fortalecendo nossa aliaça com Deus na Santa Missa, através da Eucaristia.
O carisma do grupo, construído ao longo de sua existência, consiste princpalmente na evangelização de jovens e adultos e, mais recentemente, em ações sociais concretas- essas ainda em desenvolvimento, uma vez que ainda não se achou um caminho adequado para as mesmas, embora existam com considerável frequencia.
Agora, aos 20 anos de idade e com mais ou menos 70 componentes, percebemos que os que por aqui passaram e aqui ainda estão, tiveram e têm contato costante com o serviço a Deus(por meios de seus ministérios), com a formação teórica e, especialmente, a reflexão(autorreflexão), sob a ótica cristã catolica- essencial ao aprimoramento do caráter do ser humano.
Lembremos que a história e dinâmica; agora mesmo ela está sendo construída. Portanto, os que estão no grupo, estão compondo esse momento histórico; e, pelo compromisso desses, o evangelho está sendo propagado, vidas estão sendo mudadas, a história está sendo feita. Por isso, exorto não só a comemoração desta data, mas, sobretudo, o fortalecimento do amor de Deus em nós, para que comemoremos outras décadas!
um abraço fraterno a todos.


por Antônio Carlos Galvão Júnior.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 23/01/2010



Ser diferente e coerente incomoda
Leitura Orante


Mc 3,20-21



Quando Jesus foi para casa, uma grande multidão se ajuntou de novo, e era tanta gente, que ele e os discípulos não tinham tempo nem para comer. Os parentes de Jesus souberam disso e foram buscá-lo porque algumas pessoas estavam dizendo que ele estava louco.


Leitura Orante
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar
e comungar com a vossa Palavra.
(Bv. Alberione)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mc 3,20-21, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
A resistência está dominando também os mais próximos de Jesus: seus familiares. A atitude de ir buscá-loe dizer que ele estava fora de si, é causada mais pela incompreensão do que pela hostilidade. No versículo 31 define-se me lhor quem são estas pessoas: a mãe e os irmãos. Eles não conseguem assimilar o novo modo de ser. Parece que querem impedir sua missão. Julgam que ele esteja sonhando com algo irreal, impossível. A última expressão faz entender isso: "algumas pessoas estavam dizendo que ele estava louco".

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? O que o texto me diz no momento? Sempre que alguém tem uma proposta nova, diferente, que incomoda, não é compreendido e pode ser até contestado e afastado do meio das demais pessoas. É preciso ter muita clareza de sua proposta e convicções para não se deixar levar pela acomodação ou abandonar o caminho que antes lhe era claro. Jesus nos ensina que não podemos nos afastar do caminho se temos clareza que é de Deus. Minha vida reflete esta atitude? Ou prefiro não incomodar?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Jesus Mestre,faze-nos crescer no teu amor, para que sejamos, como o apóstolo Paulo testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos, guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Vou demonstrar pela vida a coerência com os valores do Reino.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Fonte: paulinas.org

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

QUEM SOU EU 2010

O quadro mais querido e divertido do nosso blog abre a sessão 2010 com um bebê muito fofo e bem sério. Participe e concorra " A aqueles famosos super brindes".
Quem sou eu???


Empresa de educação seleciona candidatos para estágio internacional


A EF Cursos no Exterior, empresa de educação internacional, seleciona candidatos para uma vaga de estágio por três meses no exterior. Podem participar universitários de qualquer curso, desde que sejam maiores de 18 anos. Os candidatos precisam montar um vídeo de até três minutos descrevendo como o estágio impactará em seu futuro.
O vídeo deverá ser enviado pelo site www.ef.com/globalintern, junto com o currículo do candidato, até o dia 20 de abril.
O vencedor vai ganhar um estágio de três meses em três países diferentes. As despesas de viagem, acomodação e alimentação serão pagas pela EF. O estágio não é remunerado.
Podem participar estudantes de 51 países. No Brasil, será selecionado um candidato de cada estado e, entre os escolhidos, um deles será eleito para concorrer com os finalistas de cada país. Apenas um candidato fará o estágio.
Cada país irá anunciar o vencedor nacional em 23 de abril. O vencedor final será anunciado em 30 de abril.

Fonte: DN online

PALAVRA DO ARCEBISPO


Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

E-mail: curia@arquidiocesedenatal.org.br
Tel: (84) 3615-2800
   
Projeto Arquidiocesano: Setorização
 
Caríssimos irmãos e irmãs.
Continuando nossas reflexões sobre o Plano de Evangelização da nossa Arquidiocese, chegamos ao Projeto de Setorização das paróquias. Queremos lembrar que a inspiração e o fundamento para nossa assembleia foram as conclusões da Conferência de Aparecida e as Diretrizes da CNBB, que apresentam a setorização territorial das paróquias e a descentralização da ação pastoral como pressuposto para a eficácia da ação evangelizadora.
Convém recordar que nossa arquidiocese desde o ano 2003, com o projeto missionário do Pe. Luiz Mosconi, as Santas Missões Populares, está trabalhando nesta organização de setorização territorial, formando setores missionários com uma média de 2 a 3 mil habitantes. Assim, as paróquias, em sua maioria, já estão setorizadas.
O projeto que apresentamos e foi aprovado em assembleia para o biênio 2010-2011, tem como objetivo continuar investindo na setorização para uma reformulação estrutural das paróquias e, consequentemente, impulsionar as ações pastorais das comunidades para que seus membros sejam verdadeiros discípulos missionários. Para isto será necessário criar e formar equipes de animação e coordenação nos setores para promover um maior dinamismo nas pequenas comunidades e grupos, fomentando celebrações próprias, festas de padroeiros, retiros e encontros de formação, investindo na vivência dos tempos fortes sem prejuízo da comunhão. Também é necessário investir no intercâmbio e no diálogo entre as comunidades para possibilitar a vivência de uma pastoral de conjunto.
Um aspecto que não pode ser esquecido é a atenção aos desafios dos dias atuais, como as áreas de praia (turismo), os condomínios, as favelas, as pequenas comunidades rurais. Para eles, o projeto propõe a criação de setores de ação pastoral especializada. Lembra-mos, ainda, o envolvimento da comunidade no planejamento financeiro e administrativo, investindo na pastoral do dízimo para a manutenção dos trabalhos.
Com a setorização territorial e descentralização da nossa ação pastoral, com certeza, atingiremos um maior número de fiéis e seremos mais eficazes em nossa evangelização.
Que Deus os abençoe agora e sempre.

QUER COMENTAR?



EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 22/01/2010



Mc 3,13-19 - Jesus constitui sua equipe de apóstolos
Leitura Orante


Mc 3,13-19


Jesus subiu um monte, chamou os que ele quis, e eles foram para perto dele. Então escolheu doze homens para ficarem com ele e serem enviados para anunciar o evangelho. A esses doze ele chamou de apóstolos. Eles receberam autoridade para expulsar demônios. Os doze foram estes: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu (a estes ele deu o nome de Boanerges, que quer dizer "Filhos do Trovão"); André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus. 



Comentário do Evangelho

Discipulos são enviados


Jesus chamou seus primeiros discípulos "junto do mar", em Cafarnaum, onde se dão os primeiros conflitos com a sinagoga. Agora, sobe à "montanha" para consolidar o seu discipulado.
Conforme a tradição de Israel, foi na montanha que Deus estabeleceu sua aliança com Moisés e seu povo. Marcos identifica Jesus, agora, como o novo Moisés.
Dentre as multidões que seguem Jesus, aproximam-se dele os mais ousados, abertos para o novo. Dentre estes, ele procura identificar os mais disponíveis; deles espera maior fidelidade. Ele "chamou os que ele quis". Estes chamados "foram a ele". Afastaram-se da instituição judaica, da qual Jesus se distancia. Judas, depois, irá no caminho oposto.
Jesus "constitui" os Doze, desvinculado do Templo de Jerusalém. Jeroboão também tinha libertado os israelitas da realeza davídica, constituindo seus sacerdotes, à revelia do sacerdócio sadoquita centralizado no Templo.
Os Doze, permanecendo unidos a Jesus, são enviados para proclamar a Palavra e libertar os possuídos por qualquer tipo de opressão. Esta é a prática característica da missão.


Direitos Reservados
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.org

Arte com dinheiro



 

 

 

 

Retirado: money-faces-art

FRASE DO DIA





“O tempo não é outra coisa a não ser a extensão da alma”
S. Agostinho

A arte de calar

Calar sobre sua própria pessoa é
Humildade...
Calar sobre os defeitos dos outros é
Caridade...
Calar quando a gente está sofrendo é
Heroísmo...
Calar diante do sofrimento alheio é
Covardia...
Calar diante da injustiça é
Fraqueza...

Calar quando o outro está falando é
Delicadeza...
Calar quando o outro espera uma palavra é
Omissão...
Calar e não falar palavras inúteis é
Penitência...
Calar quando não há necessidade de falar é
Prudência...

Calar quando Deus nos fala ao coração é
Silêncio...
Calar diante do mistério que não entendemos é
Sabedoria...

Mais você - mensagem

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 21/01/2010



Todos vão ao encontro de Jesus Leitura Orante


Mc 3,7-12


Jesus e os discípulos foram até o lago da Galileia. Junto com ele ia muita gente da Galileia, da Judeia, de Jerusalém, da Iduméia, do lado leste do rio Jordão e da região de Tiro e de Sidom. Todos iam ao encontro de Jesus porque ouviam falar a respeito das coisas que ele fazia. Jesus pediu aos discípulos que arranjassem um barco para ele a fim de não ser esmagado pela multidão. Pois ele estava curando tanta gente, que todos os doentes se juntavam em volta dele para tocá-lo. E as pessoas que tinham espíritos maus, ao verem Jesus, caíam aos pés dele e gritavam:
- O senhor é o Filho de Deus!
Mas Jesus proibiu duramente os espíritos de dizerem quem ele era. 




Comentário do Evangelho

Jesus penetra nos corações


Estando Jesus em plena atividade em seu ministério na Galileia, Marcos faz um sumário desta missão com uma grandiosidade que parece ser mais um efeito literário para realçar a importância do movimento de Jesus.
O povo da Galileia seguia Jesus, e a este povo juntava-se muita gente vinda das diversas regiões gentílicas vizinhas. Marcos caracteriza, assim, o ministério de Jesus como que dirigido a todos os povos, de maneira diferenciada do
exclusivismo do Judaísmo.
Dentre as multidões encontram-se alguns com "espíritos impuros". O título Filho de Deus era um título de poder associado a faraós e imperadores.
A expectativa do messias glorioso e poderoso é própria dos "espíritos impuros".
Jesus reprime e rejeita as manifestações de que ele seja o messias poderoso. Ele exprime a sua relação com Deus
om a expressão "Abba" (carinhosamente: "paizinho"), e não como um filho de um rei poderoso. Jesus
penetra nos corações pela humildade de seu amor encarnado e não pelo poder que violenta a liberdade.


Direitos reservados
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.org

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Arquidiocese de Natal entra na campanha para ajudar Haiti






A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e a Cáritas Brasileira realizam a Campanha SOS Haiti. "Em meio às desalentoras notícias que chegam a cada momento, dando conta das trágicas consequências do terremoto que aflingiu o Haiti, a CNBB se une à multidão de homens e mulheres que, nestas circunstâncias, têm a ousadia de quem se atreve a esperar contra toda esperança, para apresentar à Igreja e a todo povo do Haiti a solidariedade em orações, palavras e gestos", diz o Presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio.

A Arquidiocese de Natal está empenhada na Campanha. Serão confeccionados envelopes padronizados e distribuídos nas paróquias, para facilitar a participação das pessoas. Em Natal, o dia "D" da Campanha será 7 de fevereiro, quando as pessoas poderão dar a contribuição, colocando-a no envelope e entregando em suas paróquias.

Além disso, as pessoas também podem fazer doações, depositando em uma das seguintes contas: Banco do Brasil - Agência 3475-4, Conta Corrente 23.969-0; Caixa Econômica Federal - Op. 003, Agência 1041 - Conta Corrente 1132-1; e Bradesco - Agência 0606, Conta Corrente 70.000-2. O CNJP da Cáritas Brasileira é: 33.654.419/0001-16.

Fonte: DN online

EXCLUSIVO!


O número de integrantes do Luz do Mundo kids está aumentando...
Chega a nossa redação que o casal  Araken (ação social) e Erica serão pais. Nosso desejo de muitas felicidades e que Deus os abençoe nessa nova fase de vossas vidas.

Atenção homens!

Ta na hora de inovar!


Um pedido estampado em plena Avenida Beira Rio chamou a atenção, ontem, de todos que passaram por aquela via. O pedido "Quer casar comigo?" feito pelo publicitário Renato Fernandes, 26, a também publicitária Elisângela Costa, 28, quebrou a rotina do trânsito dos que passam por aquele local. "Adorei o pedido de casamento. Ainda mais assim", disse a noiva. Depois de conferir a surpresa de perto, ela ligou para o noivo para dar a resposta: "Sim". Mas ela pretende também responder a altura. "Aceito. Agora marque a data". É a faixa que promete estampar no local do outdoor nos próximos dias. O momento contou com uma cena digna de filme de cinema.




 Fonte: Jornal o norte



Acredite se quiser!

Ao ler pensei: "deve ser uma Paraíba fora do Nordeste ou do País"...

Chuva com raios e granizo causa estragos em cidade da Paraíba... 


 

Uma chuva com vento forte e granizo, registrada ontem, causou vários estragos na cidade de Montadas e acabou com a festa de padroeiro em São Sebastião de Lagoa de Roça, a cerca de 15 quilômetros de Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba. O fenômeno começou por volta das 15h e durou pouco mais de 40 minutos. Até às 19h de ontem as cidade estavam com problema de iluminação e as pessoas ainda não tinham conhecimento do prejuízo causado.

Continue lendo aqui.

FELIZ ANIVERSÁRIO





"Que seus sonhos se tornem mais brilhantes do que sempre, de alegria e contentamento, que seu coração se enterneça pois sabe o valor da amizade".


Hoje é o aniversário da nossa amiga Milena (catequese) e o GLM se alegra neste dia . Que Deus abençoe esta boa filha, catequista e grande colaboradora de nossa comunidade, amiga que Deus te conceda uma vida longa e cheia de realizações.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 20/01/2010



Centralidade da Lei do amor
Leitura Orante


Mc 3,1-6


Jesus foi outra vez à sinagoga. Estava ali um homem que tinha uma das mãos aleijada. Estavam também na sinagoga algumas pessoas que queriam acusar Jesus de desobedecer à Lei; por isso ficaram espiando Jesus com atenção para ver se ele ia curar o homem no sábado. Ele disse para o homem:
- Venha cá!
E perguntou aos outros:
- O que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer?
Ninguém respondeu nada. Então Jesus olhou zangado e triste para eles porque não queriam entender. E disse para o homem:
- Estenda a mão!
O homem estendeu a mão, e ela sarou. Logo depois os fariseus saíram dali e, junto com as pessoas do partido de Herodes, começaram a fazer planos para matar Jesus. 
 
 Comentário do Evangelho

Jesus revela a face de Deus


O núcleo desta narrativa de Marcos é a cura do homem por Jesus como contestação da observância do repouso sabático, não havendo destaque para a dimensão milagrosa desta cura.
O homem da mão seca simboliza o excluído pela religião e pela sociedade, é um inapto.
A ação de Jesus é voltada para sua integração na comunidade. Mostrando sua compaixão para com os pobres e marginalizados com atos concretos que entram em choque com o sistema legal religioso das sinagogas e do
Templo, Jesus revela a face de Deus e desmonta o sistema ideológico da Lei.
Uma religião de rígidos preceitos na realidade está a serviço dos privilégios e do poder daqueles que a lideram. Uma religião deste tipo teme a liberdade. A concentração de poder leva à morte. Hoje as religiões colocam sua esperança em uma ética mundial para salvar a humanidade do caos e da destruição.
Qualquer ética, seja religiosa, seja secular, terá como fundamentos o compromisso com a justiça, a fraternidade e a vida, no resgate da dignidade humana e na promoção da vida plena para todos.

Direitos reservados
José Raimundo Oliva
Fonte: Paulinas.org


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Casa da época de Jesus é descoberta em Nazaré

Escavações realizada na área da Igreja da Anunciação, construída no tradicional local onde Maria soube que estava grávida do filho de Deus, revelaram a existência de uma casa da mesma época.
 
AFP
Arqueológos trabalham nas escavações em Nazareth
Arqueológos trabalham nas escavações em Nazareth


A descoberta é considerada da maior importância, pois é a primeira residência judia do então vilarejo de Nazaré, dos tempos do domínio romano, e corresponde à época em que, segundo a tradição, lá viviam Jesus e sua família.
Conta-se que Jesus, quando criança, brincou nas ruas do vilarejo onde José tinha sua carpintaria. A fonte onde Maria ia buscar água existe até hoje.
Os arqueólogos tiveram o cuidado de dizer que as ruínas permitirão um maior conhecimento sobre a vida dos habitantes judeus em Nazaré, na época. Não se tem a identidade dos residentes, mas a idade dos restos da casa descoberta é certa.
Nazaré, hoje cidade israelense de maioria árabe, é venerada pelos cristãos por ter sido, pela tradição, a cidade de José, sobre cuja carpintaria foi construída a grande Basílica. Fica na Galiléia, região que Jesus percorria, onde ocorreram muitos dos seus milagres inclusive o de caminhar sobre as águas e a multiplicação dos peixes das águas do Lago da Galiléia.



Escavações acontecem no centro de Nazaré / AFP


 
Fonte: iG